Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jeferson Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10704
Resumo: A educação de surdos tem sido uma tarefa árdua nas escolas regulares do nosso país, pois os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios das mais diversas ordens ao receberem esses alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo tratada a inclusão das pessoas surdas na Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, situada no interior Potiguar. Para isso, ancoramos o presente estudo nos seguintes teóricos: Campello (2012), Levy; Carvalho (1999), Moura (2000), Streiechen (2017, 2019) e Quadros (1997). A metodologia tem caráter qualitativo, bibliográfico, e ainda se utiliza da pesquisa de campo, realizada através de um questionário direcionado a seis profissionais da educação. O trabalho evidenciou a dificuldade dos professores ao lecionarem para alunos surdos, por falta de formação continuada e conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
id UFER_ec9e27fb8ef22d1cbbdd7f71113ee8d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10704
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básicaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducaçãoLibrasSurdosFormaçãoA educação de surdos tem sido uma tarefa árdua nas escolas regulares do nosso país, pois os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios das mais diversas ordens ao receberem esses alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo tratada a inclusão das pessoas surdas na Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, situada no interior Potiguar. Para isso, ancoramos o presente estudo nos seguintes teóricos: Campello (2012), Levy; Carvalho (1999), Moura (2000), Streiechen (2017, 2019) e Quadros (1997). A metodologia tem caráter qualitativo, bibliográfico, e ainda se utiliza da pesquisa de campo, realizada através de um questionário direcionado a seis profissionais da educação. O trabalho evidenciou a dificuldade dos professores ao lecionarem para alunos surdos, por falta de formação continuada e conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).The education of deaf people has been an arduous task in our country's regular schools, as education professionals face many different challenges when they receive deaf students. This work objective was to investigate how the inclusion of deaf people has been taking place at the Estadual Antônio Francisco School in the municipality of Felipe Guerra, located in the interior of the state of Potiguar. To this end, we have anchored this study in the following theorists: Campello (2012), Levy; Carvalho (1999), Moura (2000), Streiechen (2017, 2019) and Quadros (1997). The methodology is qualitative, bibliographic and field research, carried out through a questionnaire addressed to six education professionals. The work highlighted the difficulties teachers face when teaching deaf students, due to a lack of continuing training and knowledge of the Brazilian Sign Language (LIBRAS).47 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLeal, Jessica Girlaine GuimarãesJessica , Girlaine Guimarães LealFeitosa, Isaack Saymon AlvesAlves, Isaack SaymonMorais, Jeferson Ferreira de2024-03-12T18:11:32Z2024-03-12T18:11:32Z2023-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMORAIS, Jeferson Ferreira de. Inclusão da Libras no contexto escolar do município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10704CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:00:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10704Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:00:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
title Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
spellingShingle Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
Morais, Jeferson Ferreira de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação
Libras
Surdos
Formação
title_short Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
title_full Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
title_fullStr Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
title_full_unstemmed Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
title_sort Inclusão da Libras no contexto escolar no município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica
author Morais, Jeferson Ferreira de
author_facet Morais, Jeferson Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Jessica Girlaine Guimarães
Jessica , Girlaine Guimarães Leal
Feitosa, Isaack Saymon Alves
Alves, Isaack Saymon
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jeferson Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação
Libras
Surdos
Formação
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação
Libras
Surdos
Formação
description A educação de surdos tem sido uma tarefa árdua nas escolas regulares do nosso país, pois os profissionais da educação enfrentam inúmeros desafios das mais diversas ordens ao receberem esses alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo tratada a inclusão das pessoas surdas na Escola Estadual Antônio Francisco, no município de Felipe Guerra, situada no interior Potiguar. Para isso, ancoramos o presente estudo nos seguintes teóricos: Campello (2012), Levy; Carvalho (1999), Moura (2000), Streiechen (2017, 2019) e Quadros (1997). A metodologia tem caráter qualitativo, bibliográfico, e ainda se utiliza da pesquisa de campo, realizada através de um questionário direcionado a seis profissionais da educação. O trabalho evidenciou a dificuldade dos professores ao lecionarem para alunos surdos, por falta de formação continuada e conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-05
2024-03-12T18:11:32Z
2024-03-12T18:11:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Jeferson Ferreira de. Inclusão da Libras no contexto escolar do município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10704
identifier_str_mv MORAIS, Jeferson Ferreira de. Inclusão da Libras no contexto escolar do município de Felipe Guerra-RN: relatos de professores da educação básica. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747449608142848