Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inambà Sales Fontenele
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_cc542130cbe498d132fe24c88a13a3d3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4911
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.Pedagogy GriÃ: customizing experiences of lives and educational cultures2011-12-16Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Grace Troccoli Vitorino26734869334Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 56001460353http://lattes.cnpq.br/4744151916376118Inambà Sales FonteneleUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPedagogia do Grià ExpressÃes Culturais HistÃria Oral Culturas EducacionaisPedagogy Grià Cultural Expression Oral History Cultures EducationalEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoRESUMO Este trabalho objetiva compreender como as contadoras de histÃrias caririenses, denominadas GriÃs, foram afetadas, absorveram, interpretaram e significaram essa experiÃncia que as intitulam e as reconhecem como GriÃ, personagens da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià Nacional â Mestres dos Saberes, desenvolvida pelo Programa Nacional de Cultura, EducaÃÃo e Cidadania â Cultura Viva do MinistÃrio da Cultura â MinC. Metodologicamente, apoia-se na proposta da pesquisa qualitativa de carÃter etnogrÃfico (Mattos e Geertz), com abordagens metodolÃgicas da histÃria oral (Delgado). Para investigaÃÃo foram selecionadas as experiÃncias da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià â Mestre dos Saberes, realizadas no perÃodo de 2007 a 2009 na regiÃo do Cariri, CE, e as narrativas das contadoras de histÃrias, GriÃs do distrito da Gameleira de SÃo SebastiÃo, MissÃo Velha, CE. Os momentos de observaÃÃo ocorreram durante a customizaÃÃo de um panÃ, construÃdo para esta pesquisa, quando a contadora de histÃria relata sua expressÃo cultural; as interpretaÃÃes e as significaÃÃes das crianÃas e da professora em relaÃÃo Ãs experiÃncias vivenciadas no projeto âHistÃrias em Retalhosâ que corresponde a esta polÃtica pÃblica do MinC. A escrita do trabalho conduz a roda dialÃgica entre cenÃrios e encontros que tercem o corpo desta pesquisa. No referencial teÃrico utilizado, entre outros autores, destacam-se Certeau, Bosi, Turino, Pacheco, Delgado, Mattos, Bruner, Benjamim, Freire e Geertz. A pesquisa aponta para a relevÃncia dos encontros potencializados por esta experiÃncia, e como desencadearam relaÃÃes interinstitucionais entre o MinistÃrio da Cultura, as ONGs, as escolas pÃblicas que representam o MinistÃrio da EducaÃÃo e as comunidades locais. Percebe-se tambÃm a importÃncia das memÃrias individuais e coletivas e as interdisciplinares entre os saberes locais das expressÃes culturais das GriÃs e os conhecimentos sistematizados dos currÃculos educacionais proporcionados pelas professoras nas escolas. Outro aspecto sÃo as relaÃÃes intergeracionais entre as contadoras de histÃrias, as crianÃas e as professoras das escolas. Pode-se perceber que as culturas educacionais transparecem tanto nas prÃticas pedagÃgicas desenvolvidas pelas contadoras de histÃrias, como nas prÃticas educacionais desenvolvidas na escola pÃblica desta experiÃncia. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogy GriÃ: customizing experiences of lives and educational cultures
title Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
spellingShingle Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
Inambà Sales Fontenele
Pedagogia do GriÃ
ExpressÃes Culturais
HistÃria Oral
Culturas Educacionais
Pedagogy GriÃ
Cultural Expression
Oral History
Cultures Educational
EDUCACAO
title_short Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
title_full Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
title_fullStr Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
title_full_unstemmed Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
title_sort Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
author Inambà Sales Fontenele
author_facet Inambà Sales Fontenele
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 56001460353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4744151916376118
dc.contributor.author.fl_str_mv Inambà Sales Fontenele
contributor_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
Grace Troccoli Vitorino
Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do GriÃ
ExpressÃes Culturais
HistÃria Oral
Culturas Educacionais
topic Pedagogia do GriÃ
ExpressÃes Culturais
HistÃria Oral
Culturas Educacionais
Pedagogy GriÃ
Cultural Expression
Oral History
Cultures Educational
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy GriÃ
Cultural Expression
Oral History
Cultures Educational
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv RESUMO Este trabalho objetiva compreender como as contadoras de histÃrias caririenses, denominadas GriÃs, foram afetadas, absorveram, interpretaram e significaram essa experiÃncia que as intitulam e as reconhecem como GriÃ, personagens da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià Nacional â Mestres dos Saberes, desenvolvida pelo Programa Nacional de Cultura, EducaÃÃo e Cidadania â Cultura Viva do MinistÃrio da Cultura â MinC. Metodologicamente, apoia-se na proposta da pesquisa qualitativa de carÃter etnogrÃfico (Mattos e Geertz), com abordagens metodolÃgicas da histÃria oral (Delgado). Para investigaÃÃo foram selecionadas as experiÃncias da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià â Mestre dos Saberes, realizadas no perÃodo de 2007 a 2009 na regiÃo do Cariri, CE, e as narrativas das contadoras de histÃrias, GriÃs do distrito da Gameleira de SÃo SebastiÃo, MissÃo Velha, CE. Os momentos de observaÃÃo ocorreram durante a customizaÃÃo de um panÃ, construÃdo para esta pesquisa, quando a contadora de histÃria relata sua expressÃo cultural; as interpretaÃÃes e as significaÃÃes das crianÃas e da professora em relaÃÃo Ãs experiÃncias vivenciadas no projeto âHistÃrias em Retalhosâ que corresponde a esta polÃtica pÃblica do MinC. A escrita do trabalho conduz a roda dialÃgica entre cenÃrios e encontros que tercem o corpo desta pesquisa. No referencial teÃrico utilizado, entre outros autores, destacam-se Certeau, Bosi, Turino, Pacheco, Delgado, Mattos, Bruner, Benjamim, Freire e Geertz. A pesquisa aponta para a relevÃncia dos encontros potencializados por esta experiÃncia, e como desencadearam relaÃÃes interinstitucionais entre o MinistÃrio da Cultura, as ONGs, as escolas pÃblicas que representam o MinistÃrio da EducaÃÃo e as comunidades locais. Percebe-se tambÃm a importÃncia das memÃrias individuais e coletivas e as interdisciplinares entre os saberes locais das expressÃes culturais das GriÃs e os conhecimentos sistematizados dos currÃculos educacionais proporcionados pelas professoras nas escolas. Outro aspecto sÃo as relaÃÃes intergeracionais entre as contadoras de histÃrias, as crianÃas e as professoras das escolas. Pode-se perceber que as culturas educacionais transparecem tanto nas prÃticas pedagÃgicas desenvolvidas pelas contadoras de histÃrias, como nas prÃticas educacionais desenvolvidas na escola pÃblica desta experiÃncia.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173212372992