Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kalidia Keyte de Morais
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103
Resumo: O presente trabalho pretende analisar os discursos midiáticos em perfis do Instagram voltados para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, de modo a investigar as relações de poder na construção de verdades sobre a língua inglesa, a partir da (re) atualização do mito do falante nativo e a hipervalorização da cultura estadunidense. Para ancorar teoricamente o estudo,amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995,1996), Moita Lopes (2002,2003,2008), Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011,2019), Salles e Gimenez (2010). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco postagens analisadas dos seguintes perfis no Instagram:@Change_conversacao,@serfluenteagora, @inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.english e @seja_fluente.Por meio das análises das materialidades discursivas foi possível constatar a (re)atualização do falante nativo, pois são considerados os detentores da língua e os únicos que possuem competência linguística para fazer uso do idioma com maestria. Em complemento, tem-se a reiteração da cultura estadunidense como símbolo de status e de modelo a ser copiado.
id UFER_1a88150ef11c63bb5712cbcb0770c877
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10103
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidenseLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESADiscursoInstagramFalante nativoLíngua inglesaO presente trabalho pretende analisar os discursos midiáticos em perfis do Instagram voltados para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, de modo a investigar as relações de poder na construção de verdades sobre a língua inglesa, a partir da (re) atualização do mito do falante nativo e a hipervalorização da cultura estadunidense. Para ancorar teoricamente o estudo,amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995,1996), Moita Lopes (2002,2003,2008), Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011,2019), Salles e Gimenez (2010). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco postagens analisadas dos seguintes perfis no Instagram:@Change_conversacao,@serfluenteagora, @inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.english e @seja_fluente.Por meio das análises das materialidades discursivas foi possível constatar a (re)atualização do falante nativo, pois são considerados os detentores da língua e os únicos que possuem competência linguística para fazer uso do idioma com maestria. Em complemento, tem-se a reiteração da cultura estadunidense como símbolo de status e de modelo a ser copiado.This research intends to analyze the media discourses in Instagram profiles aimed at teaching and learning English, in order to investigate the power relations in the construction of truths about the English language, from the (re)update of the native speaker myth. and the overvaluation of American culture. The aid for the development of this study, we base ourselves on the investigations of Foucault (1995,1996), Moita (2002,2003,2008),Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011, 2019) ), Salles and Gimenez, (2010). About the methodology, it is a descriptive-interpretative study of a qualitative nature. The research corpus consisted of five posts analyzed from the following profiles on Instagram: @Change_conversacao,@serfluenteagora,@inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.en glish and @seja_fluente. Through the analysis of the discursive materialities, it was possible to verify the (re)updating of the native speaker, as they are considered the holders of the language and the only ones who have the linguistic competence to use the language with mastery. In addition, there is the reiteration of American culture as a status symbol and a model to be copied.46 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daSilva, Anderson Romário SouzaRosa Filho, Jeová AraújoAlves, Kalidia Keyte de Morais2024-01-16T18:42:48Z2024-01-16T18:42:48Z2022-11-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfALVES, Kalidia Keyte de Morais. Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no instagram: da (re)atualização do mito do falante nativo à hipervalorização da cultura estadunidense. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103Caraúbasinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:09:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10103Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
title Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
spellingShingle Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
Alves, Kalidia Keyte de Morais
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Discurso
Instagram
Falante nativo
Língua inglesa
title_short Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
title_full Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
title_fullStr Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
title_full_unstemmed Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
title_sort Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Instagram: da (re) atualização do mito do falante nativo a hipervalorização da cultura estadunidense
author Alves, Kalidia Keyte de Morais
author_facet Alves, Kalidia Keyte de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vieira da
Silva, Francisco Vieira da
Silva, Anderson Romário Souza
Rosa Filho, Jeová Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Kalidia Keyte de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Discurso
Instagram
Falante nativo
Língua inglesa
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Discurso
Instagram
Falante nativo
Língua inglesa
description O presente trabalho pretende analisar os discursos midiáticos em perfis do Instagram voltados para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, de modo a investigar as relações de poder na construção de verdades sobre a língua inglesa, a partir da (re) atualização do mito do falante nativo e a hipervalorização da cultura estadunidense. Para ancorar teoricamente o estudo,amparamo-nos nas investigações de Foucault (1995,1996), Moita Lopes (2002,2003,2008), Crystal (2005), Rajagopalan (2008,2019) Canagarajah (2005), Anjos (2011,2019), Salles e Gimenez (2010). Sobre a metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco postagens analisadas dos seguintes perfis no Instagram:@Change_conversacao,@serfluenteagora, @inglescombru,@profwillybrasil,@Talkthetalk.english e @seja_fluente.Por meio das análises das materialidades discursivas foi possível constatar a (re)atualização do falante nativo, pois são considerados os detentores da língua e os únicos que possuem competência linguística para fazer uso do idioma com maestria. Em complemento, tem-se a reiteração da cultura estadunidense como símbolo de status e de modelo a ser copiado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21
2024-01-16T18:42:48Z
2024-01-16T18:42:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Kalidia Keyte de Morais. Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no instagram: da (re)atualização do mito do falante nativo à hipervalorização da cultura estadunidense. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103
identifier_str_mv ALVES, Kalidia Keyte de Morais. Discursos sobre o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no instagram: da (re)atualização do mito do falante nativo à hipervalorização da cultura estadunidense. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1821526243045015552