NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789 |
Resumo: | O presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo. |
id |
UFC_d2196b12f7a4c971cf3fa65d2f9f3b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:10865 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃoCore work, research and social practices (NTPPS) in the state of CearÃ: brief description2016-01-29Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Francisco Regis Vieira Alves42397162334http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 Ana Carolina Costa Pereira82941530363http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D946115404304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200402E4Crismacleiton Galdino MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) UFCBRreorganizaÃÃo curricular NTPPScurrÃculo interdisciplinarcurriculum reorganization NTPPS interdisciplinary curriculumCIENCIASO presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo.This study aimed the socialization of a curriculum reorganization proposal submitted by the Secretary of Education of Cearà (SEDUC), based on the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9394/96), which proposes an interdisciplinary curriculum. Knowing that this proposal is in contrast to Brazilian schools, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, this study aimed to describe and socialize the proposal for the curricular reorganization of the Work Unit, Research and Social Practices (NTPPS), supported by SEDUC, focusing on high school, and using the blog as technological educational product. The proposal described presupposed the voluntary adhesion of public schools of the state, and our research locus was the Elementary EEFMJM, located in the city of Fortaleza, and had as research subjects the creators and tutors responsible for the proposal development at the school. The research was a study case bibliographical and participant, with a qualitative approach. The results showed that the curriculum reorganization project was successful with the school community, fact confirmed by the work done at the school, as well as the answers obtained from the questionnaires and interviews, as well as the observations made during the development of NTPPS actions. We considered the actions of NTPPS in the school important for personal, social, and intellectual development of pupils because it contributed significantly on the internal assessments results, as well as in the development of autonomy and cooperativeness among peers, and assisted in the preparation of interdisciplinary work developed by them in the group. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:11Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Core work, research and social practices (NTPPS) in the state of CearÃ: brief description |
title |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
spellingShingle |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo Crismacleiton Galdino Mota reorganizaÃÃo curricular NTPPS currÃculo interdisciplinar curriculum reorganization NTPPS interdisciplinary curriculum CIENCIAS |
title_short |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
title_full |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
title_fullStr |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
title_full_unstemmed |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
title_sort |
NÃcleo de trabalho, pesquisas e prÃticas sociais (NTPPS) no estado do CearÃ: breve descriÃÃo |
author |
Crismacleiton Galdino Mota |
author_facet |
Crismacleiton Galdino Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Josà Costa dos Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26779617334 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3144508981197442 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco Regis Vieira Alves |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
42397162334 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3288513376230522 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Carolina Costa Pereira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
82941530363 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753468D9 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
46115404304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200402E4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crismacleiton Galdino Mota |
contributor_str_mv |
Maria Josà Costa dos Santos Francisco Regis Vieira Alves Ana Carolina Costa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reorganizaÃÃo curricular NTPPS currÃculo interdisciplinar |
topic |
reorganizaÃÃo curricular NTPPS currÃculo interdisciplinar curriculum reorganization NTPPS interdisciplinary curriculum CIENCIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
curriculum reorganization NTPPS interdisciplinary curriculum |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This study aimed the socialization of a curriculum reorganization proposal submitted by the Secretary of Education of Cearà (SEDUC), based on the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9394/96), which proposes an interdisciplinary curriculum. Knowing that this proposal is in contrast to Brazilian schools, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, which have their education based on a multidisciplinary curriculum, this study aimed to describe and socialize the proposal for the curricular reorganization of the Work Unit, Research and Social Practices (NTPPS), supported by SEDUC, focusing on high school, and using the blog as technological educational product. The proposal described presupposed the voluntary adhesion of public schools of the state, and our research locus was the Elementary EEFMJM, located in the city of Fortaleza, and had as research subjects the creators and tutors responsible for the proposal development at the school. The research was a study case bibliographical and participant, with a qualitative approach. The results showed that the curriculum reorganization project was successful with the school community, fact confirmed by the work done at the school, as well as the answers obtained from the questionnaires and interviews, as well as the observations made during the development of NTPPS actions. We considered the actions of NTPPS in the school important for personal, social, and intellectual development of pupils because it contributed significantly on the internal assessments results, as well as in the development of autonomy and cooperativeness among peers, and assisted in the preparation of interdisciplinary work developed by them in the group. |
description |
O presente estudo visou a socializaÃÃo de uma proposta de reorganizaÃÃo curricular apresentada pela Secretaria de EducaÃÃo do Cearà (SEDUC), com base na Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional (Lei n 9394/96), a qual propÃe um currÃculo interdisciplinar. Sabendo que essa proposta vai de encontro Ãs escolas brasileiras, que tÃm seu ensino fundamentado numa matriz curricular multi/pluridisciplinar, este trabalho objetivou descrever e socializar a proposta de reorganizaÃÃo curricular do NÃcleo de Trabalho, Pesquisa e PrÃticas Sociais (NTPPS), apoiada pela SEDUC, com foco no Ensino MÃdio, por meio de um produto educacional tecnolÃgico, o blog. A proposta descrita pressupunha a adesÃo voluntÃria das escolas pÃblicas da rede estadual, e nosso lÃcus de pesquisa foi a EEFMJM, situada no municÃpio de Fortaleza, e teve como sujeitos da pesquisa os idealizadores e os tutores responsÃveis pelo desenvolvimento da proposta na escola. A pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza bibliogrÃfica e participante, numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o projeto de reorganizaÃÃo curricular obteve Ãxito junto à comunidade escolar, fato este comprovado nos trabalhos desenvolvidos na escola, bem como nas respostas obtidas nos questionÃrios e entrevistas, bem como nas observaÃÃes realizadas durante o desenvolvimento das aÃÃes do NTPPS. Consideramos as aÃÃes do NTPPS, na escola, importante para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos alunos, pois contribuiu significativamente nos resultados das avaliaÃÃes internas, assim como no desenvolvimento da autonomia e cooperatividade entre os pares e, ainda, auxiliou na elaboraÃÃo dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por eles, em grupo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Ensino de CiÃncias e MatemÃtica (ENCIMA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295220612202496 |