Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_cc542130cbe498d132fe24c88a13a3d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4911 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais.Pedagogy GriÃ: customizing experiences of lives and educational cultures2011-12-16Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Grace Troccoli Vitorino26734869334Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 56001460353http://lattes.cnpq.br/4744151916376118Inambà Sales FonteneleUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPedagogia do Grià ExpressÃes Culturais HistÃria Oral Culturas EducacionaisPedagogy Grià Cultural Expression Oral History Cultures EducationalEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoRESUMO Este trabalho objetiva compreender como as contadoras de histÃrias caririenses, denominadas GriÃs, foram afetadas, absorveram, interpretaram e significaram essa experiÃncia que as intitulam e as reconhecem como GriÃ, personagens da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià Nacional â Mestres dos Saberes, desenvolvida pelo Programa Nacional de Cultura, EducaÃÃo e Cidadania â Cultura Viva do MinistÃrio da Cultura â MinC. Metodologicamente, apoia-se na proposta da pesquisa qualitativa de carÃter etnogrÃfico (Mattos e Geertz), com abordagens metodolÃgicas da histÃria oral (Delgado). Para investigaÃÃo foram selecionadas as experiÃncias da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià â Mestre dos Saberes, realizadas no perÃodo de 2007 a 2009 na regiÃo do Cariri, CE, e as narrativas das contadoras de histÃrias, GriÃs do distrito da Gameleira de SÃo SebastiÃo, MissÃo Velha, CE. Os momentos de observaÃÃo ocorreram durante a customizaÃÃo de um panÃ, construÃdo para esta pesquisa, quando a contadora de histÃria relata sua expressÃo cultural; as interpretaÃÃes e as significaÃÃes das crianÃas e da professora em relaÃÃo Ãs experiÃncias vivenciadas no projeto âHistÃrias em Retalhosâ que corresponde a esta polÃtica pÃblica do MinC. A escrita do trabalho conduz a roda dialÃgica entre cenÃrios e encontros que tercem o corpo desta pesquisa. No referencial teÃrico utilizado, entre outros autores, destacam-se Certeau, Bosi, Turino, Pacheco, Delgado, Mattos, Bruner, Benjamim, Freire e Geertz. A pesquisa aponta para a relevÃncia dos encontros potencializados por esta experiÃncia, e como desencadearam relaÃÃes interinstitucionais entre o MinistÃrio da Cultura, as ONGs, as escolas pÃblicas que representam o MinistÃrio da EducaÃÃo e as comunidades locais. Percebe-se tambÃm a importÃncia das memÃrias individuais e coletivas e as interdisciplinares entre os saberes locais das expressÃes culturais das GriÃs e os conhecimentos sistematizados dos currÃculos educacionais proporcionados pelas professoras nas escolas. Outro aspecto sÃo as relaÃÃes intergeracionais entre as contadoras de histÃrias, as crianÃas e as professoras das escolas. Pode-se perceber que as culturas educacionais transparecem tanto nas prÃticas pedagÃgicas desenvolvidas pelas contadoras de histÃrias, como nas prÃticas educacionais desenvolvidas na escola pÃblica desta experiÃncia. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:54Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogy GriÃ: customizing experiences of lives and educational cultures |
title |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
spellingShingle |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. Inambà Sales Fontenele Pedagogia do Grià ExpressÃes Culturais HistÃria Oral Culturas Educacionais Pedagogy Grià Cultural Expression Oral History Cultures Educational EDUCACAO |
title_short |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
title_full |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
title_fullStr |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
title_sort |
Pedagogia do GirÃ: customizando experiÃncias de vidas e culturas educacionais. |
author |
Inambà Sales Fontenele |
author_facet |
Inambà Sales Fontenele |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Celecina de Maria Veras Sales |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
14863235372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Grace Troccoli Vitorino |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
26734869334 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ãngela Maria Bessa Linhares |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
13659154334 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
56001460353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4744151916376118 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Inambà Sales Fontenele |
contributor_str_mv |
Celecina de Maria Veras Sales Grace Troccoli Vitorino Ãngela Maria Bessa Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do Grià ExpressÃes Culturais HistÃria Oral Culturas Educacionais |
topic |
Pedagogia do Grià ExpressÃes Culturais HistÃria Oral Culturas Educacionais Pedagogy Grià Cultural Expression Oral History Cultures Educational EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogy Grià Cultural Expression Oral History Cultures Educational |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
RESUMO Este trabalho objetiva compreender como as contadoras de histÃrias caririenses, denominadas GriÃs, foram afetadas, absorveram, interpretaram e significaram essa experiÃncia que as intitulam e as reconhecem como GriÃ, personagens da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià Nacional â Mestres dos Saberes, desenvolvida pelo Programa Nacional de Cultura, EducaÃÃo e Cidadania â Cultura Viva do MinistÃrio da Cultura â MinC. Metodologicamente, apoia-se na proposta da pesquisa qualitativa de carÃter etnogrÃfico (Mattos e Geertz), com abordagens metodolÃgicas da histÃria oral (Delgado). Para investigaÃÃo foram selecionadas as experiÃncias da polÃtica pÃblica AÃÃo Grià â Mestre dos Saberes, realizadas no perÃodo de 2007 a 2009 na regiÃo do Cariri, CE, e as narrativas das contadoras de histÃrias, GriÃs do distrito da Gameleira de SÃo SebastiÃo, MissÃo Velha, CE. Os momentos de observaÃÃo ocorreram durante a customizaÃÃo de um panÃ, construÃdo para esta pesquisa, quando a contadora de histÃria relata sua expressÃo cultural; as interpretaÃÃes e as significaÃÃes das crianÃas e da professora em relaÃÃo Ãs experiÃncias vivenciadas no projeto âHistÃrias em Retalhosâ que corresponde a esta polÃtica pÃblica do MinC. A escrita do trabalho conduz a roda dialÃgica entre cenÃrios e encontros que tercem o corpo desta pesquisa. No referencial teÃrico utilizado, entre outros autores, destacam-se Certeau, Bosi, Turino, Pacheco, Delgado, Mattos, Bruner, Benjamim, Freire e Geertz. A pesquisa aponta para a relevÃncia dos encontros potencializados por esta experiÃncia, e como desencadearam relaÃÃes interinstitucionais entre o MinistÃrio da Cultura, as ONGs, as escolas pÃblicas que representam o MinistÃrio da EducaÃÃo e as comunidades locais. Percebe-se tambÃm a importÃncia das memÃrias individuais e coletivas e as interdisciplinares entre os saberes locais das expressÃes culturais das GriÃs e os conhecimentos sistematizados dos currÃculos educacionais proporcionados pelas professoras nas escolas. Outro aspecto sÃo as relaÃÃes intergeracionais entre as contadoras de histÃrias, as crianÃas e as professoras das escolas. Pode-se perceber que as culturas educacionais transparecem tanto nas prÃticas pedagÃgicas desenvolvidas pelas contadoras de histÃrias, como nas prÃticas educacionais desenvolvidas na escola pÃblica desta experiÃncia. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295173212372992 |