Práticas pedagógicas no ensino remoto para surdos na educação caraubense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ingrid Marcela Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10051
Resumo: A fim de entender as dificuldades encontradas por alunos surdos na educação do município de Caraúbas-RN no período de pandemia, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas dos professores de alunos surdos no ensino remoto em Caraúbas - RN, considerando as metodologias utilizadas, o acesso e participação dos alunos surdos e as perspectivas dos docentes. Realizamos esta pesquisa através do método descritivo exploratório, tendo como universo duas escolas públicas municipais de Caraúbas - RN, e como colaboradores tivemos 02 professoras atuantes, 02 tradutoras/intérpretes de Libras que fazem o suporte de alunos surdos nas escolas municipais e 01 aluno surdo matriculado em uma das escolas do município. A coleta de dados aconteceu através da aplicação dos questionários em Língua Portuguesa para as professoras e tradutoras/intérpretes e outro questionário em Libras para o aluno surdo colaborador. Nossos resultados mostram as dificuldades encontradas pelos alunos surdos para ter acesso e participação às aulas estão ligadas diretamente ao acesso e letramento tecnológico dentro das plataformas digitais, como também a falta de serviços de internet e o acesso à equipamentos melhores, em que algumas vezes, por não conhecerem acabaram necessitando da ajuda de terceiros. Os dados apontam também que embora os professores conheçam a Libras de forma basilar, não possuem formação qualificada para atender a este público, apesar de serem interessadas em melhorar o ensino e até mesmo proponham possíveis melhorias. Vemos também que o papel das tradutoras intérpretes passa a ser muito mais do que apenas intermediadoras entre as línguas, sendo preciso considerar a importância destes profissionais na rede de apoio da escola na educação dos surdos. Portanto acreditamos que esta pesquisa possa servir como base para estudos de melhorias, no ensino remoto e na educação dos alunos surdos, inclusive, como forma de garantia das leis vigentes sobre o ensino, a acessibilidade e equidade no ensino.
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A coleta de dados aconteceu através da aplicação dos questionários em Língua Portuguesa para as professoras e tradutoras/intérpretes e outro questionário em Libras para o aluno surdo colaborador. Nossos resultados mostram as dificuldades encontradas pelos alunos surdos para ter acesso e participação às aulas estão ligadas diretamente ao acesso e letramento tecnológico dentro das plataformas digitais, como também a falta de serviços de internet e o acesso à equipamentos melhores, em que algumas vezes, por não conhecerem acabaram necessitando da ajuda de terceiros. Os dados apontam também que embora os professores conheçam a Libras de forma basilar, não possuem formação qualificada para atender a este público, apesar de serem interessadas em melhorar o ensino e até mesmo proponham possíveis melhorias. Vemos também que o papel das tradutoras intérpretes passa a ser muito mais do que apenas intermediadoras entre as línguas, sendo preciso considerar a importância destes profissionais na rede de apoio da escola na educação dos surdos. Portanto acreditamos que esta pesquisa possa servir como base para estudos de melhorias, no ensino remoto e na educação dos alunos surdos, inclusive, como forma de garantia das leis vigentes sobre o ensino, a acessibilidade e equidade no ensino.In order to understand the difficulties faced by deaf students in the education of Caraúbas-RN during the pandemic period, the present research had as main objective to analyze the pedagogical practices of teachers of deaf students in remote teaching in Caraúbas - RN, considering the methodologies used, the access and participation of deaf students and the perspectives of teachers. We carried out this research through the exploratory descriptive method, having as a universe two municipal public schools in Caraúbas - RN, and as collaborators we had 02 active teachers, 02 translators/interpreters of Libras who support deaf students in municipal schools and 01 deaf student enrolled at one of the town's schools. Data collection took place through the application of questionnaires in Portuguese for the teachers and translators/interpreters and another questionnaire in Libras for the deaf student who collaborated. Our results show the difficulties encountered by deaf students to access and participate in classes are directly linked to access and technological literacy within digital platforms, as well as the lack of internet services and access to better equipment, in which sometimes, for did not know ended up needing the help of third parties. The data also indicate that although teachers know Libras in a basic way, they do not have qualified training to serve this audience, despite being interested in improving teaching and even proposing possible improvements. We also see that the role of translators and interpreters becomes much more than just intermediaries between languages, and it is necessary to consider the importance of these professionals in the school's support network in deaf education. Therefore, we believe that this research can serve as a basis for studies of improvements in remote teaching and in the education of deaf students, including as a way of guaranteeing the current laws on teaching, accessibility and equity in teaching.53 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoGuedes, Daniel SilvaGuedes, Daniel SilvaSousa, Francisco Ebson GomesSantos, Rosângela Ívina Araújo dosFreitas, Ingrid Marcela Gomes de2024-01-16T13:29:09Z2024-01-16T13:29:09Z2022-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfFREITAS, Ingrid Marcela Gomes de. Práticas pedagógicas no ensino remoto para surdos na educação caraubense. 2022. 53 f. 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