Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_741c47480715786eca3242cc220a57d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2523 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitaisMultiletramentosEducação de SurdosLíngua PortuguesaTecnologias DigitaisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaThe present research focuses on the learning of Portuguese Language (LP) by the deaf through digital technologies. In this way, the objective is to analyze how deaf students can be aided by digital technologies, especially with the use of whatsapp application, in the production of texts in LP, seeing possible teaching strategies that can be used. We specifically aim to identify the possible teaching strategies that can be used for textual production in LP by deaf students using digital technologies. We are based on the theories of Multilevel Pedagogy proposed by the New London Group (1996) and Rojo (2012) and the Deaf education in Quadros (2006). The research was quantitative and shows both descriptive and exploratory, in which a pedagogical workshop was carried out and a follow-up was carried out through social networking applications with the deaf students participating. The research universe involved a public school in the city of Mossoró - RN that specifically attends the education of the deaf, comprising 20 deaf students as subjects of this research. Thus, the corpus consists of the answers of the questionnaires on some aspects of their learning and more intensely of the interactions within the whatsapp application after the realization of the workshop. As results, we realized that the students were able to demonstrate a better textual production in LP, while we showed that the application is quite effective, mainly to foster the grammatical basis of the LP's syntactic structuring and the amplification of vocabulary of this language by deaf students, because they do not have access to the oral modality, have great difficulties in understanding the writing system and the syntactic organization of L2. Here we focus, especially from a multimodal perspective, understanding that the imaginary semiotic mode has a great influence on this teaching-learning process, since writing on digital platforms, such as whatsapp, facilitates the merge of distinct, easily accessible semiotic modes to the deaf. Therefore, a multileading perspective on the teaching of the deaf was taken into account, considering the cultural reality of deaf students and realizing that they need to become critical users of these tools that can be transformed into resources with defined teaching strategies as they are seen possibilities to be thought with the use of digital technologies in the education of the deaf.A presente pesquisa tem como foco a aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) por surdos por meio de tecnologias digitais. Dessa forma, objetiva-se analisar como alunos surdos podem ser auxiliados pelas tecnologias digitais, sobretudo com o uso do aplicativo whatsapp, na produção de textos em LP, vendo possíveis estratégias de ensino que podem ser utilizadas. Objetivamos especificamente identificar as possíveis estratégias de ensino que podem ser utilizadas para a produção textual em LP por alunos surdos fazendo uso de tecnologias digitais. Amparamo-nos nas teorias da Pedagogia dos Multiletramentos propostas pelo Grupo de Nova Londres (1996) e Rojo (2012) e na educação de Surdos em Quadros (2006). A pesquisa realizada teve cunho quantiqualitativo e se mostra tanto descritiva quanto exploratória, em que foi realizada uma oficina pedagógica e foi realizado um acompanhamento por meio de aplicativos de redes sociais com os alunos surdos participantes. O universo da pesquisa envolveu uma escola pública da cidade de Mossoró – RN que atende de maneira específica a educação de surdos, compreendendo 20 alunos surdos como sujeitos desta pesquisa. Assim, o corpus se constitui das respostas dos questionários sobre alguns aspectos da sua aprendizagem e mais intensamente das interações dentro do aplicativo whatsapp pós à realização da oficina. Como resultados, percebemos que os alunos conseguiram demonstrar uma melhor produção textual em LP ao passo que mostramos que o aplicativo é bastante eficaz, sobretudo para fomentar a base gramatical da estruturação sintática da LP e da ampliação de vocabulário desta língua por alunos surdos, que, por não terem acesso à modalidade oral, tem grandes dificuldades em compreender o sistema de escrita e a organização sintática da L2. Aqui amparamo-nos, sobretudo numa perspectiva multimodal, entendendo que o modo semiótico imagético tem grande influência nesse processo de ensino-aprendizagem, já que a escrita em plataformas digitais, como a do whatsapp, facilita a mesclagem de modos semióticos distintos, de fácil acesso aos surdos. Portanto levou-se em conta uma perspectiva multiletrada sobre o ensino para surdos considerando a realidade cultural dos alunos surdos e percebendo que os mesmos precisam se tornar usuários críticos dessas ferramentas que podem se transformar em recursos com estratégias de ensino definidas ao passo em que se veem possibilidades a serem pensadas com o uso das tecnologias digitais na educação de surdos.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASouza, Niáscara Valesca do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/Lima-Neto, Vicente dehttp://lattes.cnpq.br/Ferreira, Elaine Cristina Fortehttp://lattes.cnpq.br/Rocha, Simone Maria dahttp://lattes.cnpq.br/Gomes-Sousa, Francisco Ebson2019-12-03T14:45:25Z2019-12-03T14:45:25Z2018-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGomes-Sousa (2018) (GOMES-SOUSA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523porGOMES-SOUSA, Francisco Ebson. Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais. 2018. 75 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:30:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2523Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:30:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
title |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
spellingShingle |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais Gomes-Sousa, Francisco Ebson Multiletramentos Educação de Surdos Língua Portuguesa Tecnologias Digitais LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
title_short |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
title_full |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
title_fullStr |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
title_sort |
Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais |
author |
Gomes-Sousa, Francisco Ebson |
author_facet |
Gomes-Sousa, Francisco Ebson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Niáscara Valesca do Nascimento http://lattes.cnpq.br/ Lima-Neto, Vicente de http://lattes.cnpq.br/ Ferreira, Elaine Cristina Forte http://lattes.cnpq.br/ Rocha, Simone Maria da http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes-Sousa, Francisco Ebson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos Educação de Surdos Língua Portuguesa Tecnologias Digitais LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
topic |
Multiletramentos Educação de Surdos Língua Portuguesa Tecnologias Digitais LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
description |
Monografia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-13 2019-12-03T14:45:25Z 2019-12-03T14:45:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gomes-Sousa (2018) (GOMES-SOUSA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523 |
identifier_str_mv |
Gomes-Sousa (2018) (GOMES-SOUSA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GOMES-SOUSA, Francisco Ebson. Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais. 2018. 75 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747460647550976 |