Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670 |
Resumo: | A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa. |
id |
UFER_c7eacb4d7562b94876a074fa4376063c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10670 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEstágio supervisionadoLibrasDocênciaExperiênciaUfersa.A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa.The construction of this work aims to present the relevance of the supervised internship, its problems and its collaboration to future Libras teachers, thus being a primordial tool for the academic students. The work presents as its theme “The Supervised Internship in Libras: reports of student experiences”. The subjects of the research were the students of the 10th (tenth) period of the Libras Language Course, from the 2018.1 class, at UFERSA, on the campus of Caraúbas/RN. It reports the experiences lived in the process of supervised internships, in Letras Libras, emphasizing the importance of the internship in the formative process, as well as pointing out the difficulties faced by the interns. This information has a fundamental importance for students in training, because it is through the internship that undergraduate students make a connection between practice and theory. This research will have as theoretical basis: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA and LIMA (2006 and 2017) LEAL (2018) among others. This is a bibliographical, exploratory, quali-quantitative research, with data collection done through a form on Google Forms. The importance of supervised internships in the training process is emphasized; discusses the difficulties faced by trainees during the Libras internship, because, as a certainty, there is much to be done to improve its quality. The analysis of the data obtained indicate that the Libras internship is a primordial moment for the academic, since there is a need to expand the range of environments in these internships, as well as, in the face of the difficulties pointed out, the need arises to review some points to minimize the currently existing gaps in carrying out the internship. Finally, the data also show the need for better guidance on the part of academic internships towards the professor guiding the intern student within the university and in the insertion in the internship field, in order to better align and take advantage of the training practice.70 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural Semi-ÁridoLeal, Jéssica Girlaine GuimarãesLeal, Jéssica Girlaine GuimarãesLima Junior, Geraldo Venceslau deCarneiro, Naiany SouzaCosta, Antônia Zenaide Oliveira de Morais2024-03-08T15:58:00Z2024-03-08T15:58:00Z2023-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Antonia Zenaide Oliveira de Morais. Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-08T23:58:00Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10670Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-08T23:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
title |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
spellingShingle |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Estágio supervisionado Libras Docência Experiência Ufersa. |
title_short |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
title_full |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
title_fullStr |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
title_full_unstemmed |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
title_sort |
Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes |
author |
Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais |
author_facet |
Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leal, Jéssica Girlaine Guimarães Leal, Jéssica Girlaine Guimarães Lima Junior, Geraldo Venceslau de Carneiro, Naiany Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Antônia Zenaide Oliveira de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Estágio supervisionado Libras Docência Experiência Ufersa. |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Estágio supervisionado Libras Docência Experiência Ufersa. |
description |
A construção desse trabalho tem como intuito apresentar a relevância do estágios supervisionado, seus problemas e sua colaboração aos futuros professores de Libras, sendo assim, uma ferramenta primordial para o acadêmico. O trabalho apresenta como tema “O Estágio supervisionado em Libras: relatos de experiências discentes”. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 10º (décimo) período do Curso de Letras Libras, da turma 2018.1, da UFERSA, no campus de Caraúbas/RN. Relata as experiências vividas no processo dos estágios supervisionados, em Letras Libras, enfatizando a importância do estágio no processo formativo, bem como aponta as dificuldades enfrentadas pelos estagiários. Essas informações são de fundamental importância para os discentes em formação, pois, é através do estágio que os acadêmicos em graduação fazem relação entre a prática e a teoria. Esta pesquisa terá como base teórica: BRASIL (9394/96); IMBERNÓN, (2016); PIMENTA e LIMA (2006 e 2017) LEAL (2018) entre outros. Tratase de uma pesquisa de cunho bibliográfico, exploratório, quali-quantitativa, com coleta de dados feita por meio de formulário no Google Forms. Enfatiza-se a importância dos estágios supervisionados no processo formativo; discorre sobre as dificuldades enfrentadas pelos os estagiários no decorrer do estágio de Libras, pois, com certeza tem muito o que ser feito para melhorar a qualidade do mesmo. A análise dos dados obtidos direciona que o estágio de Libras é um momento primordial para o acadêmico, visto que há necessidade de ampliar o rol dos ambientes dos estágios, assim como, diante das dificuldades apontadas, surge a necessidade de se rever alguns pontos para minimizar as lacunas existentes atualmente na realização do estágio. Por fim, os dados também evidenciam a necessidade de uma melhor orientação por parte dos estágios acadêmicos na direção do docente orientador ao discente estagiário dentro da universidade e na inserção no campo de estágio, no intuito do melhor alinhamento e aproveitamento da prática formativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-23 2024-03-08T15:58:00Z 2024-03-08T15:58:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Antonia Zenaide Oliveira de Morais. Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670 |
identifier_str_mv |
COSTA, Antonia Zenaide Oliveira de Morais. Estágios supervisionados em libras: relatos de experiências discentes. 2023. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453297033216 |