Universidade empreendedora e orientação empreendedora: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ana Carolina Costa Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2841
Resumo: Em um contexto cada vez mais tecnológico e dinâmico, o empreendedorismo tem sido objeto de interesse de muitos pesquisadores por estar associado diretamente à inovação. Este fenômeno se dá em nível individual, comportamental e organizacional, destacando-se as universidades como agentes de promoção de mudança e desenvolvimento econômico. Autores clássicos como Schumpeter, Filion e Alan Gibb reforçam a importância da disrupção criativa, habilidades empreendedoras e a captura das oportunidades. Os modelos clássicos de Clark e Etzkowitz tratam das revoluções das Universidades Empreendedoras (UEs), seu papel no contexto em que estão inseridas e na forte atuação da gestão. A Orientação Empreendedora (OE) surge como uma lente possível para se analisar a performance empreendedora organizacional por meio das dimensões, na perspectiva de Lumpkin e Dess e Todorovic. Porém, estudos que conectam estes dois constructos - UE e OE - são escassos. A partir deste cenário, questiona-se qual ferramenta conceitual, balizada na interface entre UE e OE, seria capaz de facilitar a compreensão e o entendimento das atividades empreendedoras em uma instituição de ensino superior brasileira. Portanto, o objetivo geral deste estudo é propor um esquema conceitual que integre UE e OE e seja capaz de facilitar a compreensão das atividades empreendedoras no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. Visando a responder à questão básica elencada, bem com atingir o objetivo geral proposto, o presente estudo baseou-se em uma pesquisa de natureza aplicada, com caráter exploratório e em uma abordagem qualitativa do problema. O procedimento técnico adotado foi o estudo de caso, com aplicação de questionário aos gestores da instituição. Efetuou-se um levantamento empírico de dados do campus e do contexto - dados secundários - para ancorar uma análise qualitativa com os dados primários obtidos com a operacionalização do esquema conceitual. Os resultados alcançados foram os esquemas conceitual e instrumental ancorados em UE e OE, sua operacionalização no campus e, finalmente, a verificação em relação a esse esquema ser capaz de analisar as atividades empreendedoras do campus sob a ótica destes constructos. Estes resultados evidenciam contribuições inovadoras - esquemas conceitual e instrumental - integrando as principais concepções de UE e OE e sua operacionalização em qualquer instituição de ensino pública ou privada, bem como a ampliação dos debates sobre o empreendedorismo nas esferas educacionais, em especial nos Institutos Federais brasileiros. Dentre as implicações práticas deste estudo, cita-se a ferramenta proposta, que poderá auxiliar os gestores nas funções de acompanhamento das atividades empreendedoras, estimular as reflexões sobre UE e OE nas instituições, elevando-as a um patamar de instituição empreendedora e, por fim, ampliar os debates científicos em âmbito nacional e internacional, fortalecendo, assim, a cultura empreendedora. No campo das limitações, esta pesquisa realizou um estudo de caso único, que limita a generalização dos resultados e a sugestão para ampliação da pesquisa com os demais servidores do campus, inclusive com os discentes, em pesquisas com questões abertas que possibilitem análises mais completas sobre as atividades empreendedoras do IFMG - Campus Bambuí.
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Dentre as implicações práticas deste estudo, cita-se a ferramenta proposta, que poderá auxiliar os gestores nas funções de acompanhamento das atividades empreendedoras, estimular as reflexões sobre UE e OE nas instituições, elevando-as a um patamar de instituição empreendedora e, por fim, ampliar os debates científicos em âmbito nacional e internacional, fortalecendo, assim, a cultura empreendedora. No campo das limitações, esta pesquisa realizou um estudo de caso único, que limita a generalização dos resultados e a sugestão para ampliação da pesquisa com os demais servidores do campus, inclusive com os discentes, em pesquisas com questões abertas que possibilitem análises mais completas sobre as atividades empreendedoras do IFMG - Campus Bambuí.In increasingly technological and dynamic context, entrepreneurship has been the object of interest for many researchers because it is directly associated with innovation. This phenomenon occurs at the individual, behavioral and organizational level, with universities standing out as agents for promoting change and economic development. Classic authors such as Schumpeter, Filion and Alan Gibb stress the importance of creative disruption, entrepreneurial skills and capturing opportunities. Clark and Etzkowitz's classic models deal with the revolutions of Entrepreneurial Universities (EUs), their role in the context in which they are inserted and in the strong performance of management. Entrepreneurial Orientation (EO) appears as a possible lens to analyze organizational entrepreneurial performance through dimensions, from the perspective of Lumpkin and Dess and Todorovic. However, studies that connect these two constructs - EU and EO - are scarce. From this scenario, it is questioned which conceptual tool, based on the interface between EU and EO, would be able to facilitate the understanding of entrepreneurial activities in a Brazilian higher education institution. Therefore, the general objective of this study is to propose a conceptual scheme that integrates EU and EO and is able to facilitate the understanding of entrepreneurial activities within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. Aim to answering the listed basic question, as well as reaching the proposed general objective, the present study was based on applied research, with an exploratory character and on a qualitative approach to the problem. The technical procedure adopted was the case study, with a questionnaire applied to the institution's managers. An empirical survey of campus and context data - secondary data - was carried out to anchor a qualitative analysis with the primary data obtained from the operationalization of the conceptual scheme. The results achieved were the conceptual and instrumental schemes anchored in EU and EO, its operationalization on campus and, finally, the verification in relation to this scheme being able to analyze the entrepreneurial campus’s activities from the perspective of these constructs. These results demonstrate innovative contributions - conceptual and instrumental schemes - integrating the main concepts of EU and EO and their operationalization in any public or private educational institution, as well as the expansion of debates on entrepreneurship in educational spheres, especially in Brazilian Federal Institutes. Among the practical implications of this study, the proposed tool is cited, which can help managers in the monitoring functions of entrepreneurial activities, stimulate reflections on EU and OE in institutions, elevating them to the level of an entrepreneurial institution and, finally expand scientific debates nationally and internationally, thus strengthening the entrepreneurial culture. In the field of limitations, this research carried out a single case study, which limits the generalization of the results and the suggestion to expand the research with other servers on the campus, including students, in surveys with open questions that allow more complete analyzes about the entrepreneurial activities of IFMG - Campus BambuíporUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - AdministraçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOEmpreendedorismoUniversidade empreendedoraOrientação empreendedoraEsquema conceitualUniversidade empreendedora e orientação empreendedora: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARANHA, Enzo Alveshttp://lattes.cnpq.br/9206015918346480http://lattes.cnpq.br/5568872402591288OLIVEIRA, Ana Carolina Costa Ribeiro deOLIVEIRA, Anna Carolina Costa de. Universidade empreendedora e orientação empreendedora: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior brasileira. 2021. 138 f. 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