Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361 |
Resumo: | This work is an integral part of the curriculum for completing the course of the national professional master's degree in physics teaching and refers to the use of a new technology called SCRATCH to improve the methodology of physics teaching in institutions that do not have didactic physics laboratories or where. It will be specifically addressed the subject of electricity (electric circuits), seeking to show specifications of the electrical circuits in series, in parallel and mixed, identifying the relation of the electric quantities of the 1st Law of Ohm. Through a simulator in which the student himself has the possibility to assemble his circuit and discover the various situations during the assembly. The work presented is a playful deferent of showing the operation of electrical circuit equipment’s. The educational product was tested in the high school Professor Flávio Ponte, with students of the 3rd year of the night shift, in which the methodology was the application of a pre-test to analyze the previous knowledge of the students, soon after the intervention was made in the classes and finally a post-test was applied to identify the growth of students' cognitive knowledge in relation to the subject addressed. We came to the conclusion that the production of knowledge made through visual and auditory stimuli causes the student to have a more meaningful learning of the content addressed |
id |
UFER_081d86bd2cfbdce3bd1ba7bf6671c462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5361 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médioEnsino de físicaMultimédiasCircuitos elétricos e Lei de OhmTeaching physicsMultimediaElectrical circuits and Ohm's LawCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThis work is an integral part of the curriculum for completing the course of the national professional master's degree in physics teaching and refers to the use of a new technology called SCRATCH to improve the methodology of physics teaching in institutions that do not have didactic physics laboratories or where. It will be specifically addressed the subject of electricity (electric circuits), seeking to show specifications of the electrical circuits in series, in parallel and mixed, identifying the relation of the electric quantities of the 1st Law of Ohm. Through a simulator in which the student himself has the possibility to assemble his circuit and discover the various situations during the assembly. The work presented is a playful deferent of showing the operation of electrical circuit equipment’s. The educational product was tested in the high school Professor Flávio Ponte, with students of the 3rd year of the night shift, in which the methodology was the application of a pre-test to analyze the previous knowledge of the students, soon after the intervention was made in the classes and finally a post-test was applied to identify the growth of students' cognitive knowledge in relation to the subject addressed. We came to the conclusion that the production of knowledge made through visual and auditory stimuli causes the student to have a more meaningful learning of the content addressedEsse trabalho é parte integrante do currículo para conclusão do curso do mestrado nacional profissional no ensino de física e faz referência ao uso de uma nova tecnologia chamada SCRATCH para melhorar a metodologia do ensino de física, em instituições que não possuem laboratórios didáticos de física ou onde os mesmos estejam sucateados. Será abordado especificamente o assunto de eletricidade (circuitos elétricos), buscando mostrar especificações dos circuitos elétricos em série, em paralelo e misto, identificando a relação das grandezas elétricas da 1ª Lei de Ohm. Através de um simulador em que o próprio discente tem a possibilidade de montar seu circuito e descobrir as várias situações durante a montagem. O trabalho apresentado é uma maneira diferente de mostrar o funcionamento dos equipamentos de circuitos elétricos. O produto educacional foi testado na escola de ensino médio Professor Flávio Ponte, com alunos dos 3º anos do turno noturno, em que a metodologia foi a aplicação de um pré-teste para analisar o conhecimento prévio dos alunos, logo após foi feita a intervenção nas turmas e por fim foi aplicado um pós-teste para identificarmos o crescimento do saber cognitivo dos alunos em relação ao assunto abordado. Chegamos à conclusão que a produção de conhecimento feita através de estímulos visuais e auditivos faz com que o aluno tenha uma aprendizagem mais significativa do conteúdo abordadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaLima, Alexsandro Pereira00858568438http://lattes.cnpq.br/2452557056611320Sesion Júnior, Paulo Dantas03525105444http://lattes.cnpq.br/4503674965225428Silva, Jusciane da Costa e01153997479http://lattes.cnpq.br/8209954890880530Castro, Hamilton José Duarte de2020-08-31T01:37:10Z2019-09-182020-08-31T01:37:10Z2019-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Castro (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361porCASTRO, Hamilton José Duarte de. Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:29:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5361Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:29:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
title |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
spellingShingle |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio Castro, Hamilton José Duarte de Ensino de física Multimédias Circuitos elétricos e Lei de Ohm Teaching physics Multimedia Electrical circuits and Ohm's Law CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
title_full |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
title_fullStr |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
title_sort |
Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio |
author |
Castro, Hamilton José Duarte de |
author_facet |
Castro, Hamilton José Duarte de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Alexsandro Pereira 00858568438 http://lattes.cnpq.br/2452557056611320 Sesion Júnior, Paulo Dantas 03525105444 http://lattes.cnpq.br/4503674965225428 Silva, Jusciane da Costa e 01153997479 http://lattes.cnpq.br/8209954890880530 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Hamilton José Duarte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Multimédias Circuitos elétricos e Lei de Ohm Teaching physics Multimedia Electrical circuits and Ohm's Law CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Ensino de física Multimédias Circuitos elétricos e Lei de Ohm Teaching physics Multimedia Electrical circuits and Ohm's Law CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This work is an integral part of the curriculum for completing the course of the national professional master's degree in physics teaching and refers to the use of a new technology called SCRATCH to improve the methodology of physics teaching in institutions that do not have didactic physics laboratories or where. It will be specifically addressed the subject of electricity (electric circuits), seeking to show specifications of the electrical circuits in series, in parallel and mixed, identifying the relation of the electric quantities of the 1st Law of Ohm. Through a simulator in which the student himself has the possibility to assemble his circuit and discover the various situations during the assembly. The work presented is a playful deferent of showing the operation of electrical circuit equipment’s. The educational product was tested in the high school Professor Flávio Ponte, with students of the 3rd year of the night shift, in which the methodology was the application of a pre-test to analyze the previous knowledge of the students, soon after the intervention was made in the classes and finally a post-test was applied to identify the growth of students' cognitive knowledge in relation to the subject addressed. We came to the conclusion that the production of knowledge made through visual and auditory stimuli causes the student to have a more meaningful learning of the content addressed |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 2019-02-01 2020-08-31T01:37:10Z 2020-08-31T01:37:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Castro (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Castro (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CASTRO, Hamilton José Duarte de. Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747493859098624 |