Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376 |
Resumo: | Este trabalho objetiva relatar as experiências dos estágios supervisionados de uma discente surda no Curso de Letras-Libras da UFERSA, campus Caraúbas/RN, a partir das narrativas (auto)biográficas da discente. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método (auto)biográfico. Os teóricos que ancoram este trabalho são documentos oficiais brasileiros, De Almeida Vieira; Martins (2009) e Martins (2011). A narrativa autobiográfica foram fundamentais para a reflexão sobre as experiências vividas durante os estágios supervisionados, possibilitando uma compreensão mais profunda da sua formação e desenvolvimento como docente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estágios supervisionados são momentos importantes para a formação inicial do professor, pois permitem reconhecer as estratégias metodológicas mais adequadas para ensinar aos discentes surdos. Além disso, os estágios supervisionados contribuem para a formação inicial do discente surdo, permitindo uma reflexão sobre a prática em sala de aula e a relação entre teoria e prática. Em conclusão, a pesquisa aponta que a narrativa autobiográfica são ferramentas valiosas para a formação inicial do professor, especialmente para os discentes surdos, permitindo uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados. |
id |
UFER_449cec45d6feb247a4d8027ba29f604b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10376 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSALINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASNarrativas autobiográficaEstágio supervisionadoCurso de LetrasLibrasEste trabalho objetiva relatar as experiências dos estágios supervisionados de uma discente surda no Curso de Letras-Libras da UFERSA, campus Caraúbas/RN, a partir das narrativas (auto)biográficas da discente. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método (auto)biográfico. Os teóricos que ancoram este trabalho são documentos oficiais brasileiros, De Almeida Vieira; Martins (2009) e Martins (2011). A narrativa autobiográfica foram fundamentais para a reflexão sobre as experiências vividas durante os estágios supervisionados, possibilitando uma compreensão mais profunda da sua formação e desenvolvimento como docente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estágios supervisionados são momentos importantes para a formação inicial do professor, pois permitem reconhecer as estratégias metodológicas mais adequadas para ensinar aos discentes surdos. Além disso, os estágios supervisionados contribuem para a formação inicial do discente surdo, permitindo uma reflexão sobre a prática em sala de aula e a relação entre teoria e prática. Em conclusão, a pesquisa aponta que a narrativa autobiográfica são ferramentas valiosas para a formação inicial do professor, especialmente para os discentes surdos, permitindo uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados.This work aims to report the supervised internship experiences of a deaf student in the Language and Literature Course at UFERSA, Campus Caraúbas/RN, based on the student's (auto)biographical narratives. The methodological approach used in this study is based on qualitative research using the (auto)biographical method. The theorists that anchor this work are Brazilian official documents, De Almeida Vieira; Martins (2009) and Martins (2011). The autobiographical narration was fundamental for the reflection on the experiences lived during the supervised practices, allowing a deeper understanding of his training and development as a teacher. The results of the research showed that supervised practices are important moments for the initial training of teachers, since they allow recognizing the most appropriate methodological strategies to teach deaf students. In addition, supervised practices contribute to the initial training of deaf students, allowing reflection on practice in the classroom and the relationship between theory and practice. In conclusion, the research indicates that autobiographical narratives are valuable tools for the initial training of teachers, especially for deaf students, allowing a critical reflection on the experiences lived during supervised practices.37 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLeal, Jessica Girlaine GuimarãesLeal, Jessica Girlaine GuimarãesSilva, Eldio Pinto daOliveira Neto, Arthur Maciel deOliveira, Mayane de Paula2024-02-01T12:52:30Z2024-02-01T12:52:30Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfOLIVEIRA, Mayane de Paula. Narrativa autobiográfica e (re)escrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em letras Libras - Ufersa. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-01T20:52:30Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10376Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-01T20:52:30Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
title |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
spellingShingle |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA Oliveira, Mayane de Paula LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Narrativas autobiográfica Estágio supervisionado Curso de Letras Libras |
title_short |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
title_full |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
title_fullStr |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
title_full_unstemmed |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
title_sort |
Narrativas autobiográfica e (re)scrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em Letras Libras - UFERSA |
author |
Oliveira, Mayane de Paula |
author_facet |
Oliveira, Mayane de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Jessica Girlaine Guimarães Leal, Jessica Girlaine Guimarães Silva, Eldio Pinto da Oliveira Neto, Arthur Maciel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mayane de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Narrativas autobiográfica Estágio supervisionado Curso de Letras Libras |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Narrativas autobiográfica Estágio supervisionado Curso de Letras Libras |
description |
Este trabalho objetiva relatar as experiências dos estágios supervisionados de uma discente surda no Curso de Letras-Libras da UFERSA, campus Caraúbas/RN, a partir das narrativas (auto)biográficas da discente. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método (auto)biográfico. Os teóricos que ancoram este trabalho são documentos oficiais brasileiros, De Almeida Vieira; Martins (2009) e Martins (2011). A narrativa autobiográfica foram fundamentais para a reflexão sobre as experiências vividas durante os estágios supervisionados, possibilitando uma compreensão mais profunda da sua formação e desenvolvimento como docente. Os resultados da pesquisa mostraram que os estágios supervisionados são momentos importantes para a formação inicial do professor, pois permitem reconhecer as estratégias metodológicas mais adequadas para ensinar aos discentes surdos. Além disso, os estágios supervisionados contribuem para a formação inicial do discente surdo, permitindo uma reflexão sobre a prática em sala de aula e a relação entre teoria e prática. Em conclusão, a pesquisa aponta que a narrativa autobiográfica são ferramentas valiosas para a formação inicial do professor, especialmente para os discentes surdos, permitindo uma reflexão crítica sobre as experiências vivenciadas durante os estágios supervisionados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-31 2024-02-01T12:52:30Z 2024-02-01T12:52:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Mayane de Paula. Narrativa autobiográfica e (re)escrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em letras Libras - Ufersa. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Mayane de Paula. Narrativa autobiográfica e (re)escrita de si: reflexões de uma discente surda sobre experiências no estágio supervisionado no curso de licenciatura em letras Libras - Ufersa. 2023. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747488419086336 |