Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584 |
Resumo: | Esta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas. |
id |
UFC_ed680d54786918193593d8bd1b77a52f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:2403 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃThe compliment of everyday: Environmental education and the silent pedagogy in the hinterland of the PiauÃ2009-03-26Luiz Botelho Albuquerque00200220187Luis Carlos Sales13176188315Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Erotilde HonÃrio Silva0452968534934970991391http://lattes.cnpq.br/2965259542417865 SÃdia GonÃalves de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo Cultural Identidade Meio Ambiente Escola EducaÃÃo AmbientalCultural Curriculum Identity Envoiroment school Environmental EducationEDUCACAOEsta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas.This tesis seeks to understand the process of building the cultural curriculum for students in rural school located around the Parque Nacional Serra da Capivara. This research object are the concepts of environment and relationship with nature build for daily practice and the environmental education of the schoool official curriculum were joined to the theoretical anthropology of Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins and Mary Douglas and to the concepts of habitus and of Pierre Bourdieuâs social theory. The research problem is outlined on identity daily life education themes wich reveal the subjects environment vision of themselves and their knowledge repertoire. Man and his natural environment teach each other and which provid the clues for understanding the students failure in the communities stuied.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:37Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The compliment of everyday: Environmental education and the silent pedagogy in the hinterland of the Piauà |
title |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
spellingShingle |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà SÃdia GonÃalves de Castro CurrÃculo Cultural Identidade Meio Ambiente Escola EducaÃÃo Ambiental Cultural Curriculum Identity Envoiroment school Environmental Education EDUCACAO |
title_short |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
title_full |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
title_fullStr |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
title_full_unstemmed |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
title_sort |
Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do Piauà |
author |
SÃdia GonÃalves de Castro |
author_facet |
SÃdia GonÃalves de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luis Carlos Sales |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
13176188315 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jacques Therrien |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
08470405004 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325025086811885 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
12416444387 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5738654153004098 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Erotilde HonÃrio Silva |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
04529685349 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
34970991391 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2965259542417865 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SÃdia GonÃalves de Castro |
contributor_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque Luis Carlos Sales Jacques Therrien JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo Erotilde HonÃrio Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CurrÃculo Cultural Identidade Meio Ambiente Escola EducaÃÃo Ambiental |
topic |
CurrÃculo Cultural Identidade Meio Ambiente Escola EducaÃÃo Ambiental Cultural Curriculum Identity Envoiroment school Environmental Education EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural Curriculum Identity Envoiroment school Environmental Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This tesis seeks to understand the process of building the cultural curriculum for students in rural school located around the Parque Nacional Serra da Capivara. This research object are the concepts of environment and relationship with nature build for daily practice and the environmental education of the schoool official curriculum were joined to the theoretical anthropology of Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins and Mary Douglas and to the concepts of habitus and of Pierre Bourdieuâs social theory. The research problem is outlined on identity daily life education themes wich reveal the subjects environment vision of themselves and their knowledge repertoire. Man and his natural environment teach each other and which provid the clues for understanding the students failure in the communities stuied. |
description |
Esta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295145771139072 |