Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Matheus Giannini Caldas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
dARK ID: ark:/74562/00130000034r6
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449
Resumo: O presente estudo contextualiza uma experiência desenvolvida em sala de aula regular durante as aulas de Teatro, na perspectiva de incluir um aluno com deficiência visual. Uma prática vivenciada durante o estagiário supervisionado no Núcleo de Educação da Infância – NEI CAp/UFRN em 2016, onde se utilizavam os Jogos Improvisacionais e Sensoriais em sala de aula regular na perspectiva de incluir um aluno cego através do dialogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção dos significados e desenvolvimento dos sentidos do aluno. Tendo como objetivo apresentar uma proposta metodológica para ser desenvolvida em parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala regular voltado ao Ensino de Teatro. Desenvolvendo uma proposta metodológica em quatro momentos que ajudam na inclusão: Formação adequada; Investigação do caso; excursão da ação e reflexão avaliativa. Tendo em vista que o (a) aluno (a) com deficiência visual passam a enxergar o mundo com o corpo todo ampliando os outros sentidos gerando conhecimento. Portanto a proposta dialética se caracteriza entre dinâmicas realizadas na sala de recurso e sala de ensino regular sobre a problematização entre professor e aluno no momento de “execução da ação”, ou seja, durante a sequência didática que utiliza exercícios, jogos improvisacionais e sensoriais na ampliação dos sentidos e na esperança de gerar significados. Além de ampliar a visão dos educadores sobre o AEE apresentando uma perspectiva de inclusão. Através dos conteúdos do Ensino de Teatro, que pode ser adaptado para trabalhar assuntos de outras disciplinas, tornando os atendimentos e aulas regulares, mais dinâmicas e atrativas.
id UFER_2996070095a3fd04505fd93db7de8fdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8449
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visualCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALAtendimento Educacional Especializado - AEEEnsino de teatroDeficiência visualO presente estudo contextualiza uma experiência desenvolvida em sala de aula regular durante as aulas de Teatro, na perspectiva de incluir um aluno com deficiência visual. Uma prática vivenciada durante o estagiário supervisionado no Núcleo de Educação da Infância – NEI CAp/UFRN em 2016, onde se utilizavam os Jogos Improvisacionais e Sensoriais em sala de aula regular na perspectiva de incluir um aluno cego através do dialogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção dos significados e desenvolvimento dos sentidos do aluno. Tendo como objetivo apresentar uma proposta metodológica para ser desenvolvida em parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala regular voltado ao Ensino de Teatro. Desenvolvendo uma proposta metodológica em quatro momentos que ajudam na inclusão: Formação adequada; Investigação do caso; excursão da ação e reflexão avaliativa. Tendo em vista que o (a) aluno (a) com deficiência visual passam a enxergar o mundo com o corpo todo ampliando os outros sentidos gerando conhecimento. Portanto a proposta dialética se caracteriza entre dinâmicas realizadas na sala de recurso e sala de ensino regular sobre a problematização entre professor e aluno no momento de “execução da ação”, ou seja, durante a sequência didática que utiliza exercícios, jogos improvisacionais e sensoriais na ampliação dos sentidos e na esperança de gerar significados. Além de ampliar a visão dos educadores sobre o AEE apresentando uma perspectiva de inclusão. Através dos conteúdos do Ensino de Teatro, que pode ser adaptado para trabalhar assuntos de outras disciplinas, tornando os atendimentos e aulas regulares, mais dinâmicas e atrativas.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoEspecialização em Atendimento Educacional EspecializadoMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deMedeiros, Maria de Lourdes Fernandes deBraga Junior, Francisco VarderGonçalves, Kezia VianaOliveira, Milena Paula CabralDantas, Matheus Giannini Caldas2023-01-23T16:00:02Z2023-01-23T16:00:02Z2017info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449ark:/74562/00130000034r6Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-10T23:44:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8449Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-10T23:44:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
title Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
spellingShingle Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
Dantas, Matheus Giannini Caldas
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Ensino de teatro
Deficiência visual
title_short Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
title_full Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
title_fullStr Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
title_sort Atendimento educacional especializado no ensino de teatro: apreciação estética para aluno (a) com deficiência visual
author Dantas, Matheus Giannini Caldas
author_facet Dantas, Matheus Giannini Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de
Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de
Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de
Medeiros, Maria de Lourdes Fernandes de
Braga Junior, Francisco Varder
Gonçalves, Kezia Viana
Oliveira, Milena Paula Cabral
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Matheus Giannini Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Ensino de teatro
Deficiência visual
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Ensino de teatro
Deficiência visual
description O presente estudo contextualiza uma experiência desenvolvida em sala de aula regular durante as aulas de Teatro, na perspectiva de incluir um aluno com deficiência visual. Uma prática vivenciada durante o estagiário supervisionado no Núcleo de Educação da Infância – NEI CAp/UFRN em 2016, onde se utilizavam os Jogos Improvisacionais e Sensoriais em sala de aula regular na perspectiva de incluir um aluno cego através do dialogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na construção dos significados e desenvolvimento dos sentidos do aluno. Tendo como objetivo apresentar uma proposta metodológica para ser desenvolvida em parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a sala regular voltado ao Ensino de Teatro. Desenvolvendo uma proposta metodológica em quatro momentos que ajudam na inclusão: Formação adequada; Investigação do caso; excursão da ação e reflexão avaliativa. Tendo em vista que o (a) aluno (a) com deficiência visual passam a enxergar o mundo com o corpo todo ampliando os outros sentidos gerando conhecimento. Portanto a proposta dialética se caracteriza entre dinâmicas realizadas na sala de recurso e sala de ensino regular sobre a problematização entre professor e aluno no momento de “execução da ação”, ou seja, durante a sequência didática que utiliza exercícios, jogos improvisacionais e sensoriais na ampliação dos sentidos e na esperança de gerar significados. Além de ampliar a visão dos educadores sobre o AEE apresentando uma perspectiva de inclusão. Através dos conteúdos do Ensino de Teatro, que pode ser adaptado para trabalhar assuntos de outras disciplinas, tornando os atendimentos e aulas regulares, mais dinâmicas e atrativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-01-23T16:00:02Z
2023-01-23T16:00:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/74562/00130000034r6
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8449
identifier_str_mv ark:/74562/00130000034r6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Especialização em Atendimento Educacional Especializado
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1817700469702656000