Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Conceição Naíra da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077
Resumo: Considerando a relevância do uso de jogos digitais na educação e tendo em vista que essa ainda é uma temática pouco abordada no cenário da Educação Infantil, o presente trabalho se propôs analisar a utilização dos jogos digitais e técnicas de gamificação são atrativos e podem contribuir com o processo de aprendizagem. Além disto, o estudo também buscou identificar o nível do conhecimento dos professores quanto ao uso dos jogos digitais. Para tanto, foi aplicado questionários com os professores da rede pública e privada e, em seguida foi feita aplicação de jogos digitais gamificados com alunos do penúltimo nível da Educação Infantil de uma escola pertencente a rede particular, localizada no município de Angicos/RN. Propositando atingir os objetivos arquitetados, o trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica com contribuições teóricas elaboradas por pesquisadores da área de educação e tecnologia. O método utilizado no estudo, foi de natureza exploratória, utilizando-se de abordagem qualitativa. Ao final, como resultado é possível constatar que o uso dos jogos digitais junto a gamificação é um recurso significante que pode ser usado por professores dentro da educação e no processo de ensino aprendizagem, e por meio de um plano de trabalho, pode auxiliar no conhecimento das especificidades de cada aluno individualmente, e a partir de cada constatação, possibilita o conhecimento individual por meio de recursos de aprendizagem que podem ser mais atrativos do que o tradicional.
id UFER_373cb1c462be85339e0dc87785f433a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8077
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professoresCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAEducação InfantilJogos DigitaisGamificaçãoEnsinoFormação de professoresConsiderando a relevância do uso de jogos digitais na educação e tendo em vista que essa ainda é uma temática pouco abordada no cenário da Educação Infantil, o presente trabalho se propôs analisar a utilização dos jogos digitais e técnicas de gamificação são atrativos e podem contribuir com o processo de aprendizagem. Além disto, o estudo também buscou identificar o nível do conhecimento dos professores quanto ao uso dos jogos digitais. Para tanto, foi aplicado questionários com os professores da rede pública e privada e, em seguida foi feita aplicação de jogos digitais gamificados com alunos do penúltimo nível da Educação Infantil de uma escola pertencente a rede particular, localizada no município de Angicos/RN. Propositando atingir os objetivos arquitetados, o trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica com contribuições teóricas elaboradas por pesquisadores da área de educação e tecnologia. O método utilizado no estudo, foi de natureza exploratória, utilizando-se de abordagem qualitativa. Ao final, como resultado é possível constatar que o uso dos jogos digitais junto a gamificação é um recurso significante que pode ser usado por professores dentro da educação e no processo de ensino aprendizagem, e por meio de um plano de trabalho, pode auxiliar no conhecimento das especificidades de cada aluno individualmente, e a partir de cada constatação, possibilita o conhecimento individual por meio de recursos de aprendizagem que podem ser mais atrativos do que o tradicional.69 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da SilvaSoares, Alessandra Miranda MendesAzevedo, Samuel Oliveira deCosta, Conceição Naíra da Cunha2022-12-28T17:16:21Z2022-12-28T17:16:21Z2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:05:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8077Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:05:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
title Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
spellingShingle Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
Costa, Conceição Naíra da Cunha
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Educação Infantil
Jogos Digitais
Gamificação
Ensino
Formação de professores
title_short Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
title_full Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
title_fullStr Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
title_full_unstemmed Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
title_sort Uso de jogos digitais e técnicas de gamificação para os processos de ensino e aprendizagem na educação infantil: reflexões na formação de professores
author Costa, Conceição Naíra da Cunha
author_facet Costa, Conceição Naíra da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
Soares, Alessandra Miranda Mendes
Azevedo, Samuel Oliveira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Conceição Naíra da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Educação Infantil
Jogos Digitais
Gamificação
Ensino
Formação de professores
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Educação Infantil
Jogos Digitais
Gamificação
Ensino
Formação de professores
description Considerando a relevância do uso de jogos digitais na educação e tendo em vista que essa ainda é uma temática pouco abordada no cenário da Educação Infantil, o presente trabalho se propôs analisar a utilização dos jogos digitais e técnicas de gamificação são atrativos e podem contribuir com o processo de aprendizagem. Além disto, o estudo também buscou identificar o nível do conhecimento dos professores quanto ao uso dos jogos digitais. Para tanto, foi aplicado questionários com os professores da rede pública e privada e, em seguida foi feita aplicação de jogos digitais gamificados com alunos do penúltimo nível da Educação Infantil de uma escola pertencente a rede particular, localizada no município de Angicos/RN. Propositando atingir os objetivos arquitetados, o trabalho conta com uma pesquisa bibliográfica com contribuições teóricas elaboradas por pesquisadores da área de educação e tecnologia. O método utilizado no estudo, foi de natureza exploratória, utilizando-se de abordagem qualitativa. Ao final, como resultado é possível constatar que o uso dos jogos digitais junto a gamificação é um recurso significante que pode ser usado por professores dentro da educação e no processo de ensino aprendizagem, e por meio de um plano de trabalho, pode auxiliar no conhecimento das especificidades de cada aluno individualmente, e a partir de cada constatação, possibilita o conhecimento individual por meio de recursos de aprendizagem que podem ser mais atrativos do que o tradicional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
2022-12-28T17:16:21Z
2022-12-28T17:16:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747456712245248