Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077 |
Resumo: | Considerando a relevância do uso de jogos digitais na educação e tendo em vista que essa ainda é uma temática pouco abordada no cenário da Educação Infantil, o presente trabalho se propôs analisar a utilização dos jogos digitais e técnicas de gamificação são atrativos e podem contribuir com o processo de aprendizagem. Além disto, o estudo também buscou identificar o nível do conhecimento dos professores quanto ao uso dos jogos digitais. Para tanto, foi aplicado questionários com os professores da rede pública e privada e, em seguida foi feita aplicação de jogos digitais gamificados com alunos do penúltimo nível da Educação Infantil de uma escola pertencente a rede particular, localizada no município de Angicos/RN. Propositando atingir os objetivos arquitetados, o trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica com contribuições teóricas elaboradas por pesquisadores da área de educação e tecnologia. O método utilizado no estudo, foi de natureza exploratória, utilizando-se de abordagem qualitativa. Ao final, como resultado é possível constatar que o uso dos jogos digitais junto a gamificação é um recurso significante que pode ser usado por professores dentro da educação e no processo de ensino aprendizagem, e por meio de um plano de trabalho, pode auxiliar no conhecimento das especificidades de cada aluno individualmente, e a partir de cada constatação, possibilita o conhecimento individual por meio de recursos de aprendizagem que podem ser mais atrativos do que o tradicional. |
id |
UFER_373cb1c462be85339e0dc87785f433a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8077 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professoresCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAEducação InfantilJogos DigitaisGamificaçãoEnsinoFormação de professoresConsiderando a relevância do uso de jogos digitais na educação e tendo em vista que essa ainda é uma temática pouco abordada no cenário da Educação Infantil, o presente trabalho se propôs analisar a utilização dos jogos digitais e técnicas de gamificação são atrativos e podem contribuir com o processo de aprendizagem. Além disto, o estudo também buscou identificar o nível do conhecimento dos professores quanto ao uso dos jogos digitais. Para tanto, foi aplicado questionários com os professores da rede pública e privada e, em seguida foi feita aplicação de jogos digitais gamificados com alunos do penúltimo nível da Educação Infantil de uma escola pertencente a rede particular, localizada no município de Angicos/RN. Propositando atingir os objetivos arquitetados, o trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica com contribuições teóricas elaboradas por pesquisadores da área de educação e tecnologia. O método utilizado no estudo, foi de natureza exploratória, utilizando-se de abordagem qualitativa. Ao final, como resultado é possível constatar que o uso dos jogos digitais junto a gamificação é um recurso significante que pode ser usado por professores dentro da educação e no processo de ensino aprendizagem, e por meio de um plano de trabalho, pode auxiliar no conhecimento das especificidades de cada aluno individualmente, e a partir de cada constatação, possibilita o conhecimento individual por meio de recursos de aprendizagem que podem ser mais atrativos do que o tradicional.69 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaSoares, Alessandra Miranda MendesAzevedo, Samuel Oliveira deCosta, Conceição Naíra da Cunha2022-12-28T17:16:21Z2022-12-28T17:16:21Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:05:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8077Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:05:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
title |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
spellingShingle |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores Costa, Conceição Naíra da Cunha CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação Infantil Jogos Digitais Gamificação Ensino Formação de professores |
title_short |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
title_full |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
title_fullStr |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
title_sort |
Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores |
author |
Costa, Conceição Naíra da Cunha |
author_facet |
Costa, Conceição Naíra da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Soares, Alessandra Miranda Mendes Azevedo, Samuel Oliveira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Conceição Naíra da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação Infantil Jogos Digitais Gamificação Ensino Formação de professores |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Educação Infantil Jogos Digitais Gamificação Ensino Formação de professores |
description |
Considerando a relevância do uso de jogos digitais na educação e tendo em vista que essa ainda é uma temática pouco abordada no cenário da Educação Infantil, o presente trabalho se propôs analisar a utilização dos jogos digitais e técnicas de gamificação são atrativos e podem contribuir com o processo de aprendizagem. Além disto, o estudo também buscou identificar o nível do conhecimento dos professores quanto ao uso dos jogos digitais. Para tanto, foi aplicado questionários com os professores da rede pública e privada e, em seguida foi feita aplicação de jogos digitais gamificados com alunos do penúltimo nível da Educação Infantil de uma escola pertencente a rede particular, localizada no município de Angicos/RN. Propositando atingir os objetivos arquitetados, o trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica com contribuições teóricas elaboradas por pesquisadores da área de educação e tecnologia. O método utilizado no estudo, foi de natureza exploratória, utilizando-se de abordagem qualitativa. Ao final, como resultado é possível constatar que o uso dos jogos digitais junto a gamificação é um recurso significante que pode ser usado por professores dentro da educação e no processo de ensino aprendizagem, e por meio de um plano de trabalho, pode auxiliar no conhecimento das especificidades de cada aluno individualmente, e a partir de cada constatação, possibilita o conhecimento individual por meio de recursos de aprendizagem que podem ser mais atrativos do que o tradicional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 2022-12-28T17:16:21Z 2022-12-28T17:16:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747456712245248 |