SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iliane Maria Pimenta Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_f4150485f532eedc8bb070728e031a90
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12504
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docenteFedathi Sequence and cooperative learning in mathematics teaching: methodological reflections on teaching posture2017-09-01Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/3144508981197442Herminio Borges Neto01362062391Ivoneide Pinheiro de Lima36301698304http://lattes.cnpq.br/478348381880918083970134315http://lattes.cnpq.br/9999977473387311Iliane Maria Pimenta RodriguesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSequÃncia Fedathi Aprendizagem Cooperativa FormaÃÃo docente Ensino de MatemÃticaFedathi sequence Cooperative Learning Teacher training Mathematics TeachingEDUCACAOnÃo hÃA presente pesquisa aborda a SequÃncia Fedathi e a Aprendizagem Cooperativa como propostas teÃrico-metodolÃgica-formativas para o ensino de MatemÃtica no ensino mÃdio, a partir de uma anÃlise sobre a postura do professor na aula de MatemÃtica, objeto principal desta pesquisa. Destaca-se de um lado a SequÃncia Fedathi, como uma metodologia de formaÃÃo docente, que considera preliminarmente, a anÃlise teÃrica e a anÃlise ambiental, na qual apresenta quatro fases: tomada de posiÃÃo, maturaÃÃo, soluÃÃo e prova. De outro lado, a Aprendizagem Cooperativa se configura como uma metodologia baseada em cinco elementos: interdependÃncia positiva, responsabilidade individual, interaÃÃo promotora, competÃncias sociais e processamento de grupo. Objetiva-se com esse estudo apresentar as metodologias SequÃncia Fedathi e Aprendizagem Cooperativa a partir da anÃlise sobre uma formaÃÃo docente, a fim de discutir seus contributos para a docÃncia de MatemÃtica. Para a fundamentaÃÃo teÃrica e metodolÃgica, esta pesquisa apoia-se nas ideias de Borges Neto (2013, 2017), Santos (2007), Sousa (2005, 2013, 2015), Pinheiro (2016), alÃm de Johnson, Johnson e Smith (1991), Johnson, Johnson e Holubec (1993, 1998), Lopes e Silva (2009). A pesquisa tem como lÃcus de sua prÃtica uma escola estadual de ensino regular, do municÃpio de Caucaia-CearÃ, e para anÃlise de dados foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos formativos a serem detalhados ao longo do texto. Para coleta de dados, foi necessÃrio: (a) estudos para aprofundamento teÃrico; (b) observaÃÃo da professora em sala de aula; (c) elaboraÃÃo da proposta de formaÃÃo; (d) formaÃÃo da professora a partir das metodologias propostas; (e) observaÃÃo da postura da professora apÃs a formaÃÃo; e, f) coleta, categorizaÃÃo e anÃlise dos dados obtidos na formaÃÃo e observaÃÃo. Os resultados analisados apontam as implicaÃÃes das duas metodologias empregadas ao Ensino de MatemÃtica, principalmente no que concerne ao comportamento do professor e na organizaÃÃo do planejamento. Considera-se que tal pesquisa mostrou-se relevante no que se refere a proposta de formaÃÃo a partir do uso em conjunto das metodologias SequÃncia Fedathi (SF) e Aprendizagem Cooperativa (AC), tendo como consequÃncias a mudanÃa de postura do professor, revelando: (i) o comportamento de um professor de MatemÃtica reflexivo; (ii) mediador; e, (iii) incentivador de seus alunos, visando uma aprendizagem baseada na investigaÃÃo e na cooperaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:30Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Fedathi Sequence and cooperative learning in mathematics teaching: methodological reflections on teaching posture
title SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
spellingShingle SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
Iliane Maria Pimenta Rodrigues
SequÃncia Fedathi
Aprendizagem Cooperativa
FormaÃÃo docente
Ensino de MatemÃtica
Fedathi sequence
Cooperative Learning
Teacher training
Mathematics Teaching
EDUCACAO
title_short SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
title_full SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
title_fullStr SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
title_full_unstemmed SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
title_sort SequÃncia Fedathi e aprendizagem cooperativa no ensino de matemÃtica: reflexÃes metodolÃgicas sobre a postura docente
author Iliane Maria Pimenta Rodrigues
author_facet Iliane Maria Pimenta Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Herminio Borges Neto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 01362062391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 36301698304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4783483818809180
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 83970134315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9999977473387311
dc.contributor.author.fl_str_mv Iliane Maria Pimenta Rodrigues
contributor_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
Herminio Borges Neto
Ivoneide Pinheiro de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv SequÃncia Fedathi
Aprendizagem Cooperativa
FormaÃÃo docente
Ensino de MatemÃtica
topic SequÃncia Fedathi
Aprendizagem Cooperativa
FormaÃÃo docente
Ensino de MatemÃtica
Fedathi sequence
Cooperative Learning
Teacher training
Mathematics Teaching
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Fedathi sequence
Cooperative Learning
Teacher training
Mathematics Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa aborda a SequÃncia Fedathi e a Aprendizagem Cooperativa como propostas teÃrico-metodolÃgica-formativas para o ensino de MatemÃtica no ensino mÃdio, a partir de uma anÃlise sobre a postura do professor na aula de MatemÃtica, objeto principal desta pesquisa. Destaca-se de um lado a SequÃncia Fedathi, como uma metodologia de formaÃÃo docente, que considera preliminarmente, a anÃlise teÃrica e a anÃlise ambiental, na qual apresenta quatro fases: tomada de posiÃÃo, maturaÃÃo, soluÃÃo e prova. De outro lado, a Aprendizagem Cooperativa se configura como uma metodologia baseada em cinco elementos: interdependÃncia positiva, responsabilidade individual, interaÃÃo promotora, competÃncias sociais e processamento de grupo. Objetiva-se com esse estudo apresentar as metodologias SequÃncia Fedathi e Aprendizagem Cooperativa a partir da anÃlise sobre uma formaÃÃo docente, a fim de discutir seus contributos para a docÃncia de MatemÃtica. Para a fundamentaÃÃo teÃrica e metodolÃgica, esta pesquisa apoia-se nas ideias de Borges Neto (2013, 2017), Santos (2007), Sousa (2005, 2013, 2015), Pinheiro (2016), alÃm de Johnson, Johnson e Smith (1991), Johnson, Johnson e Holubec (1993, 1998), Lopes e Silva (2009). A pesquisa tem como lÃcus de sua prÃtica uma escola estadual de ensino regular, do municÃpio de Caucaia-CearÃ, e para anÃlise de dados foram adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa, por meio de instrumentos formativos a serem detalhados ao longo do texto. Para coleta de dados, foi necessÃrio: (a) estudos para aprofundamento teÃrico; (b) observaÃÃo da professora em sala de aula; (c) elaboraÃÃo da proposta de formaÃÃo; (d) formaÃÃo da professora a partir das metodologias propostas; (e) observaÃÃo da postura da professora apÃs a formaÃÃo; e, f) coleta, categorizaÃÃo e anÃlise dos dados obtidos na formaÃÃo e observaÃÃo. Os resultados analisados apontam as implicaÃÃes das duas metodologias empregadas ao Ensino de MatemÃtica, principalmente no que concerne ao comportamento do professor e na organizaÃÃo do planejamento. Considera-se que tal pesquisa mostrou-se relevante no que se refere a proposta de formaÃÃo a partir do uso em conjunto das metodologias SequÃncia Fedathi (SF) e Aprendizagem Cooperativa (AC), tendo como consequÃncias a mudanÃa de postura do professor, revelando: (i) o comportamento de um professor de MatemÃtica reflexivo; (ii) mediador; e, (iii) incentivador de seus alunos, visando uma aprendizagem baseada na investigaÃÃo e na cooperaÃÃo.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295237046534144