UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo com narrativas autobiográficas reflexivas acerca das memórias sociais e das trajetórias da vida acadêmica de três estudantes ouvintes que estão nos períodos finais do curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA. As histórias de vida desses sujeitos são observadas sob a ênfase educativa de formação, mostrando o quanto empenham-se e ressignificam-se em busca de suas realizações pessoais e profissionais nesta instituição, esta inquietação é de grande relevância a fim de trazer uma contribuição pessoal, social e acadêmica. Desta forma temos como objetivo traçar o perfil social dessas alunas que ingressaram neste curso e compreender de que forma esta instituição pode contribuir para garantir a permanência desses estudantes. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método autobiográfico permitindo que essas estudantes sejam protagonistas de suas histórias a partir de suas trajetórias de vida acadêmica. Para a compreensão das falas dessas educandas, o trabalho apoia-se na fundamentação teórica de Freire (2005-2011) que nos traz a compreensão de uma educação mais humanista e libertadora; Sassaki (1997) que nos aponta à inclusão e aceitação das subjetividades desses sujeitos; Bogdan e Biklen (1991) e Minayo (1994, 2000) que ancoram o método qualitativo por meio da investigação social. Por fim, esta dissertação evidencia que há inúmeras dificuldades durante a trajetória acadêmica e social dessas estudantes, e o quanto é imprescindível o apoio da família, dos docentes e da instituição como um todo para que esses sujeitos possam garantir sua permanência acadêmica. Ainda nesse contexto é importante salientar que não é só necessariamente sobre ofertar vagas para o acesso ao ensino superior, mas é fundamental que a instituição corrobore com ações afirmativas para que esses sujeitos garantam sua permanência e consigam através da educação superior suas realizações pessoais e profissionais. |
id |
UFER_e53211cfa445340aa204689087fcf99a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8219 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASNarrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras.Este trabalho apresenta um estudo com narrativas autobiográficas reflexivas acerca das memórias sociais e das trajetórias da vida acadêmica de três estudantes ouvintes que estão nos períodos finais do curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA. As histórias de vida desses sujeitos são observadas sob a ênfase educativa de formação, mostrando o quanto empenham-se e ressignificam-se em busca de suas realizações pessoais e profissionais nesta instituição, esta inquietação é de grande relevância a fim de trazer uma contribuição pessoal, social e acadêmica. Desta forma temos como objetivo traçar o perfil social dessas alunas que ingressaram neste curso e compreender de que forma esta instituição pode contribuir para garantir a permanência desses estudantes. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método autobiográfico permitindo que essas estudantes sejam protagonistas de suas histórias a partir de suas trajetórias de vida acadêmica. Para a compreensão das falas dessas educandas, o trabalho apoia-se na fundamentação teórica de Freire (2005-2011) que nos traz a compreensão de uma educação mais humanista e libertadora; Sassaki (1997) que nos aponta à inclusão e aceitação das subjetividades desses sujeitos; Bogdan e Biklen (1991) e Minayo (1994, 2000) que ancoram o método qualitativo por meio da investigação social. Por fim, esta dissertação evidencia que há inúmeras dificuldades durante a trajetória acadêmica e social dessas estudantes, e o quanto é imprescindível o apoio da família, dos docentes e da instituição como um todo para que esses sujeitos possam garantir sua permanência acadêmica. Ainda nesse contexto é importante salientar que não é só necessariamente sobre ofertar vagas para o acesso ao ensino superior, mas é fundamental que a instituição corrobore com ações afirmativas para que esses sujeitos garantam sua permanência e consigam através da educação superior suas realizações pessoais e profissionais.55 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Mariane Linhares daSilva, Mariane Linhares daFagundes, Isabelle PinheiroSilva, Bianca Sonale Fonseca daSILVA, MICHELE ALVES DA2023-01-12T12:52:19Z2023-01-12T12:52:19Z2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8219Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
title |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
spellingShingle |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. SILVA, MICHELE ALVES DA LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Narrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras. |
title_short |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
title_full |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
title_fullStr |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
title_sort |
UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE. |
author |
SILVA, MICHELE ALVES DA |
author_facet |
SILVA, MICHELE ALVES DA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mariane Linhares da Silva, Mariane Linhares da Fagundes, Isabelle Pinheiro Silva, Bianca Sonale Fonseca da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, MICHELE ALVES DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Narrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras. |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS Narrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras. |
description |
Este trabalho apresenta um estudo com narrativas autobiográficas reflexivas acerca das memórias sociais e das trajetórias da vida acadêmica de três estudantes ouvintes que estão nos períodos finais do curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA. As histórias de vida desses sujeitos são observadas sob a ênfase educativa de formação, mostrando o quanto empenham-se e ressignificam-se em busca de suas realizações pessoais e profissionais nesta instituição, esta inquietação é de grande relevância a fim de trazer uma contribuição pessoal, social e acadêmica. Desta forma temos como objetivo traçar o perfil social dessas alunas que ingressaram neste curso e compreender de que forma esta instituição pode contribuir para garantir a permanência desses estudantes. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método autobiográfico permitindo que essas estudantes sejam protagonistas de suas histórias a partir de suas trajetórias de vida acadêmica. Para a compreensão das falas dessas educandas, o trabalho apoia-se na fundamentação teórica de Freire (2005-2011) que nos traz a compreensão de uma educação mais humanista e libertadora; Sassaki (1997) que nos aponta à inclusão e aceitação das subjetividades desses sujeitos; Bogdan e Biklen (1991) e Minayo (1994, 2000) que ancoram o método qualitativo por meio da investigação social. Por fim, esta dissertação evidencia que há inúmeras dificuldades durante a trajetória acadêmica e social dessas estudantes, e o quanto é imprescindível o apoio da família, dos docentes e da instituição como um todo para que esses sujeitos possam garantir sua permanência acadêmica. Ainda nesse contexto é importante salientar que não é só necessariamente sobre ofertar vagas para o acesso ao ensino superior, mas é fundamental que a instituição corrobore com ações afirmativas para que esses sujeitos garantam sua permanência e consigam através da educação superior suas realizações pessoais e profissionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20 2023-01-12T12:52:19Z 2023-01-12T12:52:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747484248899584 |