A ausência de acesso à internet no sistema de ensino remoto emergencial (ERE): Uma visão dos professores do fundamental II em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Letícia Vanessa Benevides Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10044
Resumo: Com a população brasileira acometida por uma pandemia trazida pelo vírus da COVID-19, o sistema de educação passou por algumas transformações emergentes para adaptações ao ensino às novas condições de existências. Para isso, surgiu o novo sistema excepcional de ensino denominado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, com a intenção de dar continuidade às atividades acadêmicas, foi implantado um sistema totalmente remoto nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nesse contexto, o surgimento de alunos sem condições de acompanhá-lo parecia óbvio diante da realidade vivida pela maioria da população. Tendo em vista esse fenômeno tão peculiar, o propósito deste trabalho é apresentar a visão de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II na vivência escolar desse fenômeno. Para isso, elaboramos um questionário e aplicamos aos professores de escolas públicas de quatro municípios potiguares. O resultado da pesquisa aponta que a falta de investimento na educação pública contribuiu para uma ausência de formação dos professores no atendimento às demandas na forma de ensino e que as lacunas deixadas por esse momento epidêmico podem contribuir para uma defasagem na aprendizagem. Em vista desses resultados, podemos afirmar que muitos alunos brasileiros não tiveram condições de viver o ERE e, além disso, muitas dificuldades foram enfrentadas na prática do novo sistema de ensino, que poderiam ter sido amenizadas com formações adequadas.
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spelling A ausência de acesso à internet no sistema de ensino remoto emergencial (ERE): Uma visão dos professores do fundamental II em escolas públicasTHE ABSENCE OF INTERNET ACCESS IN THE EMERGENCY REMOTE TEACHING SYSTEM (ERE): A VIEW OF ELEMENTARY TEACHERS II PUBLIC SCHOOLSLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEducaçãoEnsino remotoAcesso a internetSemiáridoCom a população brasileira acometida por uma pandemia trazida pelo vírus da COVID-19, o sistema de educação passou por algumas transformações emergentes para adaptações ao ensino às novas condições de existências. Para isso, surgiu o novo sistema excepcional de ensino denominado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, com a intenção de dar continuidade às atividades acadêmicas, foi implantado um sistema totalmente remoto nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nesse contexto, o surgimento de alunos sem condições de acompanhá-lo parecia óbvio diante da realidade vivida pela maioria da população. Tendo em vista esse fenômeno tão peculiar, o propósito deste trabalho é apresentar a visão de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II na vivência escolar desse fenômeno. Para isso, elaboramos um questionário e aplicamos aos professores de escolas públicas de quatro municípios potiguares. O resultado da pesquisa aponta que a falta de investimento na educação pública contribuiu para uma ausência de formação dos professores no atendimento às demandas na forma de ensino e que as lacunas deixadas por esse momento epidêmico podem contribuir para uma defasagem na aprendizagem. Em vista desses resultados, podemos afirmar que muitos alunos brasileiros não tiveram condições de viver o ERE e, além disso, muitas dificuldades foram enfrentadas na prática do novo sistema de ensino, que poderiam ter sido amenizadas com formações adequadas.With the Brazilian population affected by a pandemic brought on by the COVID-19 virus, the education system underwent some emerging transformations to adapt teaching to the new conditions of existence. For this, the new exceptional teaching system called Emergency Remote Emergency(ERE) emerged. Thus, with the intention of giving continuity to academic activities, a totally remote system was implemented in elementary and high schools. In this context, the emergence of students unable to accompany him seemed obvious given the reality experienced by the majority of the population. In view of this very peculiar phenomenon, the purpose of this work is to present the view of Portuguese teachers of Elementary School II in the school experience of this phenomenon. For this, we developed a questionnaire and applied it to public school teachers in 4 municipalities in the state of Rio Grande do Norte. The research result shows that the lack of investment in public education contributed to a lack of teacher training in meeting the demands in the form of teaching and that the gaps left by this epidemic moment can contribute to a learning gap. In view of these results, we can say that many Brazilian students were not able to live the ERE and, in addition, many difficulties were faced in the practice of the new education system, but that could have been mitigated with adequate training.21 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCarvalho, Cid Ivan da CostaCarvalho, Cid Ivan da CostaMafra, Luciana DantasLima Neto, Vicente deMarques, Letícia Vanessa Benevides Costa2024-01-16T13:22:40Z2024-01-16T13:22:40Z2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMARQUES, Leticia Vanessa Benevides Costa.A ausência de acesso à internet no sistema de ensino remoto emergencial (ERE): Uma visão dos professores do fundamental II em escolas públicas. 2022. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10044CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-16T21:22:41Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10044Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-16T21:22:41Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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