Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria Das Graças Martins
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832
Resumo: O ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é desafiador para os professores da Educação Básica. O presente estudo teve como problema, quais as dificuldades e possibilidades dos professores de inglês para ensinar alunos com TEA? O objetivo geral investigar quais os caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês que possui aluno com TEA na referida Escola Pública do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva de proporcionar um ensino mais significativo para o educando. Para tanto, o nosso objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: Conhecer um pouco sobre educação inclusiva e autismo; analisar as dificuldades e possibilidades elencadas pelos professores de inglês para o aluno autista; viabilizar reflexões e proposições para o ensino de inglês de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os participantes da pesquisa consistem em dois professores: 1 de língua inglesa e 1 professora de Educação Especial. O corpus da pesquisa foi composto por dois questionários on-line, elaborados pela ferramenta do Google Forms e enviados via e-mail. Para dar sustentação teórica a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa tivemos as contribuições de Leffa (2007); para enriquecer pesquisa de ensino inclusivo Mantoan (2003), Santos (2008), Fumegalli (2012), Antunes (2004). Para se fazer uma análise da metodologia, Severino (2007). Os resultados encontrados com a pesquisa foram reflexivos e colaborativos diante dos desafios de formas eficientes com o ensino de discentes com TEA no ensino de inglês. Descobrindo caminhos possíveis para inseri um ensino inclusivo propondo reflexões metodológicas quanto ao ensino e aprendizagem.
id UFER_ab5ee3e9024165f6412fb5935df15ece
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10832
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RNLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESATranstorno do espectro autistaInclusão escolarEnsino de inglêsProfessor de inglêsEducação BásicaO ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é desafiador para os professores da Educação Básica. O presente estudo teve como problema, quais as dificuldades e possibilidades dos professores de inglês para ensinar alunos com TEA? O objetivo geral investigar quais os caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês que possui aluno com TEA na referida Escola Pública do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva de proporcionar um ensino mais significativo para o educando. Para tanto, o nosso objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: Conhecer um pouco sobre educação inclusiva e autismo; analisar as dificuldades e possibilidades elencadas pelos professores de inglês para o aluno autista; viabilizar reflexões e proposições para o ensino de inglês de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os participantes da pesquisa consistem em dois professores: 1 de língua inglesa e 1 professora de Educação Especial. O corpus da pesquisa foi composto por dois questionários on-line, elaborados pela ferramenta do Google Forms e enviados via e-mail. Para dar sustentação teórica a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa tivemos as contribuições de Leffa (2007); para enriquecer pesquisa de ensino inclusivo Mantoan (2003), Santos (2008), Fumegalli (2012), Antunes (2004). Para se fazer uma análise da metodologia, Severino (2007). Os resultados encontrados com a pesquisa foram reflexivos e colaborativos diante dos desafios de formas eficientes com o ensino de discentes com TEA no ensino de inglês. Descobrindo caminhos possíveis para inseri um ensino inclusivo propondo reflexões metodológicas quanto ao ensino e aprendizagem.27 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCosta, Mifra Angélica Chaves daCosta, Mifra Angélica Chaves daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaRosa Filho, Jeová A.Morais, Maria Das Graças Martins2024-05-13T18:44:00Z2024-05-13T18:44:00Z2024-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMORAIS, Maria das Graças Martins. Desafios e caminhos possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-14T03:01:15Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10832Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-14T03:01:15Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
title Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
spellingShingle Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
Morais, Maria Das Graças Martins
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Ensino de inglês
Professor de inglês
Educação Básica
title_short Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
title_full Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
title_fullStr Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
title_full_unstemmed Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
title_sort Caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN
author Morais, Maria Das Graças Martins
author_facet Morais, Maria Das Graças Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Mifra Angélica Chaves da
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Rosa Filho, Jeová A.
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria Das Graças Martins
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Ensino de inglês
Professor de inglês
Educação Básica
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Ensino de inglês
Professor de inglês
Educação Básica
description O ensino de língua inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é desafiador para os professores da Educação Básica. O presente estudo teve como problema, quais as dificuldades e possibilidades dos professores de inglês para ensinar alunos com TEA? O objetivo geral investigar quais os caminhos e desafios possíveis para o professor de inglês que possui aluno com TEA na referida Escola Pública do Rio Grande do Norte (RN). Na perspectiva de proporcionar um ensino mais significativo para o educando. Para tanto, o nosso objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: Conhecer um pouco sobre educação inclusiva e autismo; analisar as dificuldades e possibilidades elencadas pelos professores de inglês para o aluno autista; viabilizar reflexões e proposições para o ensino de inglês de alunos com TEA. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e de campo. Os participantes da pesquisa consistem em dois professores: 1 de língua inglesa e 1 professora de Educação Especial. O corpus da pesquisa foi composto por dois questionários on-line, elaborados pela ferramenta do Google Forms e enviados via e-mail. Para dar sustentação teórica a pesquisa sobre o ensino de língua inglesa tivemos as contribuições de Leffa (2007); para enriquecer pesquisa de ensino inclusivo Mantoan (2003), Santos (2008), Fumegalli (2012), Antunes (2004). Para se fazer uma análise da metodologia, Severino (2007). Os resultados encontrados com a pesquisa foram reflexivos e colaborativos diante dos desafios de formas eficientes com o ensino de discentes com TEA no ensino de inglês. Descobrindo caminhos possíveis para inseri um ensino inclusivo propondo reflexões metodológicas quanto ao ensino e aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T18:44:00Z
2024-05-13T18:44:00Z
2024-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Maria das Graças Martins. Desafios e caminhos possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832
identifier_str_mv MORAIS, Maria das Graças Martins. Desafios e caminhos possíveis para o professor de inglês no processo de ensino de alunos com autismo em Janduís-RN. 2024. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747493506777088