Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884 |
Resumo: | O presente trabalho tem uma reflexão sobre a relevância de novo ensino remoto, por conta da suspensão das atividades presenciais que tem sido abordada, diante de um novo cenário metodológico, sendo assim, buscou apresentar os obstáculos causados pela Pós-Pandemia, portanto, o objetivo geral desta pesquisa fundamenta-se analisar como ocorre o uso da tecnologia para o ensino de Libras dentro do ambiente escolar, bem como pode as estratégias para de ensino, além do trabalho do professor intérprete. Especificamente, nesses objetivos aos: 1) Identificar o uso de tecnologia para o ensino de Libras na perspectiva remota de ensino-aprendizagem dos discentes; 2) Refletir sobre as práticas pedagógicas de Libras do ensino remoto, através de recursos tecnológicos; 3) Analisar como as práticas pedagógicas do ensino remoto de Libras podem ser aplicadas como potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de discentes por meio de recursos tecnológicos. O estudo baseou-se nas ideias dos teóricos Barreto e Rocha, (2020); Manzini e Deliberato (2006); Caetano (2015) e Josias Ricardo e Fernanda Negri (2000). A pesquisa foi baseada em abordagem qualitativa com os estudos exploratórios O instrumento na realização da coleta de dados foi a participação de entrevista com 10 (dez) questões com professor intérprete, atuante na área da Libra, da Escola Municipal Leônidas Santiago, na cidade de João Pessoa/Paraíba, onde o mesmo contribuiu, de forma satisfatória. O resultado foi suma importância para refletirmos a importância de preparo com os meios tecnológicos e as práticas pedagógicas contribuíram para o avanço das atividades sinalizadas, durante o período remoto. |
id |
UFER_0792563f91efd785ecd7eff12a635f25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10884 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógicaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEnsino remotoLibrasPráticas pedagógicasCovid-19O presente trabalho tem uma reflexão sobre a relevância de novo ensino remoto, por conta da suspensão das atividades presenciais que tem sido abordada, diante de um novo cenário metodológico, sendo assim, buscou apresentar os obstáculos causados pela Pós-Pandemia, portanto, o objetivo geral desta pesquisa fundamenta-se analisar como ocorre o uso da tecnologia para o ensino de Libras dentro do ambiente escolar, bem como pode as estratégias para de ensino, além do trabalho do professor intérprete. Especificamente, nesses objetivos aos: 1) Identificar o uso de tecnologia para o ensino de Libras na perspectiva remota de ensino-aprendizagem dos discentes; 2) Refletir sobre as práticas pedagógicas de Libras do ensino remoto, através de recursos tecnológicos; 3) Analisar como as práticas pedagógicas do ensino remoto de Libras podem ser aplicadas como potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de discentes por meio de recursos tecnológicos. O estudo baseou-se nas ideias dos teóricos Barreto e Rocha, (2020); Manzini e Deliberato (2006); Caetano (2015) e Josias Ricardo e Fernanda Negri (2000). A pesquisa foi baseada em abordagem qualitativa com os estudos exploratórios O instrumento na realização da coleta de dados foi a participação de entrevista com 10 (dez) questões com professor intérprete, atuante na área da Libra, da Escola Municipal Leônidas Santiago, na cidade de João Pessoa/Paraíba, onde o mesmo contribuiu, de forma satisfatória. O resultado foi suma importância para refletirmos a importância de preparo com os meios tecnológicos e as práticas pedagógicas contribuíram para o avanço das atividades sinalizadas, durante o período remoto.This work reflects on the relevance of new remote teaching, due to the suspension of face-to-face activities that have been addressed, in the face of a new methodological scenario, therefore, it sought to present the obstacles caused by the Post-Pandemic, therefore, the objective The general aim of this research is to analyze how technology is used to teach Libras within the school environment, as well as teaching strategies, in addition to the work of the interpreting teacher. Specifically, these objectives include: 1) Identifying the use of technology for teaching Libras from the remote teaching-learning perspective of students; 2) Reflect on Libras pedagogical practices in remote teaching, through technological resources; 3) Analyze how the pedagogical practices of remote teaching of Libras can be applied to enhance the teaching and learning process of students through technological resources. The study was based on the ideas of theorists Barreto and Rocha, (2020); Manzini and Deliberato (2006); Caetano (2015) and Josias Ricardo and Fernanda Negri (2000). The research was based on a qualitative approach with exploratory studies. The instrument for carrying out data collection was participation in an interview with 10 (ten) questions with an interpreting teacher, working in the area of Libra, at Escola Municipal Leônidas Santiago, in the city of João Pessoa/ Paraíba, where he contributed satisfactorily. The result was extremely important to reflect the importance of preparation with technological means and pedagogical practices contributed to the advancement of the activities highlighted during the remote period.27 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoViana Neto, Francisco de AcacíViana Neto, Francisco de AcacíCosta, Mifra Angélica Chaves daAzevedo, Maria Márcia Fernandes deSouza, Paulo Eduardo Felix de2024-07-04T17:02:23Z2024-07-04T17:02:23Z2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSOUZA, Paulo Eduardo Felix de. Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-05T03:01:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10884Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-05T03:01:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
title |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
spellingShingle |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica Souza, Paulo Eduardo Felix de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino remoto Libras Práticas pedagógicas Covid-19 |
title_short |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
title_full |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
title_fullStr |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
title_sort |
Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica |
author |
Souza, Paulo Eduardo Felix de |
author_facet |
Souza, Paulo Eduardo Felix de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana Neto, Francisco de Acací Viana Neto, Francisco de Acací Costa, Mifra Angélica Chaves da Azevedo, Maria Márcia Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Paulo Eduardo Felix de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino remoto Libras Práticas pedagógicas Covid-19 |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Ensino remoto Libras Práticas pedagógicas Covid-19 |
description |
O presente trabalho tem uma reflexão sobre a relevância de novo ensino remoto, por conta da suspensão das atividades presenciais que tem sido abordada, diante de um novo cenário metodológico, sendo assim, buscou apresentar os obstáculos causados pela Pós-Pandemia, portanto, o objetivo geral desta pesquisa fundamenta-se analisar como ocorre o uso da tecnologia para o ensino de Libras dentro do ambiente escolar, bem como pode as estratégias para de ensino, além do trabalho do professor intérprete. Especificamente, nesses objetivos aos: 1) Identificar o uso de tecnologia para o ensino de Libras na perspectiva remota de ensino-aprendizagem dos discentes; 2) Refletir sobre as práticas pedagógicas de Libras do ensino remoto, através de recursos tecnológicos; 3) Analisar como as práticas pedagógicas do ensino remoto de Libras podem ser aplicadas como potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de discentes por meio de recursos tecnológicos. O estudo baseou-se nas ideias dos teóricos Barreto e Rocha, (2020); Manzini e Deliberato (2006); Caetano (2015) e Josias Ricardo e Fernanda Negri (2000). A pesquisa foi baseada em abordagem qualitativa com os estudos exploratórios O instrumento na realização da coleta de dados foi a participação de entrevista com 10 (dez) questões com professor intérprete, atuante na área da Libra, da Escola Municipal Leônidas Santiago, na cidade de João Pessoa/Paraíba, onde o mesmo contribuiu, de forma satisfatória. O resultado foi suma importância para refletirmos a importância de preparo com os meios tecnológicos e as práticas pedagógicas contribuíram para o avanço das atividades sinalizadas, durante o período remoto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-04T17:02:23Z 2024-07-04T17:02:23Z 2024-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Paulo Eduardo Felix de. Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Paulo Eduardo Felix de. Ensino remoto e libras: o desafio de professor intérprete na prática pedagógica. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747489844101120 |