O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larisse Daiana da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849
Resumo: O direito ao acesso à educação e a aprendizagem são garantias constitucionais universais, previstas como um dever do Estado e da família a todos os brasileiros. Entretanto, mesmo que assegurada por lei, ainda são enfrentados muitos obstáculos. Neste sentido, a pergunta problema desta pesquisa é: As práticas utilizadas durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa em uma escola de ensino básico do município de Caraúbas/RN atende as necessidades dos alunos com o espectro autista? Sendo assim, este trabalho discute sobre o ensino de Língua Inglesa para alunos com o transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. Possuindo como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com o espectro autista na Educação Básica de uma escola de Caraúbas/RN. O trabalho utiliza a pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2022) como metodologia, uma abordagem com caráter investigativo e participativo. Desse modo, o estudo foi desenvolvido através da observação das aulas na turma da disciplina de Língua Inglesa, com o acompanhamento de um diário de bordo. Como suporte teórico para este estudo, foram consideradas as reflexões de Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); além de refletir sobre as práticas e concepções, fundamentadas na Lei Federal 12.764 e Lei nº 13.146/2015, entre outras reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. Dos resultados, entende-se que para se ter uma educação inclusiva é necessário rever as práticas de ensino, a fim de diversificar o ambiente de sala de aula. Diante disso, elaborou-se um plano de aula com atividades pensadas para atender às necessidades individuais dos alunos.
id UFER_453300c000ee9d87f7906fe6f7a58aa6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10849
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidadesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAInclusãoAutismoLíngua InglesaAbordagensDocênciaO direito ao acesso à educação e a aprendizagem são garantias constitucionais universais, previstas como um dever do Estado e da família a todos os brasileiros. Entretanto, mesmo que assegurada por lei, ainda são enfrentados muitos obstáculos. Neste sentido, a pergunta problema desta pesquisa é: As práticas utilizadas durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa em uma escola de ensino básico do município de Caraúbas/RN atende as necessidades dos alunos com o espectro autista? Sendo assim, este trabalho discute sobre o ensino de Língua Inglesa para alunos com o transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. Possuindo como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com o espectro autista na Educação Básica de uma escola de Caraúbas/RN. O trabalho utiliza a pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2022) como metodologia, uma abordagem com caráter investigativo e participativo. Desse modo, o estudo foi desenvolvido através da observação das aulas na turma da disciplina de Língua Inglesa, com o acompanhamento de um diário de bordo. Como suporte teórico para este estudo, foram consideradas as reflexões de Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); além de refletir sobre as práticas e concepções, fundamentadas na Lei Federal 12.764 e Lei nº 13.146/2015, entre outras reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. Dos resultados, entende-se que para se ter uma educação inclusiva é necessário rever as práticas de ensino, a fim de diversificar o ambiente de sala de aula. Diante disso, elaborou-se um plano de aula com atividades pensadas para atender às necessidades individuais dos alunos.The right to access to education and learning are universal constitutional guarantees, outlined as a duty of the State and families to all Brazilians. Nevertheless, even though ensured by law, there are still many obstacles faced. In this regard, the research question for this study is: Do the practices used during English language classes in a basic education school in the municipality of Caraúbas/RN meet the needs of students with autism spectrum disorder? Thus, this work discusses the teaching of the English language to students with autism spectrum disorder: challenges and possibilities. Its overall objective is to investigate the inclusion process of students with autism spectrum disorder in Basic Education in a school in Caraúbas/RN. The study employs action research (Michel Thiollent, 2022) as its methodology, an investigative and participatory approach. The study was conducted through classroom observation in the English language class, with the aid of a diary. The theoretical framework for this study encompasses the reflections of Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); as well as a consideration of practices and concepts rooted in Federal Law 12,764 and Law No. 13,146/2015, among other insights presented throughout the work. From the results, it is understood that achieving inclusive education requires a reconsideration of teaching practices in order to diversify the classroom environment. As a result, a lesson plan with activities designed to meet individual student needs was developed.63 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Anderson Romário SouzaSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Bruno Coriolano de AlmeidaOliveira, Joseane de SouzaSilva, Larisse Daiana da2024-05-17T16:56:00Z2024-05-17T16:56:00Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Larisse Daiana da. O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-18T03:00:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10849Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-18T03:00:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
spellingShingle O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
Silva, Larisse Daiana da
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Inclusão
Autismo
Língua Inglesa
Abordagens
Docência
title_short O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_full O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_fullStr O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
title_sort O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
author Silva, Larisse Daiana da
author_facet Silva, Larisse Daiana da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Anderson Romário Souza
Silva, Anderson Romário Souza
Costa, Bruno Coriolano de Almeida
Oliveira, Joseane de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larisse Daiana da
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Inclusão
Autismo
Língua Inglesa
Abordagens
Docência
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Inclusão
Autismo
Língua Inglesa
Abordagens
Docência
description O direito ao acesso à educação e a aprendizagem são garantias constitucionais universais, previstas como um dever do Estado e da família a todos os brasileiros. Entretanto, mesmo que assegurada por lei, ainda são enfrentados muitos obstáculos. Neste sentido, a pergunta problema desta pesquisa é: As práticas utilizadas durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa em uma escola de ensino básico do município de Caraúbas/RN atende as necessidades dos alunos com o espectro autista? Sendo assim, este trabalho discute sobre o ensino de Língua Inglesa para alunos com o transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. Possuindo como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com o espectro autista na Educação Básica de uma escola de Caraúbas/RN. O trabalho utiliza a pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2022) como metodologia, uma abordagem com caráter investigativo e participativo. Desse modo, o estudo foi desenvolvido através da observação das aulas na turma da disciplina de Língua Inglesa, com o acompanhamento de um diário de bordo. Como suporte teórico para este estudo, foram consideradas as reflexões de Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); além de refletir sobre as práticas e concepções, fundamentadas na Lei Federal 12.764 e Lei nº 13.146/2015, entre outras reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. Dos resultados, entende-se que para se ter uma educação inclusiva é necessário rever as práticas de ensino, a fim de diversificar o ambiente de sala de aula. Diante disso, elaborou-se um plano de aula com atividades pensadas para atender às necessidades individuais dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
2024-05-17T16:56:00Z
2024-05-17T16:56:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Larisse Daiana da. O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849
identifier_str_mv SILVA, Larisse Daiana da. O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453287596032