ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880 |
Resumo: | A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos surdos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de acesso ao ensino superior. Observamos tais dificuldades durante o estágio de Libras e no projeto de extensão intitulado “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, no qual os alunos expressam dificuldades em serem aprovados no Exame. Apesar de apresentar conteúdos básicos, os alunos tinham dificuldade em compreender, seja por não conseguirem assimilar ou até por ser o primeiro contato com alguns temas abordados. Diante disso, o objetivo foi investigar as causas dessas dificuldades, refletir sobre essas dificuldades e propor o que pode ser melhorado para que as aprovações sejam cada vez mais positivas. Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, fundamentada em Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) e Bogdan e Biklen (2002). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário através do Google Forms para oportunizar o relato dos surdos. Por fim, notamos que eles enfrentam dificuldades significativas de acesso a professores fluentes em Libras, intérpretes e conteúdos adaptados para uma melhor compreensão. Acreditamos que as dificuldades estão ligadas à educação precária que os surdos têm recebido. Como resultado, isso acaba impactando negativamente seu desempenho no exame. Portanto, é crucial que a luta pela educação bilingue de surdos não seja interrompida. É necessário que essa luta continue para que as leis não permaneçam apenas no papel, mas sejam efetivamente implementadas na prática. |
id |
UFER_632564148340d2f4592cc49b6dec4186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10880 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacionalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASENEMAlunos surdosEducação bilíngueA pesquisa investigou as dificuldades dos alunos surdos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de acesso ao ensino superior. Observamos tais dificuldades durante o estágio de Libras e no projeto de extensão intitulado “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, no qual os alunos expressam dificuldades em serem aprovados no Exame. Apesar de apresentar conteúdos básicos, os alunos tinham dificuldade em compreender, seja por não conseguirem assimilar ou até por ser o primeiro contato com alguns temas abordados. Diante disso, o objetivo foi investigar as causas dessas dificuldades, refletir sobre essas dificuldades e propor o que pode ser melhorado para que as aprovações sejam cada vez mais positivas. Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, fundamentada em Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) e Bogdan e Biklen (2002). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário através do Google Forms para oportunizar o relato dos surdos. Por fim, notamos que eles enfrentam dificuldades significativas de acesso a professores fluentes em Libras, intérpretes e conteúdos adaptados para uma melhor compreensão. Acreditamos que as dificuldades estão ligadas à educação precária que os surdos têm recebido. Como resultado, isso acaba impactando negativamente seu desempenho no exame. Portanto, é crucial que a luta pela educação bilingue de surdos não seja interrompida. É necessário que essa luta continue para que as leis não permaneçam apenas no papel, mas sejam efetivamente implementadas na prática.The research investigated deaf students' difficulties in relation to the National High School Exam (ENEM), the main form of access to higher education. We observed these difficulties during the Libras internship and in the extension project entitled "Pre ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras" (Pre ENEM for the deaf: accessible classes in Libras), in which students expressed difficulties in passing the exam. Despite presenting basic content, the students had difficulty understanding it, either because they couldn't assimilate it or because it was their first contact with some of the topics covered. In view of this, the aim was to investigate the causes of these difficulties, reflect on them and propose what could be improved so that pass rates become increasingly positive. This work consists of exploratory and descriptive qualitative research, based on Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) and Bogdan and Biklen (2002). Data was collected using a Google Forms form to give the deaf an opportunity to report. Finally, we noticed that they face significant difficulties in accessing teachers fluent in Libras, interpreters and content adapted for better understanding. We believe that these difficulties are linked to the poor education that deaf people have received. As a result, this ends up having a negative impact on their performance in the exam. It is therefore crucial that the fight for bilingual education for the deaf is not interrupted. It is necessary for this fight to continue so that the laws do not just remain on paper, but are actually implemented in practice.21 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, João Batista NevesFerreira, João Batista NevesViana Neto, Francisco de AcaciFagundes, Isabelle PinheiroLima, Denyse Kelly de2024-07-04T16:57:35Z2024-07-04T16:57:35Z2024-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIMA, Denyse Kelly de. Enem em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional. 2024. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-05T03:00:23Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10880Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-05T03:00:23Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
title |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
spellingShingle |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional Lima, Denyse Kelly de LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS ENEM Alunos surdos Educação bilíngue |
title_short |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
title_full |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
title_fullStr |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
title_full_unstemmed |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
title_sort |
ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional |
author |
Lima, Denyse Kelly de |
author_facet |
Lima, Denyse Kelly de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, João Batista Neves Ferreira, João Batista Neves Viana Neto, Francisco de Acaci Fagundes, Isabelle Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Denyse Kelly de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS ENEM Alunos surdos Educação bilíngue |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS ENEM Alunos surdos Educação bilíngue |
description |
A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos surdos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de acesso ao ensino superior. Observamos tais dificuldades durante o estágio de Libras e no projeto de extensão intitulado “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, no qual os alunos expressam dificuldades em serem aprovados no Exame. Apesar de apresentar conteúdos básicos, os alunos tinham dificuldade em compreender, seja por não conseguirem assimilar ou até por ser o primeiro contato com alguns temas abordados. Diante disso, o objetivo foi investigar as causas dessas dificuldades, refletir sobre essas dificuldades e propor o que pode ser melhorado para que as aprovações sejam cada vez mais positivas. Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, fundamentada em Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) e Bogdan e Biklen (2002). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário através do Google Forms para oportunizar o relato dos surdos. Por fim, notamos que eles enfrentam dificuldades significativas de acesso a professores fluentes em Libras, intérpretes e conteúdos adaptados para uma melhor compreensão. Acreditamos que as dificuldades estão ligadas à educação precária que os surdos têm recebido. Como resultado, isso acaba impactando negativamente seu desempenho no exame. Portanto, é crucial que a luta pela educação bilingue de surdos não seja interrompida. É necessário que essa luta continue para que as leis não permaneçam apenas no papel, mas sejam efetivamente implementadas na prática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-04T16:57:35Z 2024-07-04T16:57:35Z 2024-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Denyse Kelly de. Enem em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional. 2024. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880 |
identifier_str_mv |
LIMA, Denyse Kelly de. Enem em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional. 2024. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747444712341504 |