Algebra or geometry? Let the question!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo CÃsar da Silva Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16824
Resumo: O presente trabalho tem como tema: Ãlgebra ou Geometria? Vamos à questÃo! Esse estudo discute, principalmente, a relaÃÃo entre essas duas Ãreas distintas do ponto de vista curricular, no ensino bÃsico. O objetivo à mostrar como à tÃnue, e ao mesmo tempo frutÃfera, a fronteira que separa a Ãlgebra bÃsica e a Geometria Plana e, como o professor deve investigar esta fronteira logo nas primeiras sÃries do ensino mÃdio, mesmo antes de apresentar a Geometria AnalÃtica. Este estudo està organizado em forma de capÃtulos, abordando as seguintes temÃticas em ordem: o porquà do ensino da MatemÃtica, o mÃtodo utilizado na resoluÃÃo de problemas como processo, o pressuposto teÃrico, dando destaque à semelhanÃa entre triÃngulos, ao teorema de PitÃgoras, Ãs leis dos Senos e Cossenos, ao teorema de Ptolomeu, e à lista de problemas propostos e uma discussÃo epistemolÃgica dos problemas propostos. O trabalho foi à luz das propostas teÃricas de Elon Lages Lima, Terence Tao e de Paulo Freire, este Ãltimo um mestre da Pedagogia. A pesquisa foi feita de modo exploratÃrio e bibliogrÃfico, de carÃter qualitativo. Por fim, o estudo pretende deixar claro que a divisÃo curricular das aulas de MatemÃtica, no ensino bÃsico, em Ãlgebra e Geometria à apenas um divisÃo curricular e nÃo deveria afetar a visÃo de que todos os conteÃdos estudados fazem parte de um todo perfeitamente coerente; tendo em vista que, estando diante de um problema de matemÃtica, estudantes e professores podem lanÃar mÃo tanto de ferramentas da Ãlgebra quanto de resultados da geometria para resolvÃ-lo.
id UFC_d65f8bfe169bf36e814659838582c9ab
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:10981
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlgebra or geometry? Let the question!Ãlgebra ou geometria? Vamos a questÃo ! 2014-06-26PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Francisco Calvi da Cruz Junior96313986334http://lattes.cnpq.br/5988599512314100 Juscelino Pereira da Silva83720731391http://lattes.cnpq.br/961051613988085600052308375 http://lattes.cnpq.br/6180619212285999Ricardo CÃsar da Silva GomesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRÃlgebra BÃsica geometria resoluÃÃo de problemas ensinobasic algebra geometry problem solving educationALGEBRAO presente trabalho tem como tema: Ãlgebra ou Geometria? Vamos à questÃo! Esse estudo discute, principalmente, a relaÃÃo entre essas duas Ãreas distintas do ponto de vista curricular, no ensino bÃsico. O objetivo à mostrar como à tÃnue, e ao mesmo tempo frutÃfera, a fronteira que separa a Ãlgebra bÃsica e a Geometria Plana e, como o professor deve investigar esta fronteira logo nas primeiras sÃries do ensino mÃdio, mesmo antes de apresentar a Geometria AnalÃtica. Este estudo està organizado em forma de capÃtulos, abordando as seguintes temÃticas em ordem: o porquà do ensino da MatemÃtica, o mÃtodo utilizado na resoluÃÃo de problemas como processo, o pressuposto teÃrico, dando destaque à semelhanÃa entre triÃngulos, ao teorema de PitÃgoras, Ãs leis dos Senos e Cossenos, ao teorema de Ptolomeu, e à lista de problemas propostos e uma discussÃo epistemolÃgica dos problemas propostos. O trabalho foi à luz das propostas teÃricas de Elon Lages Lima, Terence Tao e de Paulo Freire, este Ãltimo um mestre da Pedagogia. A pesquisa foi feita de modo exploratÃrio e bibliogrÃfico, de carÃter qualitativo. Por fim, o estudo pretende deixar claro que a divisÃo curricular das aulas de MatemÃtica, no ensino bÃsico, em Ãlgebra e Geometria à apenas um divisÃo curricular e nÃo deveria afetar a visÃo de que todos os conteÃdos estudados fazem parte de um todo perfeitamente coerente; tendo em vista que, estando diante de um problema de matemÃtica, estudantes e professores podem lanÃar mÃo tanto de ferramentas da Ãlgebra quanto de resultados da geometria para resolvÃ-lo. The present work has as its theme: Algebra or Geometry? Let the question! This study discusses mainly the relationship between these two distinct areas of the curriculum perspective, basic education. The goal is to show how tenuous, and at the same fruitful time, the border that separates the basic algebra and plane geometry, and how the teacher should investigate this boundary in the very first year of high school, even before submitting Analytic Geometry. This study is organized in the form of chapters, covering the following topics in order: why the mathematics teaching, the method used in problem solving as a process, the theoretical assumption, highlighting the similarity of triangles, the Pythagorean theorem, the laws of sines and cosines, the Ptolemy's theorem, and the list of proposed issues and an epistemological discussion of the proposed problems. The work was in the light of theoretical proposals Elon Lages Lima, Terence Tao and Paulo Freire, the latter a master of pedagogy. The survey was conducted exploratory and bibliographic way, qualitative character. Finally, the study aims to clarify that the curriculum division of mathematics classrooms in primary school in Algebra and Geometry is only one curriculum division and should not affect the view that all the contents studied are part of a whole perfectly consistent; given that, being on a math problem, students and teachers can make use of both tools of algebra as geometry of the results to solve it. CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16824application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:30:11Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Algebra or geometry? Let the question!
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Ãlgebra ou geometria? Vamos a questÃo !
title Algebra or geometry? Let the question!
spellingShingle Algebra or geometry? Let the question!
Ricardo CÃsar da Silva Gomes
Ãlgebra BÃsica
geometria
resoluÃÃo de problemas
ensino
basic algebra
geometry
problem solving
education
ALGEBRA
title_short Algebra or geometry? Let the question!
title_full Algebra or geometry? Let the question!
title_fullStr Algebra or geometry? Let the question!
title_full_unstemmed Algebra or geometry? Let the question!
title_sort Algebra or geometry? Let the question!
author Ricardo CÃsar da Silva Gomes
author_facet Ricardo CÃsar da Silva Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33437645749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5210879527072179
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco Calvi da Cruz Junior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 96313986334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5988599512314100
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juscelino Pereira da Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 83720731391
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9610516139880856
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00052308375
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6180619212285999
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo CÃsar da Silva Gomes
contributor_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
Francisco Calvi da Cruz Junior
Juscelino Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ãlgebra BÃsica
geometria
resoluÃÃo de problemas
ensino
topic Ãlgebra BÃsica
geometria
resoluÃÃo de problemas
ensino
basic algebra
geometry
problem solving
education
ALGEBRA
dc.subject.eng.fl_str_mv basic algebra
geometry
problem solving
education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ALGEBRA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho tem como tema: Ãlgebra ou Geometria? Vamos à questÃo! Esse estudo discute, principalmente, a relaÃÃo entre essas duas Ãreas distintas do ponto de vista curricular, no ensino bÃsico. O objetivo à mostrar como à tÃnue, e ao mesmo tempo frutÃfera, a fronteira que separa a Ãlgebra bÃsica e a Geometria Plana e, como o professor deve investigar esta fronteira logo nas primeiras sÃries do ensino mÃdio, mesmo antes de apresentar a Geometria AnalÃtica. Este estudo està organizado em forma de capÃtulos, abordando as seguintes temÃticas em ordem: o porquà do ensino da MatemÃtica, o mÃtodo utilizado na resoluÃÃo de problemas como processo, o pressuposto teÃrico, dando destaque à semelhanÃa entre triÃngulos, ao teorema de PitÃgoras, Ãs leis dos Senos e Cossenos, ao teorema de Ptolomeu, e à lista de problemas propostos e uma discussÃo epistemolÃgica dos problemas propostos. O trabalho foi à luz das propostas teÃricas de Elon Lages Lima, Terence Tao e de Paulo Freire, este Ãltimo um mestre da Pedagogia. A pesquisa foi feita de modo exploratÃrio e bibliogrÃfico, de carÃter qualitativo. Por fim, o estudo pretende deixar claro que a divisÃo curricular das aulas de MatemÃtica, no ensino bÃsico, em Ãlgebra e Geometria à apenas um divisÃo curricular e nÃo deveria afetar a visÃo de que todos os conteÃdos estudados fazem parte de um todo perfeitamente coerente; tendo em vista que, estando diante de um problema de matemÃtica, estudantes e professores podem lanÃar mÃo tanto de ferramentas da Ãlgebra quanto de resultados da geometria para resolvÃ-lo.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present work has as its theme: Algebra or Geometry? Let the question! This study discusses mainly the relationship between these two distinct areas of the curriculum perspective, basic education. The goal is to show how tenuous, and at the same fruitful time, the border that separates the basic algebra and plane geometry, and how the teacher should investigate this boundary in the very first year of high school, even before submitting Analytic Geometry. This study is organized in the form of chapters, covering the following topics in order: why the mathematics teaching, the method used in problem solving as a process, the theoretical assumption, highlighting the similarity of triangles, the Pythagorean theorem, the laws of sines and cosines, the Ptolemy's theorem, and the list of proposed issues and an epistemological discussion of the proposed problems. The work was in the light of theoretical proposals Elon Lages Lima, Terence Tao and Paulo Freire, the latter a master of pedagogy. The survey was conducted exploratory and bibliographic way, qualitative character. Finally, the study aims to clarify that the curriculum division of mathematics classrooms in primary school in Algebra and Geometry is only one curriculum division and should not affect the view that all the contents studied are part of a whole perfectly consistent; given that, being on a math problem, students and teachers can make use of both tools of algebra as geometry of the results to solve it.
description O presente trabalho tem como tema: Ãlgebra ou Geometria? Vamos à questÃo! Esse estudo discute, principalmente, a relaÃÃo entre essas duas Ãreas distintas do ponto de vista curricular, no ensino bÃsico. O objetivo à mostrar como à tÃnue, e ao mesmo tempo frutÃfera, a fronteira que separa a Ãlgebra bÃsica e a Geometria Plana e, como o professor deve investigar esta fronteira logo nas primeiras sÃries do ensino mÃdio, mesmo antes de apresentar a Geometria AnalÃtica. Este estudo està organizado em forma de capÃtulos, abordando as seguintes temÃticas em ordem: o porquà do ensino da MatemÃtica, o mÃtodo utilizado na resoluÃÃo de problemas como processo, o pressuposto teÃrico, dando destaque à semelhanÃa entre triÃngulos, ao teorema de PitÃgoras, Ãs leis dos Senos e Cossenos, ao teorema de Ptolomeu, e à lista de problemas propostos e uma discussÃo epistemolÃgica dos problemas propostos. O trabalho foi à luz das propostas teÃricas de Elon Lages Lima, Terence Tao e de Paulo Freire, este Ãltimo um mestre da Pedagogia. A pesquisa foi feita de modo exploratÃrio e bibliogrÃfico, de carÃter qualitativo. Por fim, o estudo pretende deixar claro que a divisÃo curricular das aulas de MatemÃtica, no ensino bÃsico, em Ãlgebra e Geometria à apenas um divisÃo curricular e nÃo deveria afetar a visÃo de que todos os conteÃdos estudados fazem parte de um todo perfeitamente coerente; tendo em vista que, estando diante de um problema de matemÃtica, estudantes e professores podem lanÃar mÃo tanto de ferramentas da Ãlgebra quanto de resultados da geometria para resolvÃ-lo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16824
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=16824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295221340962816