Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670
Resumo: A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa.
id UFER_c7eacb4d7562b94876a074fa4376063c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10670
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEstágio supervisionadoLibrasDocênciaExperiênciaUfersa.A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa.The construction of this work aims to present the relevance of the supervised internship, its problems and its collaboration to future Libras teachers, thus being a primordial tool for the academic students. The work presents as its theme “The Supervised Internship in Libras: reports of student experiences”. The subjects of the research were the students of the 10th (tenth) period of the Libras Language Course, from the 2018.1 class, at UFERSA, on the campus of Caraúbas/RN. It reports the experiences lived in the process of supervised internships, in Letras Libras, emphasizing the importance of the internship in the formative process, as well as pointing out the difficulties faced by the interns. This information has a fundamental importance for students in training, because it is through the internship that undergraduate students make a connection between practice and theory. This research will have as theoretical basis: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA and LIMA (2006 and 2017) LEAL (2018) among others. This is a bibliographical, exploratory, quali-quantitative research, with data collection done through a form on Google Forms. The importance of supervised internships in the training process is emphasized; discusses the difficulties faced by trainees during the Libras internship, because, as a certainty, there is much to be done to improve its quality. The analysis of the data obtained indicate that the Libras internship is a primordial moment for the academic, since there is a need to expand the range of environments in these internships, as well as, in the face of the difficulties pointed out, the need arises to review some points to minimize the currently existing gaps in carrying out the internship. Finally, the data also show the need for better guidance on the part of academic internships towards the professor guiding the intern student within the university and in the insertion in the internship field, in order to better align and take advantage of the training practice.70 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoLeal, Jéssica Girlaine GuimarãesLeal, Jéssica Girlaine GuimarãesLima Junior, Geraldo Venceslau deCarneiro, Naiany SouzaCosta, Antônia Zenaide Oliveira de Morais2024-03-08T15:58:00Z2024-03-08T15:58:00Z2023-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Antonia Zenaide Oliveira de Morais. Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-08T23:58:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10670Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-08T23:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
title Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
spellingShingle Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Estágio supervisionado
Libras
Docência
Experiência
Ufersa.
title_short Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
title_full Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
title_fullStr Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
title_full_unstemmed Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
title_sort Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
author Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais
author_facet Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Jéssica Girlaine Guimarães
Leal, Jéssica Girlaine Guimarães
Lima Junior, Geraldo Venceslau de
Carneiro, Naiany Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Estágio supervisionado
Libras
Docência
Experiência
Ufersa.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Estágio supervisionado
Libras
Docência
Experiência
Ufersa.
description A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
2024-03-08T15:58:00Z
2024-03-08T15:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Antonia Zenaide Oliveira de Morais. Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670
identifier_str_mv COSTA, Antonia Zenaide Oliveira de Morais. Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453297033216