Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Eduardo Felix de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884
Resumo: O presente trabalho tem uma reflexão sobre a relevância de novo ensino remoto, por conta da suspensão das atividades presenciais que tem sido abordada, diante de um novo cenário metodológico, sendo assim, buscou apresentar os obstáculos causados pela Pós-Pandemia, portanto, o objetivo geral desta pesquisa fundamenta-se analisar como ocorre o uso da tecnologia para o ensino de Libras dentro do ambiente escolar, bem como pode as estratégias para de ensino, além do trabalho do professor intérprete. Especificamente, nesses objetivos aos: 1) Identificar o uso de tecnologia para o ensino de Libras na perspectiva remota de ensino-aprendizagem dos discentes; 2) Refletir sobre as práticas pedagógicas de Libras do ensino remoto, através de recursos tecnológicos; 3) Analisar como as práticas pedagógicas do ensino remoto de Libras podem ser aplicadas como potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de discentes por meio de recursos tecnológicos. O estudo baseou-se nas ideias dos teóricos Barreto e Rocha, (2020); Manzini e Deliberato (2006); Caetano (2015) e Josias Ricardo e Fernanda Negri (2000). A pesquisa foi baseada em abordagem qualitativa com os estudos exploratórios O instrumento na realização da coleta de dados foi a participação de entrevista com 10 (dez) questões com professor intérprete, atuante na área da Libra, da Escola Municipal Leônidas Santiago, na cidade de João Pessoa/Paraíba, onde o mesmo contribuiu, de forma satisfatória. O resultado foi suma importância para refletirmos a importância de preparo com os meios tecnológicos e as práticas pedagógicas contribuíram para o avanço das atividades sinalizadas, durante o período remoto.
id UFER_0792563f91efd785ecd7eff12a635f25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10884
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógicaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsino remotoLibrasPráticas pedagógicasCovid-19O presente trabalho tem uma reflexão sobre a relevância de novo ensino remoto, por conta da suspensão das atividades presenciais que tem sido abordada, diante de um novo cenário metodológico, sendo assim, buscou apresentar os obstáculos causados pela Pós-Pandemia, portanto, o objetivo geral desta pesquisa fundamenta-se analisar como ocorre o uso da tecnologia para o ensino de Libras dentro do ambiente escolar, bem como pode as estratégias para de ensino, além do trabalho do professor intérprete. Especificamente, nesses objetivos aos: 1) Identificar o uso de tecnologia para o ensino de Libras na perspectiva remota de ensino-aprendizagem dos discentes; 2) Refletir sobre as práticas pedagógicas de Libras do ensino remoto, através de recursos tecnológicos; 3) Analisar como as práticas pedagógicas do ensino remoto de Libras podem ser aplicadas como potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de discentes por meio de recursos tecnológicos. O estudo baseou-se nas ideias dos teóricos Barreto e Rocha, (2020); Manzini e Deliberato (2006); Caetano (2015) e Josias Ricardo e Fernanda Negri (2000). A pesquisa foi baseada em abordagem qualitativa com os estudos exploratórios O instrumento na realização da coleta de dados foi a participação de entrevista com 10 (dez) questões com professor intérprete, atuante na área da Libra, da Escola Municipal Leônidas Santiago, na cidade de João Pessoa/Paraíba, onde o mesmo contribuiu, de forma satisfatória. O resultado foi suma importância para refletirmos a importância de preparo com os meios tecnológicos e as práticas pedagógicas contribuíram para o avanço das atividades sinalizadas, durante o período remoto.This work reflects on the relevance of new remote teaching, due to the suspension of face-to-face activities that have been addressed, in the face of a new methodological scenario, therefore, it sought to present the obstacles caused by the Post-Pandemic, therefore, the objective The general aim of this research is to analyze how technology is used to teach Libras within the school environment, as well as teaching strategies, in addition to the work of the interpreting teacher. Specifically, these objectives include: 1) Identifying the use of technology for teaching Libras from the remote teaching-learning perspective of students; 2) Reflect on Libras pedagogical practices in remote teaching, through technological resources; 3) Analyze how the pedagogical practices of remote teaching of Libras can be applied to enhance the teaching and learning process of students through technological resources. The study was based on the ideas of theorists Barreto and Rocha, (2020); Manzini and Deliberato (2006); Caetano (2015) and Josias Ricardo and Fernanda Negri (2000). The research was based on a qualitative approach with exploratory studies. The instrument for carrying out data collection was participation in an interview with 10 (ten) questions with an interpreting teacher, working in the area of Libra, at Escola Municipal Leônidas Santiago, in the city of João Pessoa/ Paraíba, where he contributed satisfactorily. The result was extremely important to reflect the importance of preparation with technological means and pedagogical practices contributed to the advancement of the activities highlighted during the remote period.27 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoViana Neto, Francisco de AcacíViana Neto, Francisco de AcacíCosta, Mifra Angélica Chaves daAzevedo, Maria Márcia Fernandes deSouza, Paulo Eduardo Felix de2024-07-04T17:02:23Z2024-07-04T17:02:23Z2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSOUZA, Paulo Eduardo Felix de. Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-05T03:01:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10884Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-05T03:01:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
title Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
spellingShingle Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
Souza, Paulo Eduardo Felix de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino remoto
Libras
Práticas pedagógicas
Covid-19
title_short Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
title_full Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
title_fullStr Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
title_full_unstemmed Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
title_sort Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
author Souza, Paulo Eduardo Felix de
author_facet Souza, Paulo Eduardo Felix de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana Neto, Francisco de Acací
Viana Neto, Francisco de Acací
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Azevedo, Maria Márcia Fernandes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo Eduardo Felix de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino remoto
Libras
Práticas pedagógicas
Covid-19
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Ensino remoto
Libras
Práticas pedagógicas
Covid-19
description O presente trabalho tem uma reflexão sobre a relevância de novo ensino remoto, por conta da suspensão das atividades presenciais que tem sido abordada, diante de um novo cenário metodológico, sendo assim, buscou apresentar os obstáculos causados pela Pós-Pandemia, portanto, o objetivo geral desta pesquisa fundamenta-se analisar como ocorre o uso da tecnologia para o ensino de Libras dentro do ambiente escolar, bem como pode as estratégias para de ensino, além do trabalho do professor intérprete. Especificamente, nesses objetivos aos: 1) Identificar o uso de tecnologia para o ensino de Libras na perspectiva remota de ensino-aprendizagem dos discentes; 2) Refletir sobre as práticas pedagógicas de Libras do ensino remoto, através de recursos tecnológicos; 3) Analisar como as práticas pedagógicas do ensino remoto de Libras podem ser aplicadas como potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de discentes por meio de recursos tecnológicos. O estudo baseou-se nas ideias dos teóricos Barreto e Rocha, (2020); Manzini e Deliberato (2006); Caetano (2015) e Josias Ricardo e Fernanda Negri (2000). A pesquisa foi baseada em abordagem qualitativa com os estudos exploratórios O instrumento na realização da coleta de dados foi a participação de entrevista com 10 (dez) questões com professor intérprete, atuante na área da Libra, da Escola Municipal Leônidas Santiago, na cidade de João Pessoa/Paraíba, onde o mesmo contribuiu, de forma satisfatória. O resultado foi suma importância para refletirmos a importância de preparo com os meios tecnológicos e as práticas pedagógicas contribuíram para o avanço das atividades sinalizadas, durante o período remoto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04T17:02:23Z
2024-07-04T17:02:23Z
2024-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Paulo Eduardo Felix de. Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884
identifier_str_mv SOUZA, Paulo Eduardo Felix de. Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747489844101120