Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÃcero Edinaldo dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_dabe7fc34ba9505ed4d722979e711b3c
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8058
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisJuventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)Youth and gender relationships in teaching mixed confessional: salesian pedagogy in Juazeiro do Norte-CE (1970-1985)2014-05-28Maria Juraci Maia Cavalcante11590033353Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/0578752312396260Zuleide Fernandes de Queiroz2324808439102953452338http://lattes.cnpq.br/5893214914798763CÃcero Edinaldo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRJuventude GÃnero EducaÃÃo CatÃlicaYouth Genre Catholic Education.Catholic Education School Institution History of Comparative EducationEDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoEsta dissertaÃÃo dialoga com os domÃnios epistemolÃgicos da EducaÃÃo Comparada e HistÃria da EducaÃÃo. Trata da TransiÃÃo para e ConsolidaÃÃo do ensino misto confessional no ColÃgio Salesiano de Juazeiro do Norte â CearÃ, destacando o perÃodo de 1970 a 1985. Parte da anÃlise dos fluxos discursivos entre Dom Bosco â fundador do Sistema Preventivo na ItÃlia â e Padre CÃcero â primeiro interessado pela implantaÃÃo da Pedagogia Salesiana em Juazeiro do Norte. Enfatiza a operacionalizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas dos Salesianos imigrantes, nos primeiros anos de atuaÃÃo no referido municÃpio. Em seguida, toma como foco a transiÃÃo do ensino confessional masculino para o ensino misto confessional. Para isso, destaca o processo de feminizaÃÃo do magistÃrio, a atuaÃÃo dos padres-professores e a ideia de uma âpedagogia da igualdadeâ direcionada e executada por distintos sexos/gÃneros. Ressalta os dilemas da educaÃÃo catÃlica, no contexto investigado e a aÃÃo pedagÃgica dos Salesianos, demonstrando a existÃncia de performatividades (des) generificadas no cotidiano escolar. A fim de entender como o Sistema Preventivo buscou reproduzir sujeitos para alÃm dos muros institucionais, discorre sobre o Regime Militar e a Pastoral da Juventude, vendo-os como pontos basilares para a consolidaÃÃo do ensino misto confessional na realidade do municÃpio. Antes de finalizar, dialoga com as noÃÃes de vigilÃncia preventiva e a urgÃncia da coeducaÃÃo salesiana, deixando questionamentos em aberto. Evidencia que, para a conduÃÃo desta investigaÃÃo, foi de suma importÃncia à abordagem interdisciplinar, a leitura da historiografia consultada, alÃm das crÃnicas da casa, regulamentos, relatÃrios anuais, circulares e subsÃdios preservados no arquivo escolar salesiano, bem como quatro entrevistas com ex-alunos e ex-alunas (atuais funcionÃrias) da referida instituiÃÃo. Como resultado, apresenta um conjunto de evidÃncias de que o projeto educacional do Padre CÃcero, isto Ã, a atuaÃÃo dos Salesianos em Juazeiro do Norte, foi aceito pela populaÃÃo local, a qual via na educaÃÃo escolar um caminho para o progresso e civilidade do municÃpio. Na transiÃÃo para o ensino misto confessional, o processo foi amistoso, embora tenha despertado uma sÃrie de ressignificaÃÃes de sentidos no cotidiano pedagÃgico. A condiÃÃo juvenil e as performatividades de gÃnero foram mantidas. O sexo visto como natural e ligado à anatomia fÃsica. A juventude, dependendo da situaÃÃo, discursada com enunciados positivos ou negativos. Em busca da desnaturalizaÃÃo da vida, dos sexos, gÃneros e idades, esta dissertaÃÃo encerra com alguns questionamentos sobre a coeducaÃÃo nas instituiÃÃes ligadas à Igreja CatÃlica, buscando despertar reflexÃes e futuros estudos. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:23Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Youth and gender relationships in teaching mixed confessional: salesian pedagogy in Juazeiro do Norte-CE (1970-1985)
title Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
spellingShingle Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
CÃcero Edinaldo dos Santos
Juventude
GÃnero
EducaÃÃo CatÃlica
Youth
Genre
Catholic Education.
Catholic Education
School Institution
History of Comparative Education
EDUCACAO
title_short Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
title_full Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
title_fullStr Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
title_full_unstemmed Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
title_sort Juventude e relaÃÃes de gÃnero no ensino misto confessional: a pedagogia salesiana em Juazeiro do NorteâCE (1970-1985)
author CÃcero Edinaldo dos Santos
author_facet CÃcero Edinaldo dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 11590033353
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zuleide Fernandes de Queiroz
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 23248084391
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02953452338
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5893214914798763
dc.contributor.author.fl_str_mv CÃcero Edinaldo dos Santos
contributor_str_mv Maria Juraci Maia Cavalcante
Patricia Helena Carvalho Holanda
Zuleide Fernandes de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
GÃnero
EducaÃÃo CatÃlica
Youth
Genre
Catholic Education.
topic Juventude
GÃnero
EducaÃÃo CatÃlica
Youth
Genre
Catholic Education.
Catholic Education
School Institution
History of Comparative Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Catholic Education
School Institution
History of Comparative Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo dialoga com os domÃnios epistemolÃgicos da EducaÃÃo Comparada e HistÃria da EducaÃÃo. Trata da TransiÃÃo para e ConsolidaÃÃo do ensino misto confessional no ColÃgio Salesiano de Juazeiro do Norte â CearÃ, destacando o perÃodo de 1970 a 1985. Parte da anÃlise dos fluxos discursivos entre Dom Bosco â fundador do Sistema Preventivo na ItÃlia â e Padre CÃcero â primeiro interessado pela implantaÃÃo da Pedagogia Salesiana em Juazeiro do Norte. Enfatiza a operacionalizaÃÃo das prÃticas pedagÃgicas dos Salesianos imigrantes, nos primeiros anos de atuaÃÃo no referido municÃpio. Em seguida, toma como foco a transiÃÃo do ensino confessional masculino para o ensino misto confessional. Para isso, destaca o processo de feminizaÃÃo do magistÃrio, a atuaÃÃo dos padres-professores e a ideia de uma âpedagogia da igualdadeâ direcionada e executada por distintos sexos/gÃneros. Ressalta os dilemas da educaÃÃo catÃlica, no contexto investigado e a aÃÃo pedagÃgica dos Salesianos, demonstrando a existÃncia de performatividades (des) generificadas no cotidiano escolar. A fim de entender como o Sistema Preventivo buscou reproduzir sujeitos para alÃm dos muros institucionais, discorre sobre o Regime Militar e a Pastoral da Juventude, vendo-os como pontos basilares para a consolidaÃÃo do ensino misto confessional na realidade do municÃpio. Antes de finalizar, dialoga com as noÃÃes de vigilÃncia preventiva e a urgÃncia da coeducaÃÃo salesiana, deixando questionamentos em aberto. Evidencia que, para a conduÃÃo desta investigaÃÃo, foi de suma importÃncia à abordagem interdisciplinar, a leitura da historiografia consultada, alÃm das crÃnicas da casa, regulamentos, relatÃrios anuais, circulares e subsÃdios preservados no arquivo escolar salesiano, bem como quatro entrevistas com ex-alunos e ex-alunas (atuais funcionÃrias) da referida instituiÃÃo. Como resultado, apresenta um conjunto de evidÃncias de que o projeto educacional do Padre CÃcero, isto Ã, a atuaÃÃo dos Salesianos em Juazeiro do Norte, foi aceito pela populaÃÃo local, a qual via na educaÃÃo escolar um caminho para o progresso e civilidade do municÃpio. Na transiÃÃo para o ensino misto confessional, o processo foi amistoso, embora tenha despertado uma sÃrie de ressignificaÃÃes de sentidos no cotidiano pedagÃgico. A condiÃÃo juvenil e as performatividades de gÃnero foram mantidas. O sexo visto como natural e ligado à anatomia fÃsica. A juventude, dependendo da situaÃÃo, discursada com enunciados positivos ou negativos. Em busca da desnaturalizaÃÃo da vida, dos sexos, gÃneros e idades, esta dissertaÃÃo encerra com alguns questionamentos sobre a coeducaÃÃo nas instituiÃÃes ligadas à Igreja CatÃlica, buscando despertar reflexÃes e futuros estudos.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295190265364480