Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Anna Letícia Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7537
Resumo: Para se produzir sementes de alta qualidade, a colheita deve ser realizada quando as sementes atingem seu ponto de maturidade fisiológica. Uma alternativa para potencializar o desempenho da colheita mecanizada, evitando danos mecânicos, consiste na utilização de herbicidas dessecantes em pré-colheita. O glufosinato de amônio é um herbicida de contato que apresenta a capacidade de se translocar na planta a curta distância. Sendo assim, objetivou-se avaliar o potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi submetidas a diferentes doses do herbicida Glufosinato de amônio no umedecimento do substrato. O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições de 50 sementes. Os fatores corresponderam à duas cultivares de feijão-caupi (Riso do ano e BR17 Gurguéia) e cinco doses do herbicida Glufosinato de amônio (0,0; 0,001; 0,05; 0,25; 1,0 e 10 mg L-1). As doses foram escolhidas com base em testes preliminares. As variáveis analisadas foram: germinação, comprimento de parte aérea, comprimento de raiz, massa seca de parte aérea e massa seca de raiz. As sementes das cultivares de feijão-caupi apresentam variabilidade quanto a sensibilidade ao herbicida Glufosinato de amônio. No geral, a cultivar Riso do Ano mostrou-se mais tolerante ao herbicida em relação a cv. Gurguéia até a concentração de 1 mg L-1. No entanto, a concentração de 10mg L-1 de Glufosinato de amônio inibe a germinação das sementes (plântulas normais) e crescimento das plântulas, independentemente da cultivar.
id UFER_28d229f5a5fd2da302b85f50511e1adb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7537
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônioCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAFeijão-caupiSementesGerminaçãoPara se produzir sementes de alta qualidade, a colheita deve ser realizada quando as sementes atingem seu ponto de maturidade fisiológica. Uma alternativa para potencializar o desempenho da colheita mecanizada, evitando danos mecânicos, consiste na utilização de herbicidas dessecantes em pré-colheita. O glufosinato de amônio é um herbicida de contato que apresenta a capacidade de se translocar na planta a curta distância. Sendo assim, objetivou-se avaliar o potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi submetidas a diferentes doses do herbicida Glufosinato de amônio no umedecimento do substrato. O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições de 50 sementes. Os fatores corresponderam à duas cultivares de feijão-caupi (Riso do ano e BR17 Gurguéia) e cinco doses do herbicida Glufosinato de amônio (0,0; 0,001; 0,05; 0,25; 1,0 e 10 mg L-1). As doses foram escolhidas com base em testes preliminares. As variáveis analisadas foram: germinação, comprimento de parte aérea, comprimento de raiz, massa seca de parte aérea e massa seca de raiz. As sementes das cultivares de feijão-caupi apresentam variabilidade quanto a sensibilidade ao herbicida Glufosinato de amônio. No geral, a cultivar Riso do Ano mostrou-se mais tolerante ao herbicida em relação a cv. Gurguéia até a concentração de 1 mg L-1. No entanto, a concentração de 10mg L-1 de Glufosinato de amônio inibe a germinação das sementes (plântulas normais) e crescimento das plântulas, independentemente da cultivar.24 f.BrasilCentro de Ciências Agrárias - CCAUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBenedito, Clarisse PereiraSilva, Daniel ValadãoBenedito, Clarisse PereiraSilva, Daniel ValadãoLeite, Moadir de SousaRêgo, Anna Letícia Barbosa2022-08-31T15:45:01Z2022-08-31T15:45:01Z2021-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7537MossoróUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T10:17:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7537Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T10:17:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
title Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
spellingShingle Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
Rêgo, Anna Letícia Barbosa
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Feijão-caupi
Sementes
Germinação
title_short Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
title_full Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
title_fullStr Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
title_full_unstemmed Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
title_sort Potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi na presença do herbicida glufosinato de amônio
author Rêgo, Anna Letícia Barbosa
author_facet Rêgo, Anna Letícia Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito, Clarisse Pereira
Silva, Daniel Valadão
Benedito, Clarisse Pereira
Silva, Daniel Valadão
Leite, Moadir de Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Anna Letícia Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Feijão-caupi
Sementes
Germinação
topic CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Feijão-caupi
Sementes
Germinação
description Para se produzir sementes de alta qualidade, a colheita deve ser realizada quando as sementes atingem seu ponto de maturidade fisiológica. Uma alternativa para potencializar o desempenho da colheita mecanizada, evitando danos mecânicos, consiste na utilização de herbicidas dessecantes em pré-colheita. O glufosinato de amônio é um herbicida de contato que apresenta a capacidade de se translocar na planta a curta distância. Sendo assim, objetivou-se avaliar o potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi submetidas a diferentes doses do herbicida Glufosinato de amônio no umedecimento do substrato. O delineamento adotado foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições de 50 sementes. Os fatores corresponderam à duas cultivares de feijão-caupi (Riso do ano e BR17 Gurguéia) e cinco doses do herbicida Glufosinato de amônio (0,0; 0,001; 0,05; 0,25; 1,0 e 10 mg L-1). As doses foram escolhidas com base em testes preliminares. As variáveis analisadas foram: germinação, comprimento de parte aérea, comprimento de raiz, massa seca de parte aérea e massa seca de raiz. As sementes das cultivares de feijão-caupi apresentam variabilidade quanto a sensibilidade ao herbicida Glufosinato de amônio. No geral, a cultivar Riso do Ano mostrou-se mais tolerante ao herbicida em relação a cv. Gurguéia até a concentração de 1 mg L-1. No entanto, a concentração de 10mg L-1 de Glufosinato de amônio inibe a germinação das sementes (plântulas normais) e crescimento das plântulas, independentemente da cultivar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-18
2022-08-31T15:45:01Z
2022-08-31T15:45:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7537
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747460307812352