A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_fd16aaadb99b9372a31ddd7b6e4ad719 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:12399 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica2017-06-30Raquel Crosara Maia Leite65409761636http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 Claudia Christina Bravo e Sà Carneiro06100961334http://lattes.cnpq.br/3700510328454477Maria Marina Dias Cavalcante0467254230095403086315http://lattes.cnpq.br/1523909686723711Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAlfabetizaÃÃo CientÃfica Ensino Fundamental Documentos orientadores PrÃtica docenteScientific Literacy Elementary School Guiding documents Teaching practiceEDUCACAOnÃo hÃO trabalho objetiva investigar a AlfabetizaÃÃo CientÃfica no ensino de ciÃncias em escolas municipais de Fortaleza a partir de orientaÃÃes presentes nos documentos oficiais e da percepÃÃo dos professores, buscando refletir acerca da importÃncia dessa formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Busca-se uma reflexÃo acerca da importÃncia da formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Para embasamento e justificativa da pesquisa realizou-se o Estado da QuestÃo que confere um mapeamento da questÃo em repositÃrios de trabalhos acadÃmicos da Ãrea pesquisada. A questÃo ponto de partida dessa pesquisa à Como os docentes, em sua prÃtica pedagÃgica, promovem a AlfabetizaÃÃo CientÃfica, nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de orientaÃÃes presentes em documentos oficiais? A temÃtica perpassa em discussÃes sobre a formaÃÃo de professores e o currÃculo das instituiÃÃes. Edgar Morin à utilizado como principal referencial teÃrico desse trabalho uma vez que o autor trata da Cidadania PlanetÃria e defende um CurrÃculo nÃo fragmentado. A pesquisa à qualitativa e a investigaÃÃo foi realizada em escolas regulares do municÃpio de Fortaleza com professoras dos 1Â, 2 e 3 anos do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e foi realizada anÃlise de documentos considerados relevantes orientadores da prÃtica docente. Apresenta-se, como parte dos resultados, a anÃlise de quatro documentos orientadores: 1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da EducaÃÃo BÃsica; 2. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema PÃblico Municipal de Ensino de Fortaleza; 3. Elementos Conceituais e MetodolÃgicos para DefiniÃÃo dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de AlfabetizaÃÃo (1Â, 2 e 3 anos) do Ensino Fundamental; 4. Caderno de CiÃncias da Natureza no Ciclo de AlfabetizaÃÃo do Pacto Nacional pela AlfabetizaÃÃo na Idade Certa. Os demais resultados foram construÃdos a partir da anÃlise dos dados coletados por meio das entrevistas com as professoras. Inferimos que hà ambiguidades nos textos oficias e nas falas das professoras em um contexto atual de cobranÃas externa e internas à escola, por meio de avaliaÃÃes de larga escala, quando ora os documentos e as falas sugerem democratizaÃÃo do ensino das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, ora sugerem a priorizaÃÃo do ensino de PortuguÃs e MatemÃtica para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Supomos que, a AlfabetizaÃÃo CientÃfica à prejudicada pelo pouco tempo que os professores tÃm disponÃvel para trabalhar conteÃdos de ciÃncias. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:27Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
title |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
spellingShingle |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo AlfabetizaÃÃo CientÃfica Ensino Fundamental Documentos orientadores PrÃtica docente Scientific Literacy Elementary School Guiding documents Teaching practice EDUCACAO |
title_short |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
title_full |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
title_fullStr |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
title_full_unstemmed |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
title_sort |
A alfabetizaÃÃo cientÃfica nos anos iniciais do ensino fundamental: os documentos oficiais e o olhar do professor sobre a sua prÃtica |
author |
Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo |
author_facet |
Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raquel Crosara Maia Leite |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
65409761636 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
06100961334 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3700510328454477 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Marina Dias Cavalcante |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
04672542300 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95403086315 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1523909686723711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Alina Oliveira Alencar de AraÃjo |
contributor_str_mv |
Raquel Crosara Maia Leite Claudia Christina Bravo e SÃ Carneiro Maria Marina Dias Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AlfabetizaÃÃo CientÃfica Ensino Fundamental Documentos orientadores PrÃtica docente |
topic |
AlfabetizaÃÃo CientÃfica Ensino Fundamental Documentos orientadores PrÃtica docente Scientific Literacy Elementary School Guiding documents Teaching practice EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific Literacy Elementary School Guiding documents Teaching practice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O trabalho objetiva investigar a AlfabetizaÃÃo CientÃfica no ensino de ciÃncias em escolas municipais de Fortaleza a partir de orientaÃÃes presentes nos documentos oficiais e da percepÃÃo dos professores, buscando refletir acerca da importÃncia dessa formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Busca-se uma reflexÃo acerca da importÃncia da formaÃÃo na vida dos estudantes como cidadÃos planetÃrios. Para embasamento e justificativa da pesquisa realizou-se o Estado da QuestÃo que confere um mapeamento da questÃo em repositÃrios de trabalhos acadÃmicos da Ãrea pesquisada. A questÃo ponto de partida dessa pesquisa à Como os docentes, em sua prÃtica pedagÃgica, promovem a AlfabetizaÃÃo CientÃfica, nos primeiros anos do Ensino Fundamental a partir de orientaÃÃes presentes em documentos oficiais? A temÃtica perpassa em discussÃes sobre a formaÃÃo de professores e o currÃculo das instituiÃÃes. Edgar Morin à utilizado como principal referencial teÃrico desse trabalho uma vez que o autor trata da Cidadania PlanetÃria e defende um CurrÃculo nÃo fragmentado. A pesquisa à qualitativa e a investigaÃÃo foi realizada em escolas regulares do municÃpio de Fortaleza com professoras dos 1Â, 2 e 3 anos do Ensino Fundamental, por meio da aplicaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e foi realizada anÃlise de documentos considerados relevantes orientadores da prÃtica docente. Apresenta-se, como parte dos resultados, a anÃlise de quatro documentos orientadores: 1. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da EducaÃÃo BÃsica; 2. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema PÃblico Municipal de Ensino de Fortaleza; 3. Elementos Conceituais e MetodolÃgicos para DefiniÃÃo dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de AlfabetizaÃÃo (1Â, 2 e 3 anos) do Ensino Fundamental; 4. Caderno de CiÃncias da Natureza no Ciclo de AlfabetizaÃÃo do Pacto Nacional pela AlfabetizaÃÃo na Idade Certa. Os demais resultados foram construÃdos a partir da anÃlise dos dados coletados por meio das entrevistas com as professoras. Inferimos que hà ambiguidades nos textos oficias e nas falas das professoras em um contexto atual de cobranÃas externa e internas à escola, por meio de avaliaÃÃes de larga escala, quando ora os documentos e as falas sugerem democratizaÃÃo do ensino das diversas disciplinas de forma interdisciplinar, ora sugerem a priorizaÃÃo do ensino de PortuguÃs e MatemÃtica para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Supomos que, a AlfabetizaÃÃo CientÃfica à prejudicada pelo pouco tempo que os professores tÃm disponÃvel para trabalhar conteÃdos de ciÃncias. |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295236853596160 |