História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9916 |
Resumo: | As pesquisas que utilizam a metodologia (auto) biográfica, originada das histórias de vida, têm crescido expressivamente no âmbito acadêmico. Na área educacional, esse método tem sido amplamente utilizado por pesquisadores. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a importância que as histórias de vida e as itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo têm para a narradora enquanto educadora em formação inicial docente. Para isso, foi realizado um relato (auto) biográfico das minhas vivências, utilizando registros pessoais, bem como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e explicativa, por meio da consulta de artigos e outros materiais científicos nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico onde é apontado alguns autores como; Gil (2002), Souza (2007), Prado e Soligo (2007), Bragança (2012), Delory-Momberger (2011), Bondía (2002) e Passeggi (2014). Os resultados indicaram que a trajetória da estudante foi influenciada por fatores históricos, culturais, sociais e econômicos, destacando-se a experiência de ser proveniente do campo como um dos fatores que permearam todas as suas vivências. As itinerâncias formativas vivenciadas ao longo de sua trajetória foram cruciais para a sua formação como educadora, permitindo o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade social, bem como a compreensão das demandas e necessidades das comunidades rurais. Os resultados obtidos da pesquisa foram, portanto, que as histórias de vida e as itinerâncias formativas são elementos fundamentais para a formação inicial docente em contextos rurais, permitindo uma formação mais ampla e contextualizada. Ao narrar minha própria história, contribuo para a construção de uma reflexão mais profunda sobre a Educação do Campo e a formação de professores para atuarem nesse contexto. Por fim, ressalta-se a importância do uso da metodologia (auto) biográfica como uma ferramenta valiosa para a pesquisa educacional, permitindo um olhar mais sensível e humano sobre a formação docente. |
id |
UFER_170326aeccf92b07f0eb7edd3b083d60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9916 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALHistória de vidaEstudante negraEducação do CampoAs pesquisas que utilizam a metodologia (auto) biográfica, originada das histórias de vida, têm crescido expressivamente no âmbito acadêmico. Na área educacional, esse método tem sido amplamente utilizado por pesquisadores. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a importância que as histórias de vida e as itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo têm para a narradora enquanto educadora em formação inicial docente. Para isso, foi realizado um relato (auto) biográfico das minhas vivências, utilizando registros pessoais, bem como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e explicativa, por meio da consulta de artigos e outros materiais científicos nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico onde é apontado alguns autores como; Gil (2002), Souza (2007), Prado e Soligo (2007), Bragança (2012), Delory-Momberger (2011), Bondía (2002) e Passeggi (2014). Os resultados indicaram que a trajetória da estudante foi influenciada por fatores históricos, culturais, sociais e econômicos, destacando-se a experiência de ser proveniente do campo como um dos fatores que permearam todas as suas vivências. As itinerâncias formativas vivenciadas ao longo de sua trajetória foram cruciais para a sua formação como educadora, permitindo o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade social, bem como a compreensão das demandas e necessidades das comunidades rurais. Os resultados obtidos da pesquisa foram, portanto, que as histórias de vida e as itinerâncias formativas são elementos fundamentais para a formação inicial docente em contextos rurais, permitindo uma formação mais ampla e contextualizada. Ao narrar minha própria história, contribuo para a construção de uma reflexão mais profunda sobre a Educação do Campo e a formação de professores para atuarem nesse contexto. Por fim, ressalta-se a importância do uso da metodologia (auto) biográfica como uma ferramenta valiosa para a pesquisa educacional, permitindo um olhar mais sensível e humano sobre a formação docente.Research using the (auto)biographical method, based on life stories, has grown significantly in the academic field. In the field of education, this method has been widely used by researchers. The purpose of this study is to understand the meaning of a black student's life stories and formative journeys in rural education for the narrator as an educator in initial teacher education. For this purpose, an (auto)biographical account of my experiences was carried out, using personal records, as well as a bibliographical, qualitative and explanatory research, consulting articles and other scientific materials in the SciELO and Google Scholar databases, where some authors are pointed out, such as; Gil (2002), Souza (2007), Prado and Soligo (2007), Bragança (2012), Delory-Momberger (2011), Bondía (2002) and Passeggi (2014). The results show that the student's trajectory was influenced by historical, cultural, social and economic factors, with the experience of coming from the countryside standing out as one of the factors that permeated all her experiences. The formative itinerancies she experienced throughout her career were crucial to her training as an educator, allowing her to develop a critical and reflective view of social reality, as well as an understanding of the demands and needs of rural communities. The results of the research, therefore, were that life stories and formative journeys are fundamental elements of initial teacher education in rural contexts, allowing for a broader and more contextualized education. By telling my own story, I contribute to a deeper reflection on rural education and the training of teachers to work in this context. Finally, I would like to highlight the importance of using the (auto)biographical methodology as a valuable tool for educational research, allowing for a more sensitive and humane view of teacher education.89 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, José Erimar dosSantos, José Erimar dosEstevão, Ady Canario de SouzaLima, Núzia RobertaCastro, Márcia Maria Pinheiro de Sousa2023-12-14T14:50:00Z2023-12-14T14:50:00Z2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCASTRO, Márcia Maria Pinheiro de Sousa. História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo. 2023. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Castro (2023) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9916MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T23:34:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9916Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T23:34:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
title |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
spellingShingle |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo Castro, Márcia Maria Pinheiro de Sousa CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL História de vida Estudante negra Educação do Campo |
title_short |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
title_full |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
title_fullStr |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
title_full_unstemmed |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
title_sort |
História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na educação do campo |
author |
Castro, Márcia Maria Pinheiro de Sousa |
author_facet |
Castro, Márcia Maria Pinheiro de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Erimar dos Santos, José Erimar dos Estevão, Ady Canario de Souza Lima, Núzia Roberta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Márcia Maria Pinheiro de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL História de vida Estudante negra Educação do Campo |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL História de vida Estudante negra Educação do Campo |
description |
As pesquisas que utilizam a metodologia (auto) biográfica, originada das histórias de vida, têm crescido expressivamente no âmbito acadêmico. Na área educacional, esse método tem sido amplamente utilizado por pesquisadores. Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender a importância que as histórias de vida e as itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo têm para a narradora enquanto educadora em formação inicial docente. Para isso, foi realizado um relato (auto) biográfico das minhas vivências, utilizando registros pessoais, bem como uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e explicativa, por meio da consulta de artigos e outros materiais científicos nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico onde é apontado alguns autores como; Gil (2002), Souza (2007), Prado e Soligo (2007), Bragança (2012), Delory-Momberger (2011), Bondía (2002) e Passeggi (2014). Os resultados indicaram que a trajetória da estudante foi influenciada por fatores históricos, culturais, sociais e econômicos, destacando-se a experiência de ser proveniente do campo como um dos fatores que permearam todas as suas vivências. As itinerâncias formativas vivenciadas ao longo de sua trajetória foram cruciais para a sua formação como educadora, permitindo o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade social, bem como a compreensão das demandas e necessidades das comunidades rurais. Os resultados obtidos da pesquisa foram, portanto, que as histórias de vida e as itinerâncias formativas são elementos fundamentais para a formação inicial docente em contextos rurais, permitindo uma formação mais ampla e contextualizada. Ao narrar minha própria história, contribuo para a construção de uma reflexão mais profunda sobre a Educação do Campo e a formação de professores para atuarem nesse contexto. Por fim, ressalta-se a importância do uso da metodologia (auto) biográfica como uma ferramenta valiosa para a pesquisa educacional, permitindo um olhar mais sensível e humano sobre a formação docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T14:50:00Z 2023-12-14T14:50:00Z 2023-10-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Márcia Maria Pinheiro de Sousa. História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo. 2023. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Castro (2023) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2023) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9916 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Márcia Maria Pinheiro de Sousa. História de vida e itinerâncias formativas de uma estudante negra na Educação do Campo. 2023. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Castro (2023) Citação com autor não incluído no texto: (CASTRO, 2023) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747468892504064 |