Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Karla Jakceline da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093
Resumo: O presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo.
id UFER_613b5bd3cdc0651a51c0cb75733be605
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8093
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIACurrículoPráticas PedagógicasEJAReflexõesDiálogosO presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo.40 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Ananias Agostinho daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSantos, Ana Maria Ferreira dosNascimento, Karla Jakceline da Silva2022-12-29T16:33:05Z2022-12-29T16:33:05Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:41:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8093Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:41:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
title Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
spellingShingle Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
Nascimento, Karla Jakceline da Silva
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA
Currículo
Práticas Pedagógicas
EJA
Reflexões
Diálogos
title_short Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
title_full Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
title_fullStr Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
title_full_unstemmed Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
title_sort Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
author Nascimento, Karla Jakceline da Silva
author_facet Nascimento, Karla Jakceline da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Divoene Pereira Cruz
Silva, Divoene Pereira Cruz
Silva, Divoene Pereira Cruz
Silva, Ananias Agostinho da
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Santos, Ana Maria Ferreira dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Karla Jakceline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA
Currículo
Práticas Pedagógicas
EJA
Reflexões
Diálogos
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA
Currículo
Práticas Pedagógicas
EJA
Reflexões
Diálogos
description O presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29T16:33:05Z
2022-12-29T16:33:05Z
2022-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747456914620416