Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÃdia GonÃalves de Castro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584
Resumo: Esta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas.
id UFC_ed680d54786918193593d8bd1b77a52f
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:2403
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisElogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃThe compliment of everyday: Environmental education and the silent pedagogy in the hinterland of the PiauÃ2009-03-26Luiz Botelho Albuquerque00200220187Luis Carlos Sales13176188315Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo12416444387http://lattes.cnpq.br/5738654153004098Erotilde HonÃrio Silva0452968534934970991391http://lattes.cnpq.br/2965259542417865 SÃdia GonÃalves de CastroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCurrÃculo Cultural Identidade Meio Ambiente Escola EducaÃÃo AmbientalCultural Curriculum Identity Envoiroment school Environmental EducationEDUCACAOEsta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas.This tesis seeks to understand the process of building the cultural curriculum for students in rural school located around the Parque Nacional Serra da Capivara. This research object are the concepts of environment and relationship with nature build for daily practice and the environmental education of the schoool official curriculum were joined to the theoretical anthropology of Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins and Mary Douglas and to the concepts of habitus and of Pierre Bourdieuâs social theory. The research problem is outlined on identity daily life education themes wich reveal the subjects environment vision of themselves and their knowledge repertoire. Man and his natural environment teach each other and which provid the clues for understanding the students failure in the communities stuied.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:37Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The compliment of everyday: Environmental education and the silent pedagogy in the hinterland of the PiauÃ
title Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
spellingShingle Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
SÃdia GonÃalves de Castro
CurrÃculo Cultural
Identidade
Meio Ambiente
Escola
EducaÃÃo Ambiental
Cultural Curriculum
Identity
Envoiroment school
Environmental Education
EDUCACAO
title_short Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
title_full Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
title_fullStr Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
title_full_unstemmed Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
title_sort Elogio do cotidiano: a educaÃÃo ambiental e a pedagogia silenciosa da caatinga no sertÃo do PiauÃ
author SÃdia GonÃalves de Castro
author_facet SÃdia GonÃalves de Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00200220187
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luis Carlos Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 13176188315
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 12416444387
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5738654153004098
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Erotilde HonÃrio Silva
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 04529685349
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 34970991391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2965259542417865
dc.contributor.author.fl_str_mv SÃdia GonÃalves de Castro
contributor_str_mv Luiz Botelho Albuquerque
Luis Carlos Sales
Jacques Therrien
JoÃo Batista de Albuquerque Figueiredo
Erotilde HonÃrio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CurrÃculo Cultural
Identidade
Meio Ambiente
Escola
EducaÃÃo Ambiental
topic CurrÃculo Cultural
Identidade
Meio Ambiente
Escola
EducaÃÃo Ambiental
Cultural Curriculum
Identity
Envoiroment school
Environmental Education
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural Curriculum
Identity
Envoiroment school
Environmental Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This tesis seeks to understand the process of building the cultural curriculum for students in rural school located around the Parque Nacional Serra da Capivara. This research object are the concepts of environment and relationship with nature build for daily practice and the environmental education of the schoool official curriculum were joined to the theoretical anthropology of Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins and Mary Douglas and to the concepts of habitus and of Pierre Bourdieuâs social theory. The research problem is outlined on identity daily life education themes wich reveal the subjects environment vision of themselves and their knowledge repertoire. Man and his natural environment teach each other and which provid the clues for understanding the students failure in the communities stuied.
description Esta tese busca compreender o processo de construÃÃo do CurrÃculo Cultural dos alunos das escolas rurais localizadas no entorno do Parque Nacional Serra da Capivara. A constituiÃÃo de seu objeto de pesquisa incide sobre as noÃÃes de meio ambiente e de relacionamento com a natureza construÃdas pelas prÃticas cotidianas e pela dimensÃo ambiental do ensino da escola institucionalizada. Ã perspectiva dos Estudos Culturais e da EducaÃÃo foram acrescidos recursos teÃricos da antropologia de Viveiros de Castro, Tim Ingold, Phillip Descola, Marshall Sahlins e Mary Douglas e tambÃm o conceito de habitus e a teoria de campo social de Pierre Bourdieu. Identidade, cotidiano e educaÃÃo formam o circuito por onde a problemÃtica da pesquisa se delineia, traÃando os caminhos que revelam a visÃo de si e de mundo que compÃem o repertÃrio de saberes dos sujeitos em questÃo. As liÃÃes de sobrevivÃncia que o homem e seu ambiente natural impÃem-se mutuamente, fazem da escola um campo de tensÃes e conflitos e oferece as pistas necessÃrias para a compreensÃo do fracasso escolar dos alunos das comunidades estudadas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295145771139072