Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093 |
Resumo: | O presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo. |
id |
UFER_613b5bd3cdc0651a51c0cb75733be605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8093 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIACurrículoPráticas PedagógicasEJAReflexõesDiálogosO presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo.40 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Divoene Pereira CruzSilva, Ananias Agostinho daBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSantos, Ana Maria Ferreira dosNascimento, Karla Jakceline da Silva2022-12-29T16:33:05Z2022-12-29T16:33:05Z2022-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-30T04:41:31Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8093Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-30T04:41:31Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
title |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
spellingShingle |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. Nascimento, Karla Jakceline da Silva CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA Currículo Práticas Pedagógicas EJA Reflexões Diálogos |
title_short |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
title_full |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
title_fullStr |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
title_full_unstemmed |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
title_sort |
Currículo e práticas pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação continuada de professores. |
author |
Nascimento, Karla Jakceline da Silva |
author_facet |
Nascimento, Karla Jakceline da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Divoene Pereira Cruz Silva, Divoene Pereira Cruz Silva, Divoene Pereira Cruz Silva, Ananias Agostinho da Brasil, Maria Ghisleny de Paiva Santos, Ana Maria Ferreira dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Karla Jakceline da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA Currículo Práticas Pedagógicas EJA Reflexões Diálogos |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PEDAGOGIA Currículo Práticas Pedagógicas EJA Reflexões Diálogos |
description |
O presente artigo intitulado Currículo e Práticas Pedagógicas na EJA: reflexões e diálogos na formação inicial e continuada de professores, aborda as reflexões e os diálogos empreendidos no decorrer do curso de Pedagogia quando dos nossos estudos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Articulada a estas reflexões apresentamos também uma pesquisa de campo do tipo qualitativa de caráter interpretativo e dialógico realizada com 04 (quatro) professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas de ensino de municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em nossa interlocução teórica nos respaldamos nos estudos de Freire que trouxe contribuições em seus escritos que puderam enriquecer nossa discussão. (1996;1992 e 1986), Di Pierro (2005), Arroyo (2008), Santos (2016), Segundo Lira e Santana (2015) e Candau (2012). Como opção metodológica abordamos Silva; Pinheiro (2016), Ludke (1986), Andrade (2010) e Souza, Oliveira e Alves (2021). A escolha pelo tema se deu no decorrer do curso e teve sua origem em muitos fatores dentre eles a inquietação em compreendermos a importância da Pedagogia Freireana na prática pedagógica dos professores da EJA. Esta inquietação se constituiu durante minha graduação quando do meu encontro com as discussões teóricas empreendidas nas disciplinas cursadas, nos estágios, e nas vivências como bolsista do Grupo de Pesquisa e Extensão Práticas Pedagógicas em EJA - PRAEJA. A reflexão a respeito do Currículo e das Práticas pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), requer conhecimento do processo histórico de exclusão social por que passa esta modalidade de ensino e os sujeitos que a constitui. Por meio da partilha com os professores compreendemos que muitos são os conflitos que aqueles professores vivenciavam, mas que apesar deste cenário desafiador havia por parte dos mesmos o compromisso político para com seus educandos e com esta modalidade de ensino. Entendemos que há muitas lacunas no que diz respeito ao repensar de uma estruturar curricular voltada para o atendimento das necessidades pessoais e profissionais dos sujeitos jovens, adultos e idosos da EJA. Em suma, o trabalho aponta para a necessidade de um repensar e refletir acerca das lutas conjuntas como também os princípios norteadores freireanos de educação para assim conseguirmos construir uma EJA que promova a ascensão social e a integração das pessoas jovens, idosas e adultas nos mais diversos espaços do mundo contemporâneo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29T16:33:05Z 2022-12-29T16:33:05Z 2022-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747456914620416 |