AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_cd1219a1a81a3c84ca8546048a77a486
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4550
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superiorEvaluation of teaching in institutions of higher education.2011-07-28Marcos Antonio Martins Lima22881212387Ana Maria Fontenelle Catrib14576406353http://lattes.cnpq.br/9948525011531885 Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/227582843766745282548587304http://lattes.cnpq.br/9543486970463664Ana Paula Vasconcelos de Oliveira TahimUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo Institucional AvaliaÃÃo do desempenho docente Ensino SuperiorInstitutional Assessment Assessment of teacher performance Higher EducationAVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISnÃo hÃCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta pesquisa compreende uma investigaÃÃo sobre a avaliaÃÃo de desempenho docente em instituiÃÃes de ensino superior e tem como objetivos: observar o que à percebido pelos discentes e docentes sobre os processos avaliativos docentes; analisar as implicaÃÃes deste sobre a qualidade dos profissionais docentes; verificar a existÃncia da relaÃÃo entre a avaliaÃÃo do desempenho dos professores, o feedback recebido pelo docente e a possibilidade de melhoramento dentro do que surge como resultado final; averiguar a percepÃÃo de docentes e discentes quanto aos fins buscados pelas IES e coordenaÃÃo para a avaliaÃÃo docente; e apurar como à compreendido o investimento da instituiÃÃo e sua relaÃÃo com a qualidade destes profissionais. Quanto a AvaliaÃÃo institucional trata-se sobre: a definiÃÃo; a tomada de consciÃncia na IES; o repensar a IES; os objetivos da IES; a parte do processo; a qualidade; todos sÃo avaliados e avaliadores; a urgÃncia na avaliaÃÃo da IES; a coletar informaÃÃes; e a aÃÃo-reflexÃo. O aporte teÃrico està ancorado nas concepÃÃes que tratam sobre a avaliaÃÃo: a disputa ideolÃgica; a cultura consciente; outros ramos extra campo do aluno; instrumento com limites e dificuldades; preocupaÃÃo com a formaÃÃo; e a definiÃÃo, assim, como sobre: o termo gestÃo; o desenvolvimento estratÃgico; e o papel docente, assim como: prÃticas docentes e avaliaÃÃo do desempenho docente. A metodologia adotada na pesquisa à de cunho quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em duas instituiÃÃes de ensino superior particular que ofertam o curso de graduaÃÃo em Pedagogia. Relacionada à caracterizaÃÃo da avaliaÃÃo docente, podemos estabelecer como comum a discentes e docentes a existÃncia do feedback, o acompanhamento do coordenador, a formaÃÃo continuada como de iniciativa do gestor e a avaliaÃÃo com o fim de melhoria profissional. Algumas questÃes foram observadas de forma diferenciada por estes, quanto ao tocante de quem avalia os docentes percebem apenas o coordenador enquanto avaliador, o investimento da IES à apenas ocasional. A avaliaÃÃo institucional contempla a aÃÃo docente e o investimento da IES se direciona apenas para cursos e tÃtulos. Jà para os discentes a avaliaÃÃo tambÃm à realizada pelos alunos, assim, eles se vÃem enquanto avaliadores, o investimento da IES existe e disponibiliza-se tempo e para esta formaÃÃo e a avaliaÃÃo institucional possui um papel importante para a formaÃÃo docente. Percebidas as correlaÃÃes analisou- se: o regime de trabalho na IES e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; a maior titulaÃÃo e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e a maior titulaÃÃo; e o tipo de investimento da IES no docente e a maior titulaÃÃo. Conclui-se a pesquisa observando que os sujeitos envolvidos no processo de avaliaÃÃo docente se vÃem como responsÃveis e necessÃrios para melhoria do desenvolvimento de todas as atividades que estÃo incutidas na intuiÃÃo de ensino superior, contribuindo para a qualidade dos serviÃos oferecidos para a sociedade. Entretanto as reflexÃes aqui nÃo findam futuras pesquisas e reflexÃes sobre a temÃtica.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:49Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of teaching in institutions of higher education.
title AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
spellingShingle AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
AvaliaÃÃo Institucional
AvaliaÃÃo do desempenho docente
Ensino Superior
Institutional Assessment
Assessment of teacher performance
Higher Education
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
title_short AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
title_full AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
title_fullStr AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
title_full_unstemmed AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
title_sort AvaliaÃÃo institucional:desempenho docente na educaÃÃo superior
author Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
author_facet Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22881212387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Maria Fontenelle Catrib
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14576406353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9948525011531885
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 82548587304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9543486970463664
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim
contributor_str_mv Marcos Antonio Martins Lima
Ana Maria Fontenelle Catrib
Nicolino Trompieri Filho
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo Institucional
AvaliaÃÃo do desempenho docente
Ensino Superior
topic AvaliaÃÃo Institucional
AvaliaÃÃo do desempenho docente
Ensino Superior
Institutional Assessment
Assessment of teacher performance
Higher Education
AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional Assessment
Assessment of teacher performance
Higher Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta pesquisa compreende uma investigaÃÃo sobre a avaliaÃÃo de desempenho docente em instituiÃÃes de ensino superior e tem como objetivos: observar o que à percebido pelos discentes e docentes sobre os processos avaliativos docentes; analisar as implicaÃÃes deste sobre a qualidade dos profissionais docentes; verificar a existÃncia da relaÃÃo entre a avaliaÃÃo do desempenho dos professores, o feedback recebido pelo docente e a possibilidade de melhoramento dentro do que surge como resultado final; averiguar a percepÃÃo de docentes e discentes quanto aos fins buscados pelas IES e coordenaÃÃo para a avaliaÃÃo docente; e apurar como à compreendido o investimento da instituiÃÃo e sua relaÃÃo com a qualidade destes profissionais. Quanto a AvaliaÃÃo institucional trata-se sobre: a definiÃÃo; a tomada de consciÃncia na IES; o repensar a IES; os objetivos da IES; a parte do processo; a qualidade; todos sÃo avaliados e avaliadores; a urgÃncia na avaliaÃÃo da IES; a coletar informaÃÃes; e a aÃÃo-reflexÃo. O aporte teÃrico està ancorado nas concepÃÃes que tratam sobre a avaliaÃÃo: a disputa ideolÃgica; a cultura consciente; outros ramos extra campo do aluno; instrumento com limites e dificuldades; preocupaÃÃo com a formaÃÃo; e a definiÃÃo, assim, como sobre: o termo gestÃo; o desenvolvimento estratÃgico; e o papel docente, assim como: prÃticas docentes e avaliaÃÃo do desempenho docente. A metodologia adotada na pesquisa à de cunho quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada em duas instituiÃÃes de ensino superior particular que ofertam o curso de graduaÃÃo em Pedagogia. Relacionada à caracterizaÃÃo da avaliaÃÃo docente, podemos estabelecer como comum a discentes e docentes a existÃncia do feedback, o acompanhamento do coordenador, a formaÃÃo continuada como de iniciativa do gestor e a avaliaÃÃo com o fim de melhoria profissional. Algumas questÃes foram observadas de forma diferenciada por estes, quanto ao tocante de quem avalia os docentes percebem apenas o coordenador enquanto avaliador, o investimento da IES à apenas ocasional. A avaliaÃÃo institucional contempla a aÃÃo docente e o investimento da IES se direciona apenas para cursos e tÃtulos. Jà para os discentes a avaliaÃÃo tambÃm à realizada pelos alunos, assim, eles se vÃem enquanto avaliadores, o investimento da IES existe e disponibiliza-se tempo e para esta formaÃÃo e a avaliaÃÃo institucional possui um papel importante para a formaÃÃo docente. Percebidas as correlaÃÃes analisou- se: o regime de trabalho na IES e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; a maior titulaÃÃo e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e o acompanhamento do processo de avaliaÃÃo docente pelo coordenador; o feedback da instituiÃÃo em relaÃÃo a avaliaÃÃo docente e a maior titulaÃÃo; e o tipo de investimento da IES no docente e a maior titulaÃÃo. Conclui-se a pesquisa observando que os sujeitos envolvidos no processo de avaliaÃÃo docente se vÃem como responsÃveis e necessÃrios para melhoria do desenvolvimento de todas as atividades que estÃo incutidas na intuiÃÃo de ensino superior, contribuindo para a qualidade dos serviÃos oferecidos para a sociedade. Entretanto as reflexÃes aqui nÃo findam futuras pesquisas e reflexÃes sobre a temÃtica.
description nÃo hÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295153058742272