Entre estratégias biopolíticas e produção de subjetividade: discursos sobre o sujeito idoso em propagandas de escolas de idiomas de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Emanuele Vitória de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
dARK ID: ark:/74562/00130000024tw
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9482
Resumo: O objetivo deste estudo reside em analisar a constituição do sujeito idoso, a partir de estratégias biopolíticas que circundam os campos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI). Buscase, ainda, a) descrever as condições de possibilidade que fazem emergir os discursos sobre o idoso e sobre a língua inglesa nas propagandas de escolas de idiomas; b) estudar o funcionamento de estratégias biopolíticas na produção discursiva de tais propagandas e c) examinar a constituição da subjetividade do idoso no discurso propagandístico em tela. A análise foi realizada a partir das materialidades dos discursos de propagandas audiovisuais de escolas de idiomas. O corpus de análise engloba séries enunciativas extraídas de cinco propagandas das franquias Wizard (2019), CNA: Inglês Definitivo (2015), CNA Itaguaí (2018), Inglês Athus (2018) e BSL-Inglês para brasileiros (2018). Para tanto, ancora-se as investigações na área da Análise do Discurso (AD) francesa, tendo Foucault (1976; 1988; 1995; 1996; 2008) como autor basilar deste estudo. Ainda sustentamos este estudo em Monteiro (2014), Brito (2012), Navarro e Bazza (2012), Navarro (2018), Siqueira (2018) e Silveira (2010), Gimenez (2010), Leite Oliveira e Coura (2020), Pennycook (1998), Philipson (1992) que trarão suas contribuições sobre a Língua Inglesa e o sujeito idoso. No que se refere à questão metodológica, este trabalho situa-se numa perspectiva descritivo-interpretativa e ampara-se no método arquegenealógico de abordagem qualitativa. A escolha por diferentes franquias deve-se ao fato de que se trata de uma temática que emerge com vigor no momento presente, permitindo, assim, a constatação da existência de regularidades no interior de um regime de dispersão. As análises permitem observar o funcionamento de estratégias biopolíticas que se voltam ao governo do sujeito idoso na aprendizagem do inglês, construído como um idioma de prestígio no momento histórico atual. Além disso, observa-se que as identidades desses sujeitos são (re)construídas conforme deslocamentos e interesses do biopoder, este entendido como estratégia de regulação, gerenciamento e controle do corpo populacional. Assim, as materialidades apresentam um idoso subjetivado como um sujeito ativo, autônomo, saudável, atualizado e articulado ao ensino e aprendizagem de língua inglesa. Há ainda a representação de alguns idosos como embaixadores de uma lingua/cultura alvo, a partir do mito racista e classista do falante nativo Estas e outras estratégias biopolíticas atravessam o sujeito idoso, focalizando-o como alvo de um poder, conforme crescem as estatísticas que mostram o aumento desse público. Vê-se, então, a necessidade de um regime de controle político e social.
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