A política linguística em discursos sobre a língua inglesa: relações de poder em propagandas de escolas de idiomas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6014 |
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A política linguística em discursos sobre a língua inglesa: relações de poder em propagandas de escolas de idiomasDiscurso. Língua Inglesa. Política Linguística.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAMonografiaThe English language is notably the most widespread language of contemporary times. This is clear after the Second World War, when the United States became a world power. Consequently, the English language gains the status of lingua franca, given that the language reached several countries, behind cinema and the internet. In view of this, there are numerous speeches that affirm the need to learn the English language. Thus, the objective of this study is to analyze the way that this language is discursivized in advertisements for language franchises. Considering how linguistic policy relates to power relations in the production of discourses on the English language. For this, the study is anchored in the perspective of Michael Foucault (1995, 1996, 1998, 2008 ) with regard to discourse, statement, discursive formation, truth, knowledge and power. As well as, theories defended by authors in the area of linguistic policy, such as Calvet (2007), Rajagopalan (2003, 2005, 2011), Spolsky (2004, 2009), Siqueira (2015, 2018), amongst others. The analysis corpus consists of five advertisements from the CNA, CCAA and FISK schools, which are available on YouTube. Regarding the methodology, it is a qualitative analysis. The analyzes reveal that language schools circulate speeches that focus on relations of knowledge and power that refer to the most attractive and pleasurable teaching, reaffirming the idea of learning the language as something indispensable, above all, because the language promotes the status of success and power. Keywords: Discourse. English language. Linguistic PolicyA língua inglesa é notavelmente a língua mais difundida da contemporaneidade. Isso fica nítido após a Segunda Guerra Mundial, momento em que os Estados Unidos passaram a condição de potência mundial. Consequentemente a língua inglesa ganha o status de língua franca, tendo em vista que o idioma alcançou diversos países, atrás de cinema e internet. Diante disso, surgem inúmeros discursos que afirmam a necessidade de aprender a língua inglesa. Assim, o objetivo desse estudo consiste em analisar o modo que esse idioma é discursivizado em propagandas de franquias de idioma. Considerando como a política linguística relaciona-se com as relações de poder na produção de discursos sobre a língua inglesa. Para tanto, o estudo ancora-se na perspectiva de Michel Foucault (1995, 1996, 1998, 2008) no que se refere ao discurso, enunciado, formação discursiva, verdade, saber e poder. Bem como, teorizações defendidas por autores da área de política linguística, tais como Calvet (2007), Rajagopalan (2003, 2005, 2011), Spolsky (2004, 2009) e Siqueira (2015, 2018), dentre outros. O corpus de análise é formado por cinco propagandas das escolas CNA, CCAA e FISK, as quais se encontram disponíveis no YouTube. No tocante à metodologia trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de cunho qualitativo. As análises revelam que as escolas de idioma fazem circular discursos que focalizam relações de saber e poder que se referem ao ensino mais atrativo e prazeroso, reafirmando a ideia de aprender a língua como algo indispensável, sobretudo, porque o idioma promove o status de êxito e poder. Palavras-chave: Discurso. Língua Inglesa. Política Linguística.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSASilva, Francisco Vieira dahttp://lattes.cnpq.br/8730615940772209Silva, Francisco Vieira daBarbosa, José Roberto AlvesRosa Filho, Jeová AraújoCosta, Wyllamy Samuel da2021-03-24T17:03:21Z2021-03-242021-03-24T17:03:21Z2020-10-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6014ark:/74562/001300000031xporinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T01:10:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6014Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T01:10:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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