Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ítalo Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681
Resumo: A presente pesquisa tem como foco a investigação sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Língua Portuguesa (LP) para alunos surdos. Dessa forma, objetiva-se descrever métodos de atividades que utilizam TDICs encontradas em pesquisas voltadas para o ensino de LP para surdos. Este trabalho trata-se de um estado do conhecimento que selecionou 5 trabalhos científicos no período de 2011 a 2022. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico, a qual sugere uma investigação de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de LP através de TDICs com foco no aluno surdo, utilizamos também, o método descritivo para apresentar o apanhado de materiais pesquisados. Para os fundamentos teóricos de nossa pesquisa, nos embasamos nos estudos de Strobel (2007) para discutir sobre educação de surdos, Costa et al (2015) e Ribeiro (2014) para apresentar os conceitos de TDICs e Quadros (2007) para discutir sobre aquisição linguística do surdo. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se que há utilização de TDICs para o ensino de LP para surdo, sendo estas ferramentas importantes para desenvolver, com uma melhor dinâmica, as atividades de ensinoaprendizagem dos discentes surdos. As práticas de uso das tecnologias dentro do contexto educacional, contribui para facilitar a formação do sujeito surdo quanto a aprendizagem de LP, tornando o sujeito Surdo mais integrado à sociedade.
id UFER_09b197e5646da96c7f889aca91fe26fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10681
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdosAn investigation about the use of digital information and communication technologies (TDICS) in portuguese language teaching for deaf studentsLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsinoTecnologias digitais da informação e comunicaçãoSurdoLíngua portuguesa.A presente pesquisa tem como foco a investigação sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Língua Portuguesa (LP) para alunos surdos. Dessa forma, objetiva-se descrever métodos de atividades que utilizam TDICs encontradas em pesquisas voltadas para o ensino de LP para surdos. Este trabalho trata-se de um estado do conhecimento que selecionou 5 trabalhos científicos no período de 2011 a 2022. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico, a qual sugere uma investigação de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de LP através de TDICs com foco no aluno surdo, utilizamos também, o método descritivo para apresentar o apanhado de materiais pesquisados. Para os fundamentos teóricos de nossa pesquisa, nos embasamos nos estudos de Strobel (2007) para discutir sobre educação de surdos, Costa et al (2015) e Ribeiro (2014) para apresentar os conceitos de TDICs e Quadros (2007) para discutir sobre aquisição linguística do surdo. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se que há utilização de TDICs para o ensino de LP para surdo, sendo estas ferramentas importantes para desenvolver, com uma melhor dinâmica, as atividades de ensinoaprendizagem dos discentes surdos. As práticas de uso das tecnologias dentro do contexto educacional, contribui para facilitar a formação do sujeito surdo quanto a aprendizagem de LP, tornando o sujeito Surdo mais integrado à sociedade.This research focuses on investigating the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in teaching Portuguese Language (LP) to deaf students. Thus, the objective is to escribe activity methods that use TDICs found in research aimed at teaching PL for the deaf. This work is a state of knowledge that selected 5 scientific works in the period from 2011 to 2022. The methodology of this work is of a bibliographic nature, which suggests an investigation of bibliographic materials related to the teaching of PL through TDICs with a focus on deaf student, we also use the descriptive method to present the collection of researched materials. For the theoretical foundations of our research, we were based on the studies of Strobel (2007) to discuss deaf education, Costa et al (2015) and Ribeiro (2023) to present theconcepts of TDICs and Quadros (2007) to discuss acquisition linguistics of the deaf. From the analysis of the works found, it was found that TDICs are used to teach LP for deaf people, and these are important tools to develop, with better dynamics, the teaching-learning activities of deaf students. The practices of using technologies within the educational context contribute to facilitating the deaf subject's training in PL learning, making the Deaf subject more integrated into society.17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoSantos, Rosângela Ívina Araújo dosSantos, Rosângela Ívina Araújo dosSousa, Francisco Ebson GomesFerreira Junior, Edson GomesFerreira, Ítalo Santos2024-03-12T17:41:50Z2024-03-12T17:41:50Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFERREIRA, Ítalo Santos. Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:52Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10681Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:52Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
An investigation about the use of digital information and communication technologies (TDICS) in portuguese language teaching for deaf students
title Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
spellingShingle Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
Ferreira, Ítalo Santos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Surdo
Língua portuguesa.
title_short Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
title_full Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
title_fullStr Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
title_full_unstemmed Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
title_sort Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos
author Ferreira, Ítalo Santos
author_facet Ferreira, Ítalo Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Ferreira Junior, Edson Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ítalo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Surdo
Língua portuguesa.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino
Tecnologias digitais da informação e comunicação
Surdo
Língua portuguesa.
description A presente pesquisa tem como foco a investigação sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Língua Portuguesa (LP) para alunos surdos. Dessa forma, objetiva-se descrever métodos de atividades que utilizam TDICs encontradas em pesquisas voltadas para o ensino de LP para surdos. Este trabalho trata-se de um estado do conhecimento que selecionou 5 trabalhos científicos no período de 2011 a 2022. A metodologia deste trabalho é de cunho bibliográfico, a qual sugere uma investigação de materiais bibliográficos relacionados ao ensino de LP através de TDICs com foco no aluno surdo, utilizamos também, o método descritivo para apresentar o apanhado de materiais pesquisados. Para os fundamentos teóricos de nossa pesquisa, nos embasamos nos estudos de Strobel (2007) para discutir sobre educação de surdos, Costa et al (2015) e Ribeiro (2014) para apresentar os conceitos de TDICs e Quadros (2007) para discutir sobre aquisição linguística do surdo. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se que há utilização de TDICs para o ensino de LP para surdo, sendo estas ferramentas importantes para desenvolver, com uma melhor dinâmica, as atividades de ensinoaprendizagem dos discentes surdos. As práticas de uso das tecnologias dentro do contexto educacional, contribui para facilitar a formação do sujeito surdo quanto a aprendizagem de LP, tornando o sujeito Surdo mais integrado à sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
2024-03-12T17:41:50Z
2024-03-12T17:41:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Ítalo Santos. Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681
identifier_str_mv FERREIRA, Ítalo Santos. Uma investigação sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no ensino de língua portuguesa para alunos surdos. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747462785597440