Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
dARK ID: | ark:/74562/00130000034r6 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449 |
Resumo: | O presente estudo contextualiza uma experiência desenvolvida em sala de aula regular durante as aulas de Teatro, na perspectiva de incluir um aluno com deficiência visual. Uma prática vivenciada durante o estagiário supervisionado no Núcleo de Educação da Infância – NEI CAp/UFRN em 2016, onde se utilizavam os Jogos Improvisacionais e Sensoriais em sala de aula regular na perspectiva de incluir um aluno cego através do dialogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção dos significados e desenvolvimento dos sentidos do aluno. Tendo como objetivo apresentar uma proposta metodológica para ser desenvolvida em parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala regular voltado ao Ensino de Teatro. Desenvolvendo uma proposta metodológica em quatro momentos que ajudam na inclusão: Formação adequada; Investigação do caso; excursão da ação e reflexão avaliativa. Tendo em vista que o (a) aluno (a) com deficiência visual passam a enxergar o mundo com o corpo todo ampliando os outros sentidos gerando conhecimento. Portanto a proposta dialética se caracteriza entre dinâmicas realizadas na sala de recurso e sala de ensino regular sobre a problematização entre professor e aluno no momento de “execução da ação”, ou seja, durante a sequência didática que utiliza exercícios, jogos improvisacionais e sensoriais na ampliação dos sentidos e na esperança de gerar significados. Além de ampliar a visão dos educadores sobre o AEE apresentando uma perspectiva de inclusão. Através dos conteúdos do Ensino de Teatro, que pode ser adaptado para trabalhar assuntos de outras disciplinas, tornando os atendimentos e aulas regulares, mais dinâmicas e atrativas. |
id |
UFER_2996070095a3fd04505fd93db7de8fdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8449 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visualCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAtendimento Educacional Especializado - AEEEnsino de teatroDeficiência visualO presente estudo contextualiza uma experiência desenvolvida em sala de aula regular durante as aulas de Teatro, na perspectiva de incluir um aluno com deficiência visual. Uma prática vivenciada durante o estagiário supervisionado no Núcleo de Educação da Infância – NEI CAp/UFRN em 2016, onde se utilizavam os Jogos Improvisacionais e Sensoriais em sala de aula regular na perspectiva de incluir um aluno cego através do dialogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção dos significados e desenvolvimento dos sentidos do aluno. Tendo como objetivo apresentar uma proposta metodológica para ser desenvolvida em parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala regular voltado ao Ensino de Teatro. Desenvolvendo uma proposta metodológica em quatro momentos que ajudam na inclusão: Formação adequada; Investigação do caso; excursão da ação e reflexão avaliativa. Tendo em vista que o (a) aluno (a) com deficiência visual passam a enxergar o mundo com o corpo todo ampliando os outros sentidos gerando conhecimento. Portanto a proposta dialética se caracteriza entre dinâmicas realizadas na sala de recurso e sala de ensino regular sobre a problematização entre professor e aluno no momento de “execução da ação”, ou seja, durante a sequência didática que utiliza exercícios, jogos improvisacionais e sensoriais na ampliação dos sentidos e na esperança de gerar significados. Além de ampliar a visão dos educadores sobre o AEE apresentando uma perspectiva de inclusão. Através dos conteúdos do Ensino de Teatro, que pode ser adaptado para trabalhar assuntos de outras disciplinas, tornando os atendimentos e aulas regulares, mais dinâmicas e atrativas.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deBraga Junior, Francisco VarderGonçalves, Kezia VianaOliveira, Milena Paula CabralDantas, Matheus Giannini Caldas2023-01-23T16:00:02Z2023-01-23T16:00:02Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449ark:/74562/00130000034r6Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:44:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8449Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:44:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
title |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual Dantas, Matheus Giannini Caldas CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Atendimento Educacional Especializado - AEE Ensino de teatro Deficiência visual |
title_short |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
title_full |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
title_sort |
Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual |
author |
Dantas, Matheus Giannini Caldas |
author_facet |
Dantas, Matheus Giannini Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de Braga Junior, Francisco Varder Gonçalves, Kezia Viana Oliveira, Milena Paula Cabral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Matheus Giannini Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Atendimento Educacional Especializado - AEE Ensino de teatro Deficiência visual |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL Atendimento Educacional Especializado - AEE Ensino de teatro Deficiência visual |
description |
O presente estudo contextualiza uma experiência desenvolvida em sala de aula regular durante as aulas de Teatro, na perspectiva de incluir um aluno com deficiência visual. Uma prática vivenciada durante o estagiário supervisionado no Núcleo de Educação da Infância – NEI CAp/UFRN em 2016, onde se utilizavam os Jogos Improvisacionais e Sensoriais em sala de aula regular na perspectiva de incluir um aluno cego através do dialogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção dos significados e desenvolvimento dos sentidos do aluno. Tendo como objetivo apresentar uma proposta metodológica para ser desenvolvida em parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala regular voltado ao Ensino de Teatro. Desenvolvendo uma proposta metodológica em quatro momentos que ajudam na inclusão: Formação adequada; Investigação do caso; excursão da ação e reflexão avaliativa. Tendo em vista que o (a) aluno (a) com deficiência visual passam a enxergar o mundo com o corpo todo ampliando os outros sentidos gerando conhecimento. Portanto a proposta dialética se caracteriza entre dinâmicas realizadas na sala de recurso e sala de ensino regular sobre a problematização entre professor e aluno no momento de “execução da ação”, ou seja, durante a sequência didática que utiliza exercícios, jogos improvisacionais e sensoriais na ampliação dos sentidos e na esperança de gerar significados. Além de ampliar a visão dos educadores sobre o AEE apresentando uma perspectiva de inclusão. Através dos conteúdos do Ensino de Teatro, que pode ser adaptado para trabalhar assuntos de outras disciplinas, tornando os atendimentos e aulas regulares, mais dinâmicas e atrativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2023-01-23T16:00:02Z 2023-01-23T16:00:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/74562/00130000034r6 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449 |
identifier_str_mv |
ark:/74562/00130000034r6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Especialização em Atendimento Educacional Especializado |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1817700469702656000 |