O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849 |
Resumo: | O direito ao acesso à educação e a aprendizagem são garantias constitucionais universais, previstas como um dever do Estado e da família a todos os brasileiros. Entretanto, mesmo que assegurada por lei, ainda são enfrentados muitos obstáculos. Neste sentido, a pergunta problema desta pesquisa é: As práticas utilizadas durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa em uma escola de ensino básico do município de Caraúbas/RN atende as necessidades dos alunos com o espectro autista? Sendo assim, este trabalho discute sobre o ensino de Língua Inglesa para alunos com o transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. Possuindo como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com o espectro autista na Educação Básica de uma escola de Caraúbas/RN. O trabalho utiliza a pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2022) como metodologia, uma abordagem com caráter investigativo e participativo. Desse modo, o estudo foi desenvolvido através da observação das aulas na turma da disciplina de Língua Inglesa, com o acompanhamento de um diário de bordo. Como suporte teórico para este estudo, foram consideradas as reflexões de Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); além de refletir sobre as práticas e concepções, fundamentadas na Lei Federal 12.764 e Lei nº 13.146/2015, entre outras reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. Dos resultados, entende-se que para se ter uma educação inclusiva é necessário rever as práticas de ensino, a fim de diversificar o ambiente de sala de aula. Diante disso, elaborou-se um plano de aula com atividades pensadas para atender às necessidades individuais dos alunos. |
id |
UFER_453300c000ee9d87f7906fe6f7a58aa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10849 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidadesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAInclusãoAutismoLíngua InglesaAbordagensDocênciaO direito ao acesso à educação e a aprendizagem são garantias constitucionais universais, previstas como um dever do Estado e da família a todos os brasileiros. Entretanto, mesmo que assegurada por lei, ainda são enfrentados muitos obstáculos. Neste sentido, a pergunta problema desta pesquisa é: As práticas utilizadas durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa em uma escola de ensino básico do município de Caraúbas/RN atende as necessidades dos alunos com o espectro autista? Sendo assim, este trabalho discute sobre o ensino de Língua Inglesa para alunos com o transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. Possuindo como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com o espectro autista na Educação Básica de uma escola de Caraúbas/RN. O trabalho utiliza a pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2022) como metodologia, uma abordagem com caráter investigativo e participativo. Desse modo, o estudo foi desenvolvido através da observação das aulas na turma da disciplina de Língua Inglesa, com o acompanhamento de um diário de bordo. Como suporte teórico para este estudo, foram consideradas as reflexões de Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); além de refletir sobre as práticas e concepções, fundamentadas na Lei Federal 12.764 e Lei nº 13.146/2015, entre outras reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. Dos resultados, entende-se que para se ter uma educação inclusiva é necessário rever as práticas de ensino, a fim de diversificar o ambiente de sala de aula. Diante disso, elaborou-se um plano de aula com atividades pensadas para atender às necessidades individuais dos alunos.The right to access to education and learning are universal constitutional guarantees, outlined as a duty of the State and families to all Brazilians. Nevertheless, even though ensured by law, there are still many obstacles faced. In this regard, the research question for this study is: Do the practices used during English language classes in a basic education school in the municipality of Caraúbas/RN meet the needs of students with autism spectrum disorder? Thus, this work discusses the teaching of the English language to students with autism spectrum disorder: challenges and possibilities. Its overall objective is to investigate the inclusion process of students with autism spectrum disorder in Basic Education in a school in Caraúbas/RN. The study employs action research (Michel Thiollent, 2022) as its methodology, an investigative and participatory approach. The study was conducted through classroom observation in the English language class, with the aid of a diary. The theoretical framework for this study encompasses the reflections of Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); as well as a consideration of practices and concepts rooted in Federal Law 12,764 and Law No. 13,146/2015, among other insights presented throughout the work. From the results, it is understood that achieving inclusive education requires a reconsideration of teaching practices in order to diversify the classroom environment. As a result, a lesson plan with activities designed to meet individual student needs was developed.63 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Anderson Romário SouzaSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Bruno Coriolano de AlmeidaOliveira, Joseane de SouzaSilva, Larisse Daiana da2024-05-17T16:56:00Z2024-05-17T16:56:00Z2023-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Larisse Daiana da. O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-18T03:00:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10849Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-18T03:00:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
title |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades Silva, Larisse Daiana da LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Inclusão Autismo Língua Inglesa Abordagens Docência |
title_short |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
title_full |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
title_sort |
O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades |
author |
Silva, Larisse Daiana da |
author_facet |
Silva, Larisse Daiana da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Anderson Romário Souza Silva, Anderson Romário Souza Costa, Bruno Coriolano de Almeida Oliveira, Joseane de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Larisse Daiana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Inclusão Autismo Língua Inglesa Abordagens Docência |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Inclusão Autismo Língua Inglesa Abordagens Docência |
description |
O direito ao acesso à educação e a aprendizagem são garantias constitucionais universais, previstas como um dever do Estado e da família a todos os brasileiros. Entretanto, mesmo que assegurada por lei, ainda são enfrentados muitos obstáculos. Neste sentido, a pergunta problema desta pesquisa é: As práticas utilizadas durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa em uma escola de ensino básico do município de Caraúbas/RN atende as necessidades dos alunos com o espectro autista? Sendo assim, este trabalho discute sobre o ensino de Língua Inglesa para alunos com o transtorno do espectro autista: desafios e possibilidades. Possuindo como objetivo geral investigar o processo de inclusão do aluno com o espectro autista na Educação Básica de uma escola de Caraúbas/RN. O trabalho utiliza a pesquisa-ação (Michel Thiollent, 2022) como metodologia, uma abordagem com caráter investigativo e participativo. Desse modo, o estudo foi desenvolvido através da observação das aulas na turma da disciplina de Língua Inglesa, com o acompanhamento de um diário de bordo. Como suporte teórico para este estudo, foram consideradas as reflexões de Ferreira, O. H., & Tonelli, J. R. (2020); Martins, Lúcia de Araújo Ramos (2011); além de refletir sobre as práticas e concepções, fundamentadas na Lei Federal 12.764 e Lei nº 13.146/2015, entre outras reflexões apresentadas no decorrer do trabalho. Dos resultados, entende-se que para se ter uma educação inclusiva é necessário rever as práticas de ensino, a fim de diversificar o ambiente de sala de aula. Diante disso, elaborou-se um plano de aula com atividades pensadas para atender às necessidades individuais dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 2024-05-17T16:56:00Z 2024-05-17T16:56:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Larisse Daiana da. O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849 |
identifier_str_mv |
SILVA, Larisse Daiana da. O Ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453287596032 |