Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes-Sousa, Francisco Ebson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523
Resumo: Monografia
id UFER_741c47480715786eca3242cc220a57d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2523
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitaisMultiletramentosEducação de SurdosLíngua PortuguesaTecnologias DigitaisLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaThe present research focuses on the learning of Portuguese Language (LP) by the deaf through digital technologies. In this way, the objective is to analyze how deaf students can be aided by digital technologies, especially with the use of whatsapp application, in the production of texts in LP, seeing possible teaching strategies that can be used. We specifically aim to identify the possible teaching strategies that can be used for textual production in LP by deaf students using digital technologies. We are based on the theories of Multilevel Pedagogy proposed by the New London Group (1996) and Rojo (2012) and the Deaf education in Quadros (2006). The research was quantitative and shows both descriptive and exploratory, in which a pedagogical workshop was carried out and a follow-up was carried out through social networking applications with the deaf students participating. The research universe involved a public school in the city of Mossoró - RN that specifically attends the education of the deaf, comprising 20 deaf students as subjects of this research. Thus, the corpus consists of the answers of the questionnaires on some aspects of their learning and more intensely of the interactions within the whatsapp application after the realization of the workshop. As results, we realized that the students were able to demonstrate a better textual production in LP, while we showed that the application is quite effective, mainly to foster the grammatical basis of the LP's syntactic structuring and the amplification of vocabulary of this language by deaf students, because they do not have access to the oral modality, have great difficulties in understanding the writing system and the syntactic organization of L2. Here we focus, especially from a multimodal perspective, understanding that the imaginary semiotic mode has a great influence on this teaching-learning process, since writing on digital platforms, such as whatsapp, facilitates the merge of distinct, easily accessible semiotic modes to the deaf. Therefore, a multileading perspective on the teaching of the deaf was taken into account, considering the cultural reality of deaf students and realizing that they need to become critical users of these tools that can be transformed into resources with defined teaching strategies as they are seen possibilities to be thought with the use of digital technologies in the education of the deaf.A presente pesquisa tem como foco a aprendizagem de Língua Portuguesa (LP) por surdos por meio de tecnologias digitais. Dessa forma, objetiva-se analisar como alunos surdos podem ser auxiliados pelas tecnologias digitais, sobretudo com o uso do aplicativo whatsapp, na produção de textos em LP, vendo possíveis estratégias de ensino que podem ser utilizadas. Objetivamos especificamente identificar as possíveis estratégias de ensino que podem ser utilizadas para a produção textual em LP por alunos surdos fazendo uso de tecnologias digitais. Amparamo-nos nas teorias da Pedagogia dos Multiletramentos propostas pelo Grupo de Nova Londres (1996) e Rojo (2012) e na educação de Surdos em Quadros (2006). A pesquisa realizada teve cunho quantiqualitativo e se mostra tanto descritiva quanto exploratória, em que foi realizada uma oficina pedagógica e foi realizado um acompanhamento por meio de aplicativos de redes sociais com os alunos surdos participantes. O universo da pesquisa envolveu uma escola pública da cidade de Mossoró – RN que atende de maneira específica a educação de surdos, compreendendo 20 alunos surdos como sujeitos desta pesquisa. Assim, o corpus se constitui das respostas dos questionários sobre alguns aspectos da sua aprendizagem e mais intensamente das interações dentro do aplicativo whatsapp pós à realização da oficina. Como resultados, percebemos que os alunos conseguiram demonstrar uma melhor produção textual em LP ao passo que mostramos que o aplicativo é bastante eficaz, sobretudo para fomentar a base gramatical da estruturação sintática da LP e da ampliação de vocabulário desta língua por alunos surdos, que, por não terem acesso à modalidade oral, tem grandes dificuldades em compreender o sistema de escrita e a organização sintática da L2. Aqui amparamo-nos, sobretudo numa perspectiva multimodal, entendendo que o modo semiótico imagético tem grande influência nesse processo de ensino-aprendizagem, já que a escrita em plataformas digitais, como a do whatsapp, facilita a mesclagem de modos semióticos distintos, de fácil acesso aos surdos. Portanto levou-se em conta uma perspectiva multiletrada sobre o ensino para surdos considerando a realidade cultural dos alunos surdos e percebendo que os mesmos precisam se tornar usuários críticos dessas ferramentas que podem se transformar em recursos com estratégias de ensino definidas ao passo em que se veem possibilidades a serem pensadas com o uso das tecnologias digitais na educação de surdos.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASouza, Niáscara Valesca do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/Lima-Neto, Vicente dehttp://lattes.cnpq.br/Ferreira, Elaine Cristina Fortehttp://lattes.cnpq.br/Rocha, Simone Maria dahttp://lattes.cnpq.br/Gomes-Sousa, Francisco Ebson2019-12-03T14:45:25Z2019-12-03T14:45:25Z2018-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGomes-Sousa (2018) (GOMES-SOUSA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523porGOMES-SOUSA, Francisco Ebson. Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais. 2018. 75 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:30:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2523Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:30:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
title Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
spellingShingle Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
Gomes-Sousa, Francisco Ebson
Multiletramentos
Educação de Surdos
Língua Portuguesa
Tecnologias Digitais
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
title_short Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
title_full Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
title_fullStr Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
title_full_unstemmed Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
title_sort Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais
author Gomes-Sousa, Francisco Ebson
author_facet Gomes-Sousa, Francisco Ebson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Niáscara Valesca do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/
Lima-Neto, Vicente de
http://lattes.cnpq.br/
Ferreira, Elaine Cristina Forte
http://lattes.cnpq.br/
Rocha, Simone Maria da
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes-Sousa, Francisco Ebson
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Educação de Surdos
Língua Portuguesa
Tecnologias Digitais
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
topic Multiletramentos
Educação de Surdos
Língua Portuguesa
Tecnologias Digitais
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
description Monografia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13
2019-12-03T14:45:25Z
2019-12-03T14:45:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes-Sousa (2018) (GOMES-SOUSA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523
identifier_str_mv Gomes-Sousa (2018) (GOMES-SOUSA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2061
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GOMES-SOUSA, Francisco Ebson. Multiletramentos e o ensino de língua portuguesa para surdos por meio de tecnologias digitais. 2018. 75 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747460647550976