Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco a investigação sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Língua Portuguesa (LP) para alunos surdos. Dessa forma, objetiva-se descrever métodos de atividades que utilizam TDICs encontradas em pesquisas voltadas para o ensino de LP para surdos. Este trabalho trata-se de um estado do conhecimento que selecionou 5 trabalhos científicos no período de 2011 a 2022. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico, a qual sugere uma investigação de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de LP através de TDICs com foco no aluno surdo, utilizamos também, o método descritivo para apresentar o apanhado de materiais pesquisados. Para os fundamentos teóricos de nossa pesquisa, nos embasamos nos estudos de Strobel (2007) para discutir sobre educação de surdos, Costa et al (2015) e Ribeiro (2014) para apresentar os conceitos de TDICs e Quadros (2007) para discutir sobre aquisição linguística do surdo. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se que há utilização de TDICs para o ensino de LP para surdo, sendo estas ferramentas importantes para desenvolver, com uma melhor dinâmica, as atividades de ensinoaprendizagem dos discentes surdos. As práticas de uso das tecnologias dentro do contexto educacional, contribui para facilitar a formação do sujeito surdo quanto a aprendizagem de LP, tornando o sujeito Surdo mais integrado à sociedade. |
id |
UFER_09b197e5646da96c7f889aca91fe26fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10681 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdosAn investigation about the use of digital information and communication technologies (TDICS) in portuguese language teaching for deaf studentsLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsinoTecnologias digitais da informação e comunicaçãoSurdoLíngua portuguesa.A presente pesquisa tem como foco a investigação sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Língua Portuguesa (LP) para alunos surdos. Dessa forma, objetiva-se descrever métodos de atividades que utilizam TDICs encontradas em pesquisas voltadas para o ensino de LP para surdos. Este trabalho trata-se de um estado do conhecimento que selecionou 5 trabalhos científicos no período de 2011 a 2022. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico, a qual sugere uma investigação de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de LP através de TDICs com foco no aluno surdo, utilizamos também, o método descritivo para apresentar o apanhado de materiais pesquisados. Para os fundamentos teóricos de nossa pesquisa, nos embasamos nos estudos de Strobel (2007) para discutir sobre educação de surdos, Costa et al (2015) e Ribeiro (2014) para apresentar os conceitos de TDICs e Quadros (2007) para discutir sobre aquisição linguística do surdo. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se que há utilização de TDICs para o ensino de LP para surdo, sendo estas ferramentas importantes para desenvolver, com uma melhor dinâmica, as atividades de ensinoaprendizagem dos discentes surdos. As práticas de uso das tecnologias dentro do contexto educacional, contribui para facilitar a formação do sujeito surdo quanto a aprendizagem de LP, tornando o sujeito Surdo mais integrado à sociedade.This research focuses on investigating the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in teaching Portuguese Language (LP) to deaf students. Thus, the objective is to escribe activity methods that use TDICs found in research aimed at teaching PL for the deaf. This work is a state of knowledge that selected 5 scientific works in the period from 2011 to 2022. The methodology of this work is of a bibliographic nature, which suggests an investigation of bibliographic materials related to the teaching of PL through TDICs with a focus on deaf student, we also use the descriptive method to present the collection of researched materials. For the theoretical foundations of our research, we were based on the studies of Strobel (2007) to discuss deaf education, Costa et al (2015) and Ribeiro (2023) to present theconcepts of TDICs and Quadros (2007) to discuss acquisition linguistics of the deaf. From the analysis of the works found, it was found that TDICs are used to teach LP for deaf people, and these are important tools to develop, with better dynamics, the teaching-learning activities of deaf students. The practices of using technologies within the educational context contribute to facilitating the deaf subject's training in PL learning, making the Deaf subject more integrated into society.17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoSantos, Rosângela Ívina Araújo dosSantos, Rosângela Ívina Araújo dosSousa, Francisco Ebson GomesFerreira Junior, Edson GomesFerreira, Ítalo Santos2024-03-12T17:41:50Z2024-03-12T17:41:50Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFERREIRA, Ítalo Santos. Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10681Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos An investigation about the use of digital information and communication technologies (TDICS) in portuguese language teaching for deaf students |
title |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos |
spellingShingle |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos Ferreira, Ítalo Santos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino Tecnologias digitais da informação e comunicação Surdo Língua portuguesa. |
title_short |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos |
title_full |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos |
title_fullStr |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos |
title_sort |
Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos |
author |
Ferreira, Ítalo Santos |
author_facet |
Ferreira, Ítalo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Rosângela Ívina Araújo dos Santos, Rosângela Ívina Araújo dos Sousa, Francisco Ebson Gomes Ferreira Junior, Edson Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ítalo Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino Tecnologias digitais da informação e comunicação Surdo Língua portuguesa. |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino Tecnologias digitais da informação e comunicação Surdo Língua portuguesa. |
description |
A presente pesquisa tem como foco a investigação sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Língua Portuguesa (LP) para alunos surdos. Dessa forma, objetiva-se descrever métodos de atividades que utilizam TDICs encontradas em pesquisas voltadas para o ensino de LP para surdos. Este trabalho trata-se de um estado do conhecimento que selecionou 5 trabalhos científicos no período de 2011 a 2022. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico, a qual sugere uma investigação de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de LP através de TDICs com foco no aluno surdo, utilizamos também, o método descritivo para apresentar o apanhado de materiais pesquisados. Para os fundamentos teóricos de nossa pesquisa, nos embasamos nos estudos de Strobel (2007) para discutir sobre educação de surdos, Costa et al (2015) e Ribeiro (2014) para apresentar os conceitos de TDICs e Quadros (2007) para discutir sobre aquisição linguística do surdo. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se que há utilização de TDICs para o ensino de LP para surdo, sendo estas ferramentas importantes para desenvolver, com uma melhor dinâmica, as atividades de ensinoaprendizagem dos discentes surdos. As práticas de uso das tecnologias dentro do contexto educacional, contribui para facilitar a formação do sujeito surdo quanto a aprendizagem de LP, tornando o sujeito Surdo mais integrado à sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 2024-03-12T17:41:50Z 2024-03-12T17:41:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Ítalo Santos. Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Ítalo Santos. Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747462785597440 |