UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, MICHELE ALVES DA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo com narrativas autobiográficas reflexivas acerca das memórias sociais e das trajetórias da vida acadêmica de três estudantes ouvintes que estão nos períodos finais do curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA. As histórias de vida desses sujeitos são observadas sob a ênfase educativa de formação, mostrando o quanto empenham-se e ressignificam-se em busca de suas realizações pessoais e profissionais nesta instituição, esta inquietação é de grande relevância a fim de trazer uma contribuição pessoal, social e acadêmica. Desta forma temos como objetivo traçar o perfil social dessas alunas que ingressaram neste curso e compreender de que forma esta instituição pode contribuir para garantir a permanência desses estudantes. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método autobiográfico permitindo que essas estudantes sejam protagonistas de suas histórias a partir de suas trajetórias de vida acadêmica. Para a compreensão das falas dessas educandas, o trabalho apoia-se na fundamentação teórica de Freire (2005-2011) que nos traz a compreensão de uma educação mais humanista e libertadora; Sassaki (1997) que nos aponta à inclusão e aceitação das subjetividades desses sujeitos; Bogdan e Biklen (1991) e Minayo (1994, 2000) que ancoram o método qualitativo por meio da investigação social. Por fim, esta dissertação evidencia que há inúmeras dificuldades durante a trajetória acadêmica e social dessas estudantes, e o quanto é imprescindível o apoio da família, dos docentes e da instituição como um todo para que esses sujeitos possam garantir sua permanência acadêmica. Ainda nesse contexto é importante salientar que não é só necessariamente sobre ofertar vagas para o acesso ao ensino superior, mas é fundamental que a instituição corrobore com ações afirmativas para que esses sujeitos garantam sua permanência e consigam através da educação superior suas realizações pessoais e profissionais.
id UFER_e53211cfa445340aa204689087fcf99a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8219
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRASNarrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras.Este trabalho apresenta um estudo com narrativas autobiográficas reflexivas acerca das memórias sociais e das trajetórias da vida acadêmica de três estudantes ouvintes que estão nos períodos finais do curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA. As histórias de vida desses sujeitos são observadas sob a ênfase educativa de formação, mostrando o quanto empenham-se e ressignificam-se em busca de suas realizações pessoais e profissionais nesta instituição, esta inquietação é de grande relevância a fim de trazer uma contribuição pessoal, social e acadêmica. Desta forma temos como objetivo traçar o perfil social dessas alunas que ingressaram neste curso e compreender de que forma esta instituição pode contribuir para garantir a permanência desses estudantes. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método autobiográfico permitindo que essas estudantes sejam protagonistas de suas histórias a partir de suas trajetórias de vida acadêmica. Para a compreensão das falas dessas educandas, o trabalho apoia-se na fundamentação teórica de Freire (2005-2011) que nos traz a compreensão de uma educação mais humanista e libertadora; Sassaki (1997) que nos aponta à inclusão e aceitação das subjetividades desses sujeitos; Bogdan e Biklen (1991) e Minayo (1994, 2000) que ancoram o método qualitativo por meio da investigação social. Por fim, esta dissertação evidencia que há inúmeras dificuldades durante a trajetória acadêmica e social dessas estudantes, e o quanto é imprescindível o apoio da família, dos docentes e da instituição como um todo para que esses sujeitos possam garantir sua permanência acadêmica. Ainda nesse contexto é importante salientar que não é só necessariamente sobre ofertar vagas para o acesso ao ensino superior, mas é fundamental que a instituição corrobore com ações afirmativas para que esses sujeitos garantam sua permanência e consigam através da educação superior suas realizações pessoais e profissionais.55 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Mariane Linhares daSilva, Mariane Linhares daFagundes, Isabelle PinheiroSilva, Bianca Sonale Fonseca daSILVA, MICHELE ALVES DA2023-01-12T12:52:19Z2023-01-12T12:52:19Z2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T20:46:48Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8219Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T20:46:48Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
title UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
spellingShingle UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
SILVA, MICHELE ALVES DA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Narrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras.
title_short UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
title_full UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
title_fullStr UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
title_full_unstemmed UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
title_sort UM ESTUDO COM NARRATIVAS DE ESTUDANTES DE LETRAS LIBRAS: ENTRE O ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.
author SILVA, MICHELE ALVES DA
author_facet SILVA, MICHELE ALVES DA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mariane Linhares da
Silva, Mariane Linhares da
Fagundes, Isabelle Pinheiro
Silva, Bianca Sonale Fonseca da
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, MICHELE ALVES DA
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Narrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LIBRAS
Narrativas autobiográficas; Trajetória; Permanência; Estudantes; Letras Libras.
description Este trabalho apresenta um estudo com narrativas autobiográficas reflexivas acerca das memórias sociais e das trajetórias da vida acadêmica de três estudantes ouvintes que estão nos períodos finais do curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semi Árido – UFERSA. As histórias de vida desses sujeitos são observadas sob a ênfase educativa de formação, mostrando o quanto empenham-se e ressignificam-se em busca de suas realizações pessoais e profissionais nesta instituição, esta inquietação é de grande relevância a fim de trazer uma contribuição pessoal, social e acadêmica. Desta forma temos como objetivo traçar o perfil social dessas alunas que ingressaram neste curso e compreender de que forma esta instituição pode contribuir para garantir a permanência desses estudantes. A abordagem metodológica utilizada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa fazendo uso do método autobiográfico permitindo que essas estudantes sejam protagonistas de suas histórias a partir de suas trajetórias de vida acadêmica. Para a compreensão das falas dessas educandas, o trabalho apoia-se na fundamentação teórica de Freire (2005-2011) que nos traz a compreensão de uma educação mais humanista e libertadora; Sassaki (1997) que nos aponta à inclusão e aceitação das subjetividades desses sujeitos; Bogdan e Biklen (1991) e Minayo (1994, 2000) que ancoram o método qualitativo por meio da investigação social. Por fim, esta dissertação evidencia que há inúmeras dificuldades durante a trajetória acadêmica e social dessas estudantes, e o quanto é imprescindível o apoio da família, dos docentes e da instituição como um todo para que esses sujeitos possam garantir sua permanência acadêmica. Ainda nesse contexto é importante salientar que não é só necessariamente sobre ofertar vagas para o acesso ao ensino superior, mas é fundamental que a instituição corrobore com ações afirmativas para que esses sujeitos garantam sua permanência e consigam através da educação superior suas realizações pessoais e profissionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
2023-01-12T12:52:19Z
2023-01-12T12:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747484248899584