Análise acústica da realização do morfema- es em verbos do inglês por aprendizes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, DÉBORA LEILIANE FERREIRA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9486
Resumo: A presente pesquisa analisou acusticamente a realização do morfema- es em verbos do inglês. Tentamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: como o morfema -es de formas verbais na 3ºpsp do inglês é realizado por aprendizes brasileiros de ILE? A hipótese levantada por este estudo é de que aprendizes brasileiros de ILE apresentam dificuldade em realizar o morfema -es em formas verbais da terceira pessoa do singular devido à influência da LM, o Português Brasileiro (PB). O estudo está fundamentado em Cristófaro-Silva, (2012); Cristófaro-Silva et al, (2019) e pesquisas Cristófaro-Silva, (2003); Seara; Nunes; Lazzarotto, (2011); Fragoso, (2017); Silva; Almeida; Guedri, 2007; Cristófaro-Silva, (2012). Esta pesquisa contou com dois grupos de informantes: 06 estudantes com até 60 horas de estudo do ILE e 06 estudantes com mais de 300h de estudo. As variáveis investigadas foram: tipo de alomorfe, tempo de estudo do ILE, contexto fonológico seguinte, indivíduo. Os dados foram analisados acústica e estatisticamente. Quanto aos resultados, constatamos que os informantes deste estudo apresentaram dificuldades em realizar a forma alvo do morfema -es, especialmente aqueles associados aos alomorfes [z] e [iz]. Verificamos também que o contexto vozeado seguinte ao morfema favorece a ocorrência da forma alvo. Quanto às variáveis não linguísticas, observamos que o tempo de estudo da língua se mostrou irrelevante diante da dificuldade dos aprendizes e que a variação individual é um fator presente no percurso de aquisição do ILE. Por fim, atribuímos a dificuldade em lidar com as formas verbais na 3ªpsp do inglês à falta de conhecimento sobre as regras fonológicas da língua alvo e à influência do PB no desenvolvimento da ILE.
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