Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Hamilton José Duarte de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361
Resumo: This work is an integral part of the curriculum for completing the course of the national professional master's degree in physics teaching and refers to the use of a new technology called SCRATCH to improve the methodology of physics teaching in institutions that do not have didactic physics laboratories or where. It will be specifically addressed the subject of electricity (electric circuits), seeking to show specifications of the electrical circuits in series, in parallel and mixed, identifying the relation of the electric quantities of the 1st Law of Ohm. Through a simulator in which the student himself has the possibility to assemble his circuit and discover the various situations during the assembly. The work presented is a playful deferent of showing the operation of electrical circuit equipment’s. The educational product was tested in the high school Professor Flávio Ponte, with students of the 3rd year of the night shift, in which the methodology was the application of a pre-test to analyze the previous knowledge of the students, soon after the intervention was made in the classes and finally a post-test was applied to identify the growth of students' cognitive knowledge in relation to the subject addressed. We came to the conclusion that the production of knowledge made through visual and auditory stimuli causes the student to have a more meaningful learning of the content addressed
id UFER_081d86bd2cfbdce3bd1ba7bf6671c462
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5361
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médioEnsino de físicaMultimédiasCircuitos elétricos e Lei de OhmTeaching physicsMultimediaElectrical circuits and Ohm's LawCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThis work is an integral part of the curriculum for completing the course of the national professional master's degree in physics teaching and refers to the use of a new technology called SCRATCH to improve the methodology of physics teaching in institutions that do not have didactic physics laboratories or where. It will be specifically addressed the subject of electricity (electric circuits), seeking to show specifications of the electrical circuits in series, in parallel and mixed, identifying the relation of the electric quantities of the 1st Law of Ohm. Through a simulator in which the student himself has the possibility to assemble his circuit and discover the various situations during the assembly. The work presented is a playful deferent of showing the operation of electrical circuit equipment’s. The educational product was tested in the high school Professor Flávio Ponte, with students of the 3rd year of the night shift, in which the methodology was the application of a pre-test to analyze the previous knowledge of the students, soon after the intervention was made in the classes and finally a post-test was applied to identify the growth of students' cognitive knowledge in relation to the subject addressed. We came to the conclusion that the production of knowledge made through visual and auditory stimuli causes the student to have a more meaningful learning of the content addressedEsse trabalho é parte integrante do currículo para conclusão do curso do mestrado nacional profissional no ensino de física e faz referência ao uso de uma nova tecnologia chamada SCRATCH para melhorar a metodologia do ensino de física, em instituições que não possuem laboratórios didáticos de física ou onde os mesmos estejam sucateados. Será abordado especificamente o assunto de eletricidade (circuitos elétricos), buscando mostrar especificações dos circuitos elétricos em série, em paralelo e misto, identificando a relação das grandezas elétricas da 1ª Lei de Ohm. Através de um simulador em que o próprio discente tem a possibilidade de montar seu circuito e descobrir as várias situações durante a montagem. O trabalho apresentado é uma maneira diferente de mostrar o funcionamento dos equipamentos de circuitos elétricos. O produto educacional foi testado na escola de ensino médio Professor Flávio Ponte, com alunos dos 3º anos do turno noturno, em que a metodologia foi a aplicação de um pré-teste para analisar o conhecimento prévio dos alunos, logo após foi feita a intervenção nas turmas e por fim foi aplicado um pós-teste para identificarmos o crescimento do saber cognitivo dos alunos em relação ao assunto abordado. Chegamos à conclusão que a produção de conhecimento feita através de estímulos visuais e auditivos faz com que o aluno tenha uma aprendizagem mais significativa do conteúdo abordadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAPrograma Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de FísicaLima, Alexsandro Pereira00858568438http://lattes.cnpq.br/2452557056611320Sesion Júnior, Paulo Dantas03525105444http://lattes.cnpq.br/4503674965225428Silva, Jusciane da Costa e01153997479http://lattes.cnpq.br/8209954890880530Castro, Hamilton José Duarte de2020-08-31T01:37:10Z2019-09-182020-08-31T01:37:10Z2019-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Castro (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361porCASTRO, Hamilton José Duarte de. Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:29:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5361Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:29:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
title Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
spellingShingle Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
Castro, Hamilton José Duarte de
Ensino de física
Multimédias
Circuitos elétricos e Lei de Ohm
Teaching physics
Multimedia
Electrical circuits and Ohm's Law
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
title_full Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
title_fullStr Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
title_sort Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio
author Castro, Hamilton José Duarte de
author_facet Castro, Hamilton José Duarte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Alexsandro Pereira
00858568438
http://lattes.cnpq.br/2452557056611320
Sesion Júnior, Paulo Dantas
03525105444
http://lattes.cnpq.br/4503674965225428
Silva, Jusciane da Costa e
01153997479
http://lattes.cnpq.br/8209954890880530
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Hamilton José Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Multimédias
Circuitos elétricos e Lei de Ohm
Teaching physics
Multimedia
Electrical circuits and Ohm's Law
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ensino de física
Multimédias
Circuitos elétricos e Lei de Ohm
Teaching physics
Multimedia
Electrical circuits and Ohm's Law
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work is an integral part of the curriculum for completing the course of the national professional master's degree in physics teaching and refers to the use of a new technology called SCRATCH to improve the methodology of physics teaching in institutions that do not have didactic physics laboratories or where. It will be specifically addressed the subject of electricity (electric circuits), seeking to show specifications of the electrical circuits in series, in parallel and mixed, identifying the relation of the electric quantities of the 1st Law of Ohm. Through a simulator in which the student himself has the possibility to assemble his circuit and discover the various situations during the assembly. The work presented is a playful deferent of showing the operation of electrical circuit equipment’s. The educational product was tested in the high school Professor Flávio Ponte, with students of the 3rd year of the night shift, in which the methodology was the application of a pre-test to analyze the previous knowledge of the students, soon after the intervention was made in the classes and finally a post-test was applied to identify the growth of students' cognitive knowledge in relation to the subject addressed. We came to the conclusion that the production of knowledge made through visual and auditory stimuli causes the student to have a more meaningful learning of the content addressed
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
2019-02-01
2020-08-31T01:37:10Z
2020-08-31T01:37:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Castro (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Castro (2019) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CASTRO, Hamilton José Duarte de. Estudo da 1º lei de ohm nas associações de resistores através de simulador no scratch, aplicada em turmas de 3º ano do ensino médio. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747493859098624