Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103 |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar os discursos midiáticos em perfis do Instagram voltados para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, de modo a investigar as relações de poder na construção de verdades sobre a língua inglesa, a partir da (re) atualização do mito do falante nativo e a hipervalorização da cultura estadunidense. Para ancorar teoricamente o estudo,amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995,1996), Moita Lopes (2002,2003,2008), Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011,2019), Salles e Gimenez (2010). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco postagens analisadas dos seguintes perfis no Instagram:@Change_conversacao,@serfluenteagora, @inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.english e @seja_fluente.Por meio das análises das materialidades discursivas foi possível constatar a (re)atualização do falante nativo, pois são considerados os detentores da língua e os únicos que possuem competência linguística para fazer uso do idioma com maestria. Em complemento, tem-se a reiteração da cultura estadunidense como símbolo de status e de modelo a ser copiado. |
id |
UFER_1a88150ef11c63bb5712cbcb0770c877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10103 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidenseLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESADiscursoInstagramFalante nativoLíngua inglesaO presente trabalho pretende analisar os discursos midiáticos em perfis do Instagram voltados para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, de modo a investigar as relações de poder na construção de verdades sobre a língua inglesa, a partir da (re) atualização do mito do falante nativo e a hipervalorização da cultura estadunidense. Para ancorar teoricamente o estudo,amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995,1996), Moita Lopes (2002,2003,2008), Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011,2019), Salles e Gimenez (2010). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco postagens analisadas dos seguintes perfis no Instagram:@Change_conversacao,@serfluenteagora, @inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.english e @seja_fluente.Por meio das análises das materialidades discursivas foi possível constatar a (re)atualização do falante nativo, pois são considerados os detentores da língua e os únicos que possuem competência linguística para fazer uso do idioma com maestria. Em complemento, tem-se a reiteração da cultura estadunidense como símbolo de status e de modelo a ser copiado.This research intends to analyze the media discourses in Instagram profiles aimed at teaching and learning English, in order to investigate the power relations in the construction of truths about the English language, from the (re)update of the native speaker myth. and the overvaluation of American culture. The aid for the development of this study, we base ourselves on the investigations of Foucault (1995,1996), Moita (2002,2003,2008),Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011, 2019) ), Salles and Gimenez, (2010). About the methodology, it is a descriptive-interpretative study of a qualitative nature. The research corpus consisted of five posts analyzed from the following profiles on Instagram: @Change_conversacao,@serfluenteagora,@inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.en glish and @seja_fluente. Through the analysis of the discursive materialities, it was possible to verify the (re)updating of the native speaker, as they are considered the holders of the language and the only ones who have the linguistic competence to use the language with mastery. In addition, there is the reiteration of American culture as a status symbol and a model to be copied.46 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daSilva, Anderson Romário SouzaRosa Filho, Jeová AraújoAlves, Kalidia Keyte de Morais2024-01-16T18:42:48Z2024-01-16T18:42:48Z2022-11-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfALVES, Kalidia Keyte de Morais. Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no instagram: da (re)atualização do mito do falante nativo à hipervalorização da cultura estadunidense. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:09:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10103Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
title |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
spellingShingle |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense Alves, Kalidia Keyte de Morais LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Discurso Falante nativo Língua inglesa |
title_short |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
title_full |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
title_fullStr |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
title_full_unstemmed |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
title_sort |
Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense |
author |
Alves, Kalidia Keyte de Morais |
author_facet |
Alves, Kalidia Keyte de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vieira da Silva, Francisco Vieira da Silva, Anderson Romário Souza Rosa Filho, Jeová Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Kalidia Keyte de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Discurso Falante nativo Língua inglesa |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Discurso Falante nativo Língua inglesa |
description |
O presente trabalho pretende analisar os discursos midiáticos em perfis do Instagram voltados para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, de modo a investigar as relações de poder na construção de verdades sobre a língua inglesa, a partir da (re) atualização do mito do falante nativo e a hipervalorização da cultura estadunidense. Para ancorar teoricamente o estudo,amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995,1996), Moita Lopes (2002,2003,2008), Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011,2019), Salles e Gimenez (2010). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco postagens analisadas dos seguintes perfis no Instagram:@Change_conversacao,@serfluenteagora, @inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.english e @seja_fluente.Por meio das análises das materialidades discursivas foi possível constatar a (re)atualização do falante nativo, pois são considerados os detentores da língua e os únicos que possuem competência linguística para fazer uso do idioma com maestria. Em complemento, tem-se a reiteração da cultura estadunidense como símbolo de status e de modelo a ser copiado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-21 2024-01-16T18:42:48Z 2024-01-16T18:42:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Kalidia Keyte de Morais. Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no instagram: da (re)atualização do mito do falante nativo à hipervalorização da cultura estadunidense. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103 |
identifier_str_mv |
ALVES, Kalidia Keyte de Morais. Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no instagram: da (re)atualização do mito do falante nativo à hipervalorização da cultura estadunidense. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1821526243045015552 |