Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3950 |
Resumo: | A EducaÃÃo a DistÃncia (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, jà que fornece aos indivÃduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponÃvel, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interaÃÃo existentes, a Internet vem surgindo como mÃdia altamente promissora para a aplicaÃÃo da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho à projetar uma ferramenta que dà suporte à educaÃÃo a distÃncia via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo AtÃxica e ou AtetÃide, que atue nÃo como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissÃo de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiÃncia das estratÃgias didÃticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetÃnicas e ou sensÃrias sofram limitaÃÃes de acesso à educaÃÃo convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposiÃÃo a possibilidade de massificaÃÃo do ensino, Ãs vezes sugerida por instituiÃÃes em relaÃÃo à EducaÃÃo a DistÃncia, proporcionarà um ambiente comprometido com o processo pedagÃgico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contÃnua da estratÃgia didÃtica a ser utilizada e conseqÃentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem. |
id |
UFC_f29c4a22fd3baab192042e96e8c5b3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3111 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED Educational Center For Students Special at a Distance CEAED Distance Educational,2007-10-30Mauro Cavalcante Pequeno61616161616http://lattes.cnpq.br/0649693969807037Ymiracy Nascimento de Souza Polak27337952949560http://lattes.cnpq.br/397273379529495628003410379http://lattes.cnpq.br/7927280034103794Luigi Silva MotaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EADUFCBREducaÃÃo a Distancia InclusÃo SocialDistance Education Social InclusionEDUCACAOA EducaÃÃo a DistÃncia (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, jà que fornece aos indivÃduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponÃvel, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interaÃÃo existentes, a Internet vem surgindo como mÃdia altamente promissora para a aplicaÃÃo da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho à projetar uma ferramenta que dà suporte à educaÃÃo a distÃncia via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo AtÃxica e ou AtetÃide, que atue nÃo como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissÃo de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiÃncia das estratÃgias didÃticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetÃnicas e ou sensÃrias sofram limitaÃÃes de acesso à educaÃÃo convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposiÃÃo a possibilidade de massificaÃÃo do ensino, Ãs vezes sugerida por instituiÃÃes em relaÃÃo à EducaÃÃo a DistÃncia, proporcionarà um ambiente comprometido com o processo pedagÃgico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contÃnua da estratÃgia didÃtica a ser utilizada e conseqÃentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem.Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet arises as a promising media for Distance Education. In this context, this work has as objective the design and implementation of a tool for the support an environment for Distance Education on the Internet âto Brain-sickness carrier of the kind ataxic or atetÃide, that works not as a teacher substitute, but as an aid instrument, supporting the teaching process and providing mechanisms (apparatus) that allows the teacher to keep up with studentsâ knowledge acquisition process and the efficiency of the applied didactic strategy, this way including socially this students that for architectonic or sensory bars have limitations to get usual education. In contraposition to the possibility of some education institutions be worry mostly about quantities of attended people when apply the Distance Education, the CEAED provides an environment engaged with the pedagogical process, where the teacher assumes the supervisor and inciterâs role, projecting and keeping up with the didactic strategy applied, to have as an objective to guarantee the learning process quality, while the students assume an active, self-educating and participant behavior, assuming the responsibility about his learning.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3950application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational Center For Students Special at a Distance CEAED Distance Educational, |
title |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
spellingShingle |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED Luigi Silva Mota EducaÃÃo a Distancia InclusÃo Social Distance Education Social Inclusion EDUCACAO |
title_short |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
title_full |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
title_fullStr |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
title_full_unstemmed |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
title_sort |
Centro Educacional Para Alunos Especiais à DistÃncia CEAED |
author |
Luigi Silva Mota |
author_facet |
Luigi Silva Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauro Cavalcante Pequeno |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
61616161616 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0649693969807037 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ymiracy Nascimento de Souza Polak |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
27337952949560 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3972733795294956 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
28003410379 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7927280034103794 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luigi Silva Mota |
contributor_str_mv |
Mauro Cavalcante Pequeno Ymiracy Nascimento de Souza Polak |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo a Distancia InclusÃo Social |
topic |
EducaÃÃo a Distancia InclusÃo Social Distance Education Social Inclusion EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance Education Social Inclusion |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A EducaÃÃo a DistÃncia (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, jà que fornece aos indivÃduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponÃvel, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interaÃÃo existentes, a Internet vem surgindo como mÃdia altamente promissora para a aplicaÃÃo da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho à projetar uma ferramenta que dà suporte à educaÃÃo a distÃncia via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo AtÃxica e ou AtetÃide, que atue nÃo como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissÃo de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiÃncia das estratÃgias didÃticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetÃnicas e ou sensÃrias sofram limitaÃÃes de acesso à educaÃÃo convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposiÃÃo a possibilidade de massificaÃÃo do ensino, Ãs vezes sugerida por instituiÃÃes em relaÃÃo à EducaÃÃo a DistÃncia, proporcionarà um ambiente comprometido com o processo pedagÃgico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contÃnua da estratÃgia didÃtica a ser utilizada e conseqÃentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet arises as a promising media for Distance Education. In this context, this work has as objective the design and implementation of a tool for the support an environment for Distance Education on the Internet âto Brain-sickness carrier of the kind ataxic or atetÃide, that works not as a teacher substitute, but as an aid instrument, supporting the teaching process and providing mechanisms (apparatus) that allows the teacher to keep up with studentsâ knowledge acquisition process and the efficiency of the applied didactic strategy, this way including socially this students that for architectonic or sensory bars have limitations to get usual education. In contraposition to the possibility of some education institutions be worry mostly about quantities of attended people when apply the Distance Education, the CEAED provides an environment engaged with the pedagogical process, where the teacher assumes the supervisor and inciterâs role, projecting and keeping up with the didactic strategy applied, to have as an objective to guarantee the learning process quality, while the students assume an active, self-educating and participant behavior, assuming the responsibility about his learning. |
description |
A EducaÃÃo a DistÃncia (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, jà que fornece aos indivÃduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponÃvel, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interaÃÃo existentes, a Internet vem surgindo como mÃdia altamente promissora para a aplicaÃÃo da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho à projetar uma ferramenta que dà suporte à educaÃÃo a distÃncia via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo AtÃxica e ou AtetÃide, que atue nÃo como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissÃo de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiÃncia das estratÃgias didÃticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetÃnicas e ou sensÃrias sofram limitaÃÃes de acesso à educaÃÃo convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposiÃÃo a possibilidade de massificaÃÃo do ensino, Ãs vezes sugerida por instituiÃÃes em relaÃÃo à EducaÃÃo a DistÃncia, proporcionarà um ambiente comprometido com o processo pedagÃgico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contÃnua da estratÃgia didÃtica a ser utilizada e conseqÃentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3950 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Tecnologia da InformaÃÃo e ComunicaÃÃo na FormaÃÃo de EAD |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295134992826368 |