Análise acústica da realização do morfema- es em verbos do inglês por aprendizes brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9486 |
Resumo: | A presente pesquisa analisou acusticamente a realização do morfema- es em verbos do inglês. Tentamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o morfema -es de formas verbais na 3ºpsp do inglês é realizado por aprendizes brasileiros de ILE? A hipótese levantada por este estudo é de que aprendizes brasileiros de ILE apresentam dificuldade em realizar o morfema -es em formas verbais da terceira pessoa do singular devido à influência da LM, o Português Brasileiro (PB). O estudo está fundamentado em Cristófaro-Silva, (2012); Cristófaro-Silva et al, (2019) e pesquisas Cristófaro-Silva, (2003); Seara; Nunes; Lazzarotto, (2011); Fragoso, (2017); Silva; Almeida; Guedri, 2007; Cristófaro-Silva, (2012). Esta pesquisa contou com dois grupos de informantes: 06 estudantes com até 60 horas de estudo do ILE e 06 estudantes com mais de 300h de estudo. As variáveis investigadas foram: tipo de alomorfe, tempo de estudo do ILE, contexto fonológico seguinte, indivíduo. Os dados foram analisados acústica e estatisticamente. Quanto aos resultados, constatamos que os informantes deste estudo apresentaram dificuldades em realizar a forma alvo do morfema -es, especialmente aqueles associados aos alomorfes [z] e [iz]. Verificamos também que o contexto vozeado seguinte ao morfema favorece a ocorrência da forma alvo. Quanto às variáveis não linguísticas, observamos que o tempo de estudo da língua se mostrou irrelevante diante da dificuldade dos aprendizes e que a variação individual é um fator presente no percurso de aquisição do ILE. Por fim, atribuímos a dificuldade em lidar com as formas verbais na 3ªpsp do inglês à falta de conhecimento sobre as regras fonológicas da língua alvo e à influência do PB no desenvolvimento da ILE. |
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Análise acústica da realização do morfema- es em verbos do inglês por aprendizes brasileirosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS INGLESMorfema –es; inglês língua estrangeira; assimilação; vozeamentoA presente pesquisa analisou acusticamente a realização do morfema- es em verbos do inglês. Tentamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o morfema -es de formas verbais na 3ºpsp do inglês é realizado por aprendizes brasileiros de ILE? A hipótese levantada por este estudo é de que aprendizes brasileiros de ILE apresentam dificuldade em realizar o morfema -es em formas verbais da terceira pessoa do singular devido à influência da LM, o Português Brasileiro (PB). O estudo está fundamentado em Cristófaro-Silva, (2012); Cristófaro-Silva et al, (2019) e pesquisas Cristófaro-Silva, (2003); Seara; Nunes; Lazzarotto, (2011); Fragoso, (2017); Silva; Almeida; Guedri, 2007; Cristófaro-Silva, (2012). Esta pesquisa contou com dois grupos de informantes: 06 estudantes com até 60 horas de estudo do ILE e 06 estudantes com mais de 300h de estudo. As variáveis investigadas foram: tipo de alomorfe, tempo de estudo do ILE, contexto fonológico seguinte, indivíduo. Os dados foram analisados acústica e estatisticamente. Quanto aos resultados, constatamos que os informantes deste estudo apresentaram dificuldades em realizar a forma alvo do morfema -es, especialmente aqueles associados aos alomorfes [z] e [iz]. Verificamos também que o contexto vozeado seguinte ao morfema favorece a ocorrência da forma alvo. Quanto às variáveis não linguísticas, observamos que o tempo de estudo da língua se mostrou irrelevante diante da dificuldade dos aprendizes e que a variação individual é um fator presente no percurso de aquisição do ILE. Por fim, atribuímos a dificuldade em lidar com as formas verbais na 3ªpsp do inglês à falta de conhecimento sobre as regras fonológicas da língua alvo e à influência do PB no desenvolvimento da ILE.48 p.BrasilCentro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoNascimento, Katiene Rozy Santos doNascimento, Katiene Rozy Santos doSilva, Anderson Romário SouzaCarvalho, Cid Ivan da CostaBRITO, DÉBORA LEILIANE FERREIRA2023-07-13T13:50:21Z2023-07-13T13:50:21Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9486CaraúbasUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T23:34:25Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9486Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T23:34:25Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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