A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuella Sampaio Freire
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7961
Resumo: AvaliaÃÃo educacional ganhou notoriedade no contexto brasileiro devido, dentre outros aspectos, ao fortalecimento de propostas e prÃticas da gestÃo educacional, que vÃm sendo fomentadas pela repercussÃo pedagÃgica deflagrada pelos resultados das avaliaÃÃes de alunos. No CearÃ, presencia-se o avanÃo das discussÃes no campo avaliaÃÃo concomitante com o cenÃrio nacional. Em 2007, foi criado o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) que possui carÃter pioneiro, por realizar avaliaÃÃes externas e censitÃrias em alunos das sÃries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, o PAIC avalia os alunos dos 184 municÃpios cearenses nas Ãreas de portuguÃs e matemÃtica. O presente trabalho investigou como a lÃngua materna pode influenciar no desempenho dos alunos no teste de matemÃtica. A hipÃtese principal do trabalho centrou-se no fato de que alunos com processo de leitura consolidado teriam melhor desempenho no teste de matemÃtica. O estudo fundamentou-se em estudos relacionados à discussÃo da MatemÃtica e a LÃngua Materna em obras de autores como Machado (2011), Granell (2008), Smole & Diniz (2001) e em artigos cientÃficos de autores como Lorensatti (2009) e Ribeiro (2007). O estudo tem natureza descritiva e segundo as fontes de pesquisa, se classifica como bibliogrÃfico e documental. Na obtenÃÃo dos dados necessÃrios Ãs anÃlises, foi utilizada a tÃcnica dos componentes principais e outros procedimentos estatÃsticos. No tratamento analÃtico dos dados obtidos utilizou-se o mÃtodo da anÃlise do conteÃdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho. PorÃm, ao longo das anÃlises surgiram vÃrios desdobramentos que ajudaram a explicar ainda mais a hipÃtese proposta. Dentre os principais achados, destaca-se que hà grande correspondÃncia entre o desempenho dos alunos na prova de portuguÃs e na prova de matemÃtica. Das quatro categorias que englobaram os achados, duas possuÃam caracterÃsticas comuns representadas pela influÃncia da LÃngua e tratarem de conteÃdos mais difÃceis da MatemÃtica e nas outras duas pÃde-se observar uma menor influÃncia da LÃngua relacionada a itens que avaliavam conteÃdos da matemÃtica e classificados como fÃceis e moderados. Definiram-se subcategorias a partir desses achados relacionadas Ãs dificuldades enfrentadas pelos alunos em responder os itens de matemÃtica. Trata-se de lacunas quanto ao conhecimento linguÃstico, ao conhecimento enciclopÃdico e ao interacional. Esses aspectos levam à necessidade de discussÃes para se repensarem as prÃticas pedagÃgicas dos professores de LÃngua Portuguesa e de MatemÃtica e para os elaboradores de itens de matemÃtica para avaliaÃÃes em larga escala. A pesquisa demonstrou que os resultados das avaliaÃÃes externas promovidas pelo PAIC podem revelar muitas questÃes ainda pouco exploradas na educaÃÃo e que podem ser bastante Ãteis para incitar o debate sobre a avaliaÃÃo diagnÃstica no nÃvel da alfabetizaÃÃo.
id UFC_41519456d83d6abac0c57e51fa169a7b
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:5337
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3 ano do ensino fundamental do estado do CearÃThe influence of language in mathematics: an analysis of the results of student evaluations of the 3 grade of elementary school in the state of CearÃ2012-04-30ClÃudio de Albuquerque Marques28361660372Grace Troccoli Vitorino26734869334Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587Andrà Jalles Monteiro32370490349http://lattes.cnpq.br/3993754230332852 62164694368http://lattes.cnpq.br/9871598460407895Emanuella Sampaio FreireUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo diagnÃstica LÃngua Portuguesa MatemÃtica PAICDiagnostic evaluation Portuguese Language Mathematics PAICEDUCACAOAvaliaÃÃo educacional ganhou notoriedade no contexto brasileiro devido, dentre outros aspectos, ao fortalecimento de propostas e prÃticas da gestÃo educacional, que vÃm sendo fomentadas pela repercussÃo pedagÃgica deflagrada pelos resultados das avaliaÃÃes de alunos. No CearÃ, presencia-se o avanÃo das discussÃes no campo avaliaÃÃo concomitante com o cenÃrio nacional. Em 2007, foi criado o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) que possui carÃter pioneiro, por realizar avaliaÃÃes externas e censitÃrias em alunos das sÃries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, o PAIC avalia os alunos dos 184 municÃpios cearenses nas Ãreas de portuguÃs e matemÃtica. O presente trabalho investigou como a lÃngua materna pode influenciar no desempenho dos alunos no teste de matemÃtica. A hipÃtese principal do trabalho centrou-se no fato de que alunos com processo de leitura consolidado teriam melhor desempenho no teste de matemÃtica. O estudo fundamentou-se em estudos relacionados à discussÃo da MatemÃtica e a LÃngua Materna em obras de autores como Machado (2011), Granell (2008), Smole & Diniz (2001) e em artigos cientÃficos de autores como Lorensatti (2009) e Ribeiro (2007). O estudo tem natureza descritiva e segundo as fontes de pesquisa, se classifica como bibliogrÃfico e documental. Na obtenÃÃo dos dados necessÃrios Ãs anÃlises, foi utilizada a tÃcnica dos componentes principais e outros procedimentos estatÃsticos. No tratamento analÃtico dos dados obtidos utilizou-se o mÃtodo da anÃlise do conteÃdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho. PorÃm, ao longo das anÃlises surgiram vÃrios desdobramentos que ajudaram a explicar ainda mais a hipÃtese proposta. Dentre os principais achados, destaca-se que hà grande correspondÃncia entre o desempenho dos alunos na prova de portuguÃs e na prova de matemÃtica. Das quatro categorias que englobaram os achados, duas possuÃam caracterÃsticas comuns representadas pela influÃncia da LÃngua e tratarem de conteÃdos mais difÃceis da MatemÃtica e nas outras duas pÃde-se observar uma menor influÃncia da LÃngua relacionada a itens que avaliavam conteÃdos da matemÃtica e classificados como fÃceis e moderados. Definiram-se subcategorias a partir desses achados relacionadas Ãs dificuldades enfrentadas pelos alunos em responder os itens de matemÃtica. Trata-se de lacunas quanto ao conhecimento linguÃstico, ao conhecimento enciclopÃdico e ao interacional. Esses aspectos levam à necessidade de discussÃes para se repensarem as prÃticas pedagÃgicas dos professores de LÃngua Portuguesa e de MatemÃtica e para os elaboradores de itens de matemÃtica para avaliaÃÃes em larga escala. A pesquisa demonstrou que os resultados das avaliaÃÃes externas promovidas pelo PAIC podem revelar muitas questÃes ainda pouco exploradas na educaÃÃo e que podem ser bastante Ãteis para incitar o debate sobre a avaliaÃÃo diagnÃstica no nÃvel da alfabetizaÃÃo.Educational assessment has become notorious in Brazilian context because of, among other aspects, the strengthening of the practices and proposals of educational management, which have been fostered by the educational impact triggered by the results of studentsâ evaluations. In CearÃ, there is the advance of discussions in the field assessment concurrently with the national scene. In 2007, the Literacy in Right Age Program was created, and it has a pioneering spirit, because it conducts the external and census evaluations of students in early grades of elementary school. Nowadays, the Program evaluates the students of the 184 cities of Cearà in Portuguese and Mathematics. This study investigated how the language can influence the performance of students in math test. The main hypothesis of the study focused on the fact that students with consolidated reading process would have better performance on the math test. The study was based on researches related to the discussion of Mathematics and Mother Language of authors such as Machado (2011), Granell (2008), Smole & Diniz (2001) and in scientific articles of authors such as Lorensatti (2009) e Ribeiro (2007). The study has a descriptive nature and according to the sources of research, it is a bibliographical and documental type. In obtaining the data required for analysis, the technique of principal components and other statistical procedures were used. In the analytical treatment of data, the method of analysis of the content was used. The research results confirmed the hypothesis. However, throughout the analyzes there were several other factors that helped to further explanation of the proposed hypothesis. Among the main results, it is emphasized that there is great correlation between student performance on the Portuguese and mathematics tests. In the four results categories, two had common characteristics represented by the influence of language and more difficult content of mathematics and the other two of them showed a lower influence of language related to the easy and moderate contents of mathematics. Subcategories were defined based on these findings related to the difficulties faced by students in answering the mathematics items. These are gaps on the linguistic knowledge, encyclopedic knowledge and textual interaction abilities. These aspects lead to the need for discussions in order to plan the pedagogical practices of Portuguese and Mathematics teachers and the developers of mathematics items for large-scale assessments. The research showed that the results of external evaluations promoted by PAIC can reveal many questions remain unexplored in education and that may be useful to encourage the debate on the diagnostic evaluation at the level of literacy.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7961application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:20:59Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The influence of language in mathematics: an analysis of the results of student evaluations of the 3Â grade of elementary school in the state of CearÃ
title A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
spellingShingle A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
Emanuella Sampaio Freire
AvaliaÃÃo diagnÃstica
LÃngua Portuguesa
MatemÃtica
PAIC
Diagnostic evaluation
Portuguese Language
Mathematics
PAIC
EDUCACAO
title_short A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
title_full A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
title_fullStr A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
title_full_unstemmed A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
title_sort A influÃncia da lÃngua materna na matemÃtica: uma anÃlise dos resultados das avaliaÃÃes dos alunos do 3Â ano do ensino fundamental do estado do CearÃ
author Emanuella Sampaio Freire
author_facet Emanuella Sampaio Freire
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 28361660372
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Grace Troccoli Vitorino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 26734869334
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Paula de Medeiros Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 39354598315
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Andrà Jalles Monteiro
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 32370490349
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3993754230332852
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 62164694368
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9871598460407895
dc.contributor.author.fl_str_mv Emanuella Sampaio Freire
contributor_str_mv ClÃudio de Albuquerque Marques
Grace Troccoli Vitorino
Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Andrà Jalles Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo diagnÃstica
LÃngua Portuguesa
MatemÃtica
PAIC
topic AvaliaÃÃo diagnÃstica
LÃngua Portuguesa
MatemÃtica
PAIC
Diagnostic evaluation
Portuguese Language
Mathematics
PAIC
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Diagnostic evaluation
Portuguese Language
Mathematics
PAIC
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv AvaliaÃÃo educacional ganhou notoriedade no contexto brasileiro devido, dentre outros aspectos, ao fortalecimento de propostas e prÃticas da gestÃo educacional, que vÃm sendo fomentadas pela repercussÃo pedagÃgica deflagrada pelos resultados das avaliaÃÃes de alunos. No CearÃ, presencia-se o avanÃo das discussÃes no campo avaliaÃÃo concomitante com o cenÃrio nacional. Em 2007, foi criado o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) que possui carÃter pioneiro, por realizar avaliaÃÃes externas e censitÃrias em alunos das sÃries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, o PAIC avalia os alunos dos 184 municÃpios cearenses nas Ãreas de portuguÃs e matemÃtica. O presente trabalho investigou como a lÃngua materna pode influenciar no desempenho dos alunos no teste de matemÃtica. A hipÃtese principal do trabalho centrou-se no fato de que alunos com processo de leitura consolidado teriam melhor desempenho no teste de matemÃtica. O estudo fundamentou-se em estudos relacionados à discussÃo da MatemÃtica e a LÃngua Materna em obras de autores como Machado (2011), Granell (2008), Smole & Diniz (2001) e em artigos cientÃficos de autores como Lorensatti (2009) e Ribeiro (2007). O estudo tem natureza descritiva e segundo as fontes de pesquisa, se classifica como bibliogrÃfico e documental. Na obtenÃÃo dos dados necessÃrios Ãs anÃlises, foi utilizada a tÃcnica dos componentes principais e outros procedimentos estatÃsticos. No tratamento analÃtico dos dados obtidos utilizou-se o mÃtodo da anÃlise do conteÃdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho. PorÃm, ao longo das anÃlises surgiram vÃrios desdobramentos que ajudaram a explicar ainda mais a hipÃtese proposta. Dentre os principais achados, destaca-se que hà grande correspondÃncia entre o desempenho dos alunos na prova de portuguÃs e na prova de matemÃtica. Das quatro categorias que englobaram os achados, duas possuÃam caracterÃsticas comuns representadas pela influÃncia da LÃngua e tratarem de conteÃdos mais difÃceis da MatemÃtica e nas outras duas pÃde-se observar uma menor influÃncia da LÃngua relacionada a itens que avaliavam conteÃdos da matemÃtica e classificados como fÃceis e moderados. Definiram-se subcategorias a partir desses achados relacionadas Ãs dificuldades enfrentadas pelos alunos em responder os itens de matemÃtica. Trata-se de lacunas quanto ao conhecimento linguÃstico, ao conhecimento enciclopÃdico e ao interacional. Esses aspectos levam à necessidade de discussÃes para se repensarem as prÃticas pedagÃgicas dos professores de LÃngua Portuguesa e de MatemÃtica e para os elaboradores de itens de matemÃtica para avaliaÃÃes em larga escala. A pesquisa demonstrou que os resultados das avaliaÃÃes externas promovidas pelo PAIC podem revelar muitas questÃes ainda pouco exploradas na educaÃÃo e que podem ser bastante Ãteis para incitar o debate sobre a avaliaÃÃo diagnÃstica no nÃvel da alfabetizaÃÃo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Educational assessment has become notorious in Brazilian context because of, among other aspects, the strengthening of the practices and proposals of educational management, which have been fostered by the educational impact triggered by the results of studentsâ evaluations. In CearÃ, there is the advance of discussions in the field assessment concurrently with the national scene. In 2007, the Literacy in Right Age Program was created, and it has a pioneering spirit, because it conducts the external and census evaluations of students in early grades of elementary school. Nowadays, the Program evaluates the students of the 184 cities of Cearà in Portuguese and Mathematics. This study investigated how the language can influence the performance of students in math test. The main hypothesis of the study focused on the fact that students with consolidated reading process would have better performance on the math test. The study was based on researches related to the discussion of Mathematics and Mother Language of authors such as Machado (2011), Granell (2008), Smole & Diniz (2001) and in scientific articles of authors such as Lorensatti (2009) e Ribeiro (2007). The study has a descriptive nature and according to the sources of research, it is a bibliographical and documental type. In obtaining the data required for analysis, the technique of principal components and other statistical procedures were used. In the analytical treatment of data, the method of analysis of the content was used. The research results confirmed the hypothesis. However, throughout the analyzes there were several other factors that helped to further explanation of the proposed hypothesis. Among the main results, it is emphasized that there is great correlation between student performance on the Portuguese and mathematics tests. In the four results categories, two had common characteristics represented by the influence of language and more difficult content of mathematics and the other two of them showed a lower influence of language related to the easy and moderate contents of mathematics. Subcategories were defined based on these findings related to the difficulties faced by students in answering the mathematics items. These are gaps on the linguistic knowledge, encyclopedic knowledge and textual interaction abilities. These aspects lead to the need for discussions in order to plan the pedagogical practices of Portuguese and Mathematics teachers and the developers of mathematics items for large-scale assessments. The research showed that the results of external evaluations promoted by PAIC can reveal many questions remain unexplored in education and that may be useful to encourage the debate on the diagnostic evaluation at the level of literacy.
description AvaliaÃÃo educacional ganhou notoriedade no contexto brasileiro devido, dentre outros aspectos, ao fortalecimento de propostas e prÃticas da gestÃo educacional, que vÃm sendo fomentadas pela repercussÃo pedagÃgica deflagrada pelos resultados das avaliaÃÃes de alunos. No CearÃ, presencia-se o avanÃo das discussÃes no campo avaliaÃÃo concomitante com o cenÃrio nacional. Em 2007, foi criado o Programa AlfabetizaÃÃo na Idade Certa (PAIC) que possui carÃter pioneiro, por realizar avaliaÃÃes externas e censitÃrias em alunos das sÃries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente, o PAIC avalia os alunos dos 184 municÃpios cearenses nas Ãreas de portuguÃs e matemÃtica. O presente trabalho investigou como a lÃngua materna pode influenciar no desempenho dos alunos no teste de matemÃtica. A hipÃtese principal do trabalho centrou-se no fato de que alunos com processo de leitura consolidado teriam melhor desempenho no teste de matemÃtica. O estudo fundamentou-se em estudos relacionados à discussÃo da MatemÃtica e a LÃngua Materna em obras de autores como Machado (2011), Granell (2008), Smole & Diniz (2001) e em artigos cientÃficos de autores como Lorensatti (2009) e Ribeiro (2007). O estudo tem natureza descritiva e segundo as fontes de pesquisa, se classifica como bibliogrÃfico e documental. Na obtenÃÃo dos dados necessÃrios Ãs anÃlises, foi utilizada a tÃcnica dos componentes principais e outros procedimentos estatÃsticos. No tratamento analÃtico dos dados obtidos utilizou-se o mÃtodo da anÃlise do conteÃdo. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipÃtese de trabalho. PorÃm, ao longo das anÃlises surgiram vÃrios desdobramentos que ajudaram a explicar ainda mais a hipÃtese proposta. Dentre os principais achados, destaca-se que hà grande correspondÃncia entre o desempenho dos alunos na prova de portuguÃs e na prova de matemÃtica. Das quatro categorias que englobaram os achados, duas possuÃam caracterÃsticas comuns representadas pela influÃncia da LÃngua e tratarem de conteÃdos mais difÃceis da MatemÃtica e nas outras duas pÃde-se observar uma menor influÃncia da LÃngua relacionada a itens que avaliavam conteÃdos da matemÃtica e classificados como fÃceis e moderados. Definiram-se subcategorias a partir desses achados relacionadas Ãs dificuldades enfrentadas pelos alunos em responder os itens de matemÃtica. Trata-se de lacunas quanto ao conhecimento linguÃstico, ao conhecimento enciclopÃdico e ao interacional. Esses aspectos levam à necessidade de discussÃes para se repensarem as prÃticas pedagÃgicas dos professores de LÃngua Portuguesa e de MatemÃtica e para os elaboradores de itens de matemÃtica para avaliaÃÃes em larga escala. A pesquisa demonstrou que os resultados das avaliaÃÃes externas promovidas pelo PAIC podem revelar muitas questÃes ainda pouco exploradas na educaÃÃo e que podem ser bastante Ãteis para incitar o debate sobre a avaliaÃÃo diagnÃstica no nÃvel da alfabetizaÃÃo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7961
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295160868536320