A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_fd16aaadb99b9372a31ddd7b6e4ad719
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12399
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica2017-06-30Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477Maria Marina Dias Cavalcante0467254230095403086315http://lattes.cnpq.br/1523909686723711Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAlfabetizaÃÃo CientÃfica Ensino Fundamental Documentos orientadores PrÃtica docenteScientific Literacy Elementary School Guiding documents Teaching practiceEDUCACAOnÃo hÃO trabalho objetiva investigar a AlfabetizaÃÃo CientÃfica no ensino de ciÃncias em escolas municipais de Fortaleza a partir de orientaÃÃes presentes nos documentos oficiais e da percepÃÃo dos professores, buscando refletir acerca da importÃncia dessa formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Busca-se uma reflexÃo acerca da importÃncia da formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Para embasamento e justificativa da pesquisa realizou-se o Estado da QuestÃo que confere um mapeamento da questÃo em repositÃrios de trabalhos acadÃmicos da Ãrea pesquisada. A questÃo ponto de partida dessa pesquisa à Como os docentes, em sua prÃtica pedagÃgica, promovem a AlfabetizaÃÃo CientÃfica, nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de orientaÃÃes presentes em documentos oficiais? A temÃtica perpassa em discussÃes sobre a formaÃÃo de professores e o currÃculo das instituiÃÃes. Edgar Morin à utilizado como principal referencial teÃrico desse trabalho uma vez que o autor trata da Cidadania PlanetÃria e defende um CurrÃculo nÃo fragmentado. A pesquisa à qualitativa e a investigaÃÃo foi realizada em escolas regulares do municÃpio de Fortaleza com professoras dos 1Â, 2 e 3 anos do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e foi realizada anÃlise de documentos considerados relevantes orientadores da prÃtica docente. Apresenta-se, como parte dos resultados, a anÃlise de quatro documentos orientadores: 1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da EducaÃÃo BÃsica; 2. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema PÃblico Municipal de Ensino de Fortaleza; 3. Elementos Conceituais e MetodolÃgicos para DefiniÃÃo dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de AlfabetizaÃÃo (1Â, 2 e 3 anos) do Ensino Fundamental; 4. Caderno de CiÃncias da Natureza no Ciclo de AlfabetizaÃÃo do Pacto Nacional pela AlfabetizaÃÃo na Idade Certa. Os demais resultados foram construÃdos a partir da anÃlise dos dados coletados por meio das entrevistas com as professoras. Inferimos que hà ambiguidades nos textos oficias e nas falas das professoras em um contexto atual de cobranÃas externa e internas à escola, por meio de avaliaÃÃes de larga escala, quando ora os documentos e as falas sugerem democratizaÃÃo do ensino das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, ora sugerem a priorizaÃÃo do ensino de PortuguÃs e MatemÃtica para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Supomos que, a AlfabetizaÃÃo CientÃfica à prejudicada pelo pouco tempo que os professores tÃm disponÃvel para trabalhar conteÃdos de ciÃncias. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
title A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
spellingShingle A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo
AlfabetizaÃÃo CientÃfica
Ensino Fundamental
Documentos orientadores
PrÃtica docente
Scientific Literacy
Elementary School
Guiding documents
Teaching practice
EDUCACAO
title_short A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
title_full A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
title_fullStr A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
title_full_unstemmed A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
title_sort A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
author Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo
author_facet Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 65409761636
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 06100961334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3700510328454477
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Marina Dias Cavalcante
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 04672542300
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 95403086315
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1523909686723711
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo
contributor_str_mv Raquel Crosara Maia Leite
Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro
Maria Marina Dias Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv AlfabetizaÃÃo CientÃfica
Ensino Fundamental
Documentos orientadores
PrÃtica docente
topic AlfabetizaÃÃo CientÃfica
Ensino Fundamental
Documentos orientadores
PrÃtica docente
Scientific Literacy
Elementary School
Guiding documents
Teaching practice
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific Literacy
Elementary School
Guiding documents
Teaching practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho objetiva investigar a AlfabetizaÃÃo CientÃfica no ensino de ciÃncias em escolas municipais de Fortaleza a partir de orientaÃÃes presentes nos documentos oficiais e da percepÃÃo dos professores, buscando refletir acerca da importÃncia dessa formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Busca-se uma reflexÃo acerca da importÃncia da formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Para embasamento e justificativa da pesquisa realizou-se o Estado da QuestÃo que confere um mapeamento da questÃo em repositÃrios de trabalhos acadÃmicos da Ãrea pesquisada. A questÃo ponto de partida dessa pesquisa à Como os docentes, em sua prÃtica pedagÃgica, promovem a AlfabetizaÃÃo CientÃfica, nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de orientaÃÃes presentes em documentos oficiais? A temÃtica perpassa em discussÃes sobre a formaÃÃo de professores e o currÃculo das instituiÃÃes. Edgar Morin à utilizado como principal referencial teÃrico desse trabalho uma vez que o autor trata da Cidadania PlanetÃria e defende um CurrÃculo nÃo fragmentado. A pesquisa à qualitativa e a investigaÃÃo foi realizada em escolas regulares do municÃpio de Fortaleza com professoras dos 1Â, 2 e 3 anos do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e foi realizada anÃlise de documentos considerados relevantes orientadores da prÃtica docente. Apresenta-se, como parte dos resultados, a anÃlise de quatro documentos orientadores: 1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da EducaÃÃo BÃsica; 2. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema PÃblico Municipal de Ensino de Fortaleza; 3. Elementos Conceituais e MetodolÃgicos para DefiniÃÃo dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de AlfabetizaÃÃo (1Â, 2 e 3 anos) do Ensino Fundamental; 4. Caderno de CiÃncias da Natureza no Ciclo de AlfabetizaÃÃo do Pacto Nacional pela AlfabetizaÃÃo na Idade Certa. Os demais resultados foram construÃdos a partir da anÃlise dos dados coletados por meio das entrevistas com as professoras. Inferimos que hà ambiguidades nos textos oficias e nas falas das professoras em um contexto atual de cobranÃas externa e internas à escola, por meio de avaliaÃÃes de larga escala, quando ora os documentos e as falas sugerem democratizaÃÃo do ensino das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, ora sugerem a priorizaÃÃo do ensino de PortuguÃs e MatemÃtica para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Supomos que, a AlfabetizaÃÃo CientÃfica à prejudicada pelo pouco tempo que os professores tÃm disponÃvel para trabalhar conteÃdos de ciÃncias.
description nÃo hÃ
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295236853596160