Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mayane de Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376
Resumo: Este trabalho objetiva relatar as experiências dos estágios supervisionados de uma discente surda no Curso de Letras-Libras da UFERSA, campus Caraúbas/RN, a partir das narrativas (auto)biográficas da discente. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método (auto)biográfico. Os teóricos que ancoram este trabalho são documentos oficiais brasileiros, De Almeida Vieira; Martins (2009) e Martins (2011). A narrativa autobiográfica foram fundamentais para a reflexão sobre as experiências vividas durante os estágios supervisionados, possibilitando uma compreensão mais profunda da sua formação e desenvolvimento como docente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estágios supervisionados são momentos importantes para a formação inicial do professor, pois permitem reconhecer as estratégias metodológicas mais adequadas para ensinar aos discentes surdos. Além disso, os estágios supervisionados contribuem para a formação inicial do discente surdo, permitindo uma reflexão sobre a prática em sala de aula e a relação entre teoria e prática. Em conclusão, a pesquisa aponta que a narrativa autobiográfica são ferramentas valiosas para a formação inicial do professor, especialmente para os discentes surdos, permitindo uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados.
id UFER_449cec45d6feb247a4d8027ba29f604b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10376
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASNarrativas autobiográficaEstágio supervisionadoCurso de LetrasLibrasEste trabalho objetiva relatar as experiências dos estágios supervisionados de uma discente surda no Curso de Letras-Libras da UFERSA, campus Caraúbas/RN, a partir das narrativas (auto)biográficas da discente. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método (auto)biográfico. Os teóricos que ancoram este trabalho são documentos oficiais brasileiros, De Almeida Vieira; Martins (2009) e Martins (2011). A narrativa autobiográfica foram fundamentais para a reflexão sobre as experiências vividas durante os estágios supervisionados, possibilitando uma compreensão mais profunda da sua formação e desenvolvimento como docente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estágios supervisionados são momentos importantes para a formação inicial do professor, pois permitem reconhecer as estratégias metodológicas mais adequadas para ensinar aos discentes surdos. Além disso, os estágios supervisionados contribuem para a formação inicial do discente surdo, permitindo uma reflexão sobre a prática em sala de aula e a relação entre teoria e prática. Em conclusão, a pesquisa aponta que a narrativa autobiográfica são ferramentas valiosas para a formação inicial do professor, especialmente para os discentes surdos, permitindo uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados.This work aims to report the supervised internship experiences of a deaf student in the Language and Literature Course at UFERSA, Campus Caraúbas/RN, based on the student's (auto)biographical narratives. The methodological approach used in this study is based on qualitative research using the (auto)biographical method. The theorists that anchor this work are Brazilian official documents, De Almeida Vieira; Martins (2009) and Martins (2011). The autobiographical narration was fundamental for the reflection on the experiences lived during the supervised practices, allowing a deeper understanding of his training and development as a teacher. The results of the research showed that supervised practices are important moments for the initial training of teachers, since they allow recognizing the most appropriate methodological strategies to teach deaf students. In addition, supervised practices contribute to the initial training of deaf students, allowing reflection on practice in the classroom and the relationship between theory and practice. In conclusion, the research indicates that autobiographical narratives are valuable tools for the initial training of teachers, especially for deaf students, allowing a critical reflection on the experiences lived during supervised practices.37 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLeal, Jessica Girlaine GuimarãesLeal, Jessica Girlaine GuimarãesSilva, Eldio Pinto daOliveira Neto, Arthur Maciel deOliveira, Mayane de Paula2024-02-01T12:52:30Z2024-02-01T12:52:30Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Mayane de Paula. Narrativa autobiográfica e (re)escrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em letras Libras - Ufersa. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-01T20:52:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10376Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-01T20:52:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
title Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
spellingShingle Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
Oliveira, Mayane de Paula
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Narrativas autobiográfica
Estágio supervisionado
Curso de Letras
Libras
title_short Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
title_full Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
title_fullStr Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
title_full_unstemmed Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
title_sort Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
author Oliveira, Mayane de Paula
author_facet Oliveira, Mayane de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Jessica Girlaine Guimarães
Leal, Jessica Girlaine Guimarães
Silva, Eldio Pinto da
Oliveira Neto, Arthur Maciel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mayane de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Narrativas autobiográfica
Estágio supervisionado
Curso de Letras
Libras
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Narrativas autobiográfica
Estágio supervisionado
Curso de Letras
Libras
description Este trabalho objetiva relatar as experiências dos estágios supervisionados de uma discente surda no Curso de Letras-Libras da UFERSA, campus Caraúbas/RN, a partir das narrativas (auto)biográficas da discente. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método (auto)biográfico. Os teóricos que ancoram este trabalho são documentos oficiais brasileiros, De Almeida Vieira; Martins (2009) e Martins (2011). A narrativa autobiográfica foram fundamentais para a reflexão sobre as experiências vividas durante os estágios supervisionados, possibilitando uma compreensão mais profunda da sua formação e desenvolvimento como docente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estágios supervisionados são momentos importantes para a formação inicial do professor, pois permitem reconhecer as estratégias metodológicas mais adequadas para ensinar aos discentes surdos. Além disso, os estágios supervisionados contribuem para a formação inicial do discente surdo, permitindo uma reflexão sobre a prática em sala de aula e a relação entre teoria e prática. Em conclusão, a pesquisa aponta que a narrativa autobiográfica são ferramentas valiosas para a formação inicial do professor, especialmente para os discentes surdos, permitindo uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
2024-02-01T12:52:30Z
2024-02-01T12:52:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Mayane de Paula. Narrativa autobiográfica e (re)escrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em letras Libras - Ufersa. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376
identifier_str_mv OLIVEIRA, Mayane de Paula. Narrativa autobiográfica e (re)escrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em letras Libras - Ufersa. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747488419086336