NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crismacleiton Galdino Mota
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789
Resumo: O presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo.
id UFC_d2196b12f7a4c971cf3fa65d2f9f3b50
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10865
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃoCore work, research and social practices (NTPPS) in the state of CearÃ: brief description2016-01-29Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Ana Carolina Costa Pereira82941530363http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D946115404304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200402E4Crismacleiton Galdino MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRreorganizaÃÃo curricular NTPPScurrÃculo interdisciplinarcurriculum reorganization NTPPS interdisciplinary curriculumCIENCIASO presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo.This study aimed the socialization of a curriculum reorganization proposal submitted by the Secretary of Education of Cearà (SEDUC), based on the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9394/96), which proposes an interdisciplinary curriculum. Knowing that this proposal is in contrast to Brazilian schools, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, this study aimed to describe and socialize the proposal for the curricular reorganization of the Work Unit, Research and Social Practices (NTPPS), supported by SEDUC, focusing on high school, and using the blog as technological educational product. The proposal described presupposed the voluntary adhesion of public schools of the state, and our research locus was the Elementary EEFMJM, located in the city of Fortaleza, and had as research subjects the creators and tutors responsible for the proposal development at the school. The research was a study case bibliographical and participant, with a qualitative approach. The results showed that the curriculum reorganization project was successful with the school community, fact confirmed by the work done at the school, as well as the answers obtained from the questionnaires and interviews, as well as the observations made during the development of NTPPS actions. We considered the actions of NTPPS in the school important for personal, social, and intellectual development of pupils because it contributed significantly on the internal assessments results, as well as in the development of autonomy and cooperativeness among peers, and assisted in the preparation of interdisciplinary work developed by them in the group. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:11Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Core work, research and social practices (NTPPS) in the state of CearÃ: brief description
title NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
spellingShingle NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
Crismacleiton Galdino Mota
reorganizaÃÃo curricular
NTPPS
currÃculo interdisciplinar
curriculum reorganization
NTPPS
interdisciplinary curriculum
CIENCIAS
title_short NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
title_full NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
title_fullStr NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
title_full_unstemmed NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
title_sort NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
author Crismacleiton Galdino Mota
author_facet Crismacleiton Galdino Mota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Regis Vieira Alves
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42397162334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Carolina Costa Pereira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 82941530363
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D9
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 46115404304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200402E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Crismacleiton Galdino Mota
contributor_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
Francisco Regis Vieira Alves
Ana Carolina Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv reorganizaÃÃo curricular
NTPPS
currÃculo interdisciplinar
topic reorganizaÃÃo curricular
NTPPS
currÃculo interdisciplinar
curriculum reorganization
NTPPS
interdisciplinary curriculum
CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv curriculum reorganization
NTPPS
interdisciplinary curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aimed the socialization of a curriculum reorganization proposal submitted by the Secretary of Education of Cearà (SEDUC), based on the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9394/96), which proposes an interdisciplinary curriculum. Knowing that this proposal is in contrast to Brazilian schools, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, this study aimed to describe and socialize the proposal for the curricular reorganization of the Work Unit, Research and Social Practices (NTPPS), supported by SEDUC, focusing on high school, and using the blog as technological educational product. The proposal described presupposed the voluntary adhesion of public schools of the state, and our research locus was the Elementary EEFMJM, located in the city of Fortaleza, and had as research subjects the creators and tutors responsible for the proposal development at the school. The research was a study case bibliographical and participant, with a qualitative approach. The results showed that the curriculum reorganization project was successful with the school community, fact confirmed by the work done at the school, as well as the answers obtained from the questionnaires and interviews, as well as the observations made during the development of NTPPS actions. We considered the actions of NTPPS in the school important for personal, social, and intellectual development of pupils because it contributed significantly on the internal assessments results, as well as in the development of autonomy and cooperativeness among peers, and assisted in the preparation of interdisciplinary work developed by them in the group.
description O presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295220612202496