ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Denyse Kelly de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880
Resumo: A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos surdos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de acesso ao ensino superior. Observamos tais dificuldades durante o estágio de Libras e no projeto de extensão intitulado “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, no qual os alunos expressam dificuldades em serem aprovados no Exame. Apesar de apresentar conteúdos básicos, os alunos tinham dificuldade em compreender, seja por não conseguirem assimilar ou até por ser o primeiro contato com alguns temas abordados. Diante disso, o objetivo foi investigar as causas dessas dificuldades, refletir sobre essas dificuldades e propor o que pode ser melhorado para que as aprovações sejam cada vez mais positivas. Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, fundamentada em Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) e Bogdan e Biklen (2002). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário através do Google Forms para oportunizar o relato dos surdos. Por fim, notamos que eles enfrentam dificuldades significativas de acesso a professores fluentes em Libras, intérpretes e conteúdos adaptados para uma melhor compreensão. Acreditamos que as dificuldades estão ligadas à educação precária que os surdos têm recebido. Como resultado, isso acaba impactando negativamente seu desempenho no exame. Portanto, é crucial que a luta pela educação bilingue de surdos não seja interrompida. É necessário que essa luta continue para que as leis não permaneçam apenas no papel, mas sejam efetivamente implementadas na prática.
id UFER_632564148340d2f4592cc49b6dec4186
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10880
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacionalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASENEMAlunos surdosEducação bilíngueA pesquisa investigou as dificuldades dos alunos surdos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de acesso ao ensino superior. Observamos tais dificuldades durante o estágio de Libras e no projeto de extensão intitulado “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, no qual os alunos expressam dificuldades em serem aprovados no Exame. Apesar de apresentar conteúdos básicos, os alunos tinham dificuldade em compreender, seja por não conseguirem assimilar ou até por ser o primeiro contato com alguns temas abordados. Diante disso, o objetivo foi investigar as causas dessas dificuldades, refletir sobre essas dificuldades e propor o que pode ser melhorado para que as aprovações sejam cada vez mais positivas. Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, fundamentada em Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) e Bogdan e Biklen (2002). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário através do Google Forms para oportunizar o relato dos surdos. Por fim, notamos que eles enfrentam dificuldades significativas de acesso a professores fluentes em Libras, intérpretes e conteúdos adaptados para uma melhor compreensão. Acreditamos que as dificuldades estão ligadas à educação precária que os surdos têm recebido. Como resultado, isso acaba impactando negativamente seu desempenho no exame. Portanto, é crucial que a luta pela educação bilingue de surdos não seja interrompida. É necessário que essa luta continue para que as leis não permaneçam apenas no papel, mas sejam efetivamente implementadas na prática.The research investigated deaf students' difficulties in relation to the National High School Exam (ENEM), the main form of access to higher education. We observed these difficulties during the Libras internship and in the extension project entitled "Pre ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras" (Pre ENEM for the deaf: accessible classes in Libras), in which students expressed difficulties in passing the exam. Despite presenting basic content, the students had difficulty understanding it, either because they couldn't assimilate it or because it was their first contact with some of the topics covered. In view of this, the aim was to investigate the causes of these difficulties, reflect on them and propose what could be improved so that pass rates become increasingly positive. This work consists of exploratory and descriptive qualitative research, based on Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) and Bogdan and Biklen (2002). Data was collected using a Google Forms form to give the deaf an opportunity to report. Finally, we noticed that they face significant difficulties in accessing teachers fluent in Libras, interpreters and content adapted for better understanding. We believe that these difficulties are linked to the poor education that deaf people have received. As a result, this ends up having a negative impact on their performance in the exam. It is therefore crucial that the fight for bilingual education for the deaf is not interrupted. It is necessary for this fight to continue so that the laws do not just remain on paper, but are actually implemented in practice.21 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFerreira, João Batista NevesFerreira, João Batista NevesViana Neto, Francisco de AcaciFagundes, Isabelle PinheiroLima, Denyse Kelly de2024-07-04T16:57:35Z2024-07-04T16:57:35Z2024-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLIMA, Denyse Kelly de. Enem em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional. 2024. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-05T03:00:23Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10880Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-05T03:00:23Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
title ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
spellingShingle ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
Lima, Denyse Kelly de
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
ENEM
Alunos surdos
Educação bilíngue
title_short ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
title_full ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
title_fullStr ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
title_full_unstemmed ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
title_sort ENEM em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional
author Lima, Denyse Kelly de
author_facet Lima, Denyse Kelly de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, João Batista Neves
Ferreira, João Batista Neves
Viana Neto, Francisco de Acaci
Fagundes, Isabelle Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Denyse Kelly de
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
ENEM
Alunos surdos
Educação bilíngue
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
ENEM
Alunos surdos
Educação bilíngue
description A pesquisa investigou as dificuldades dos alunos surdos em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de acesso ao ensino superior. Observamos tais dificuldades durante o estágio de Libras e no projeto de extensão intitulado “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, no qual os alunos expressam dificuldades em serem aprovados no Exame. Apesar de apresentar conteúdos básicos, os alunos tinham dificuldade em compreender, seja por não conseguirem assimilar ou até por ser o primeiro contato com alguns temas abordados. Diante disso, o objetivo foi investigar as causas dessas dificuldades, refletir sobre essas dificuldades e propor o que pode ser melhorado para que as aprovações sejam cada vez mais positivas. Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, fundamentada em Gil (2002; 2008), Pereira et al (2018) e Bogdan e Biklen (2002). A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário através do Google Forms para oportunizar o relato dos surdos. Por fim, notamos que eles enfrentam dificuldades significativas de acesso a professores fluentes em Libras, intérpretes e conteúdos adaptados para uma melhor compreensão. Acreditamos que as dificuldades estão ligadas à educação precária que os surdos têm recebido. Como resultado, isso acaba impactando negativamente seu desempenho no exame. Portanto, é crucial que a luta pela educação bilingue de surdos não seja interrompida. É necessário que essa luta continue para que as leis não permaneçam apenas no papel, mas sejam efetivamente implementadas na prática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04T16:57:35Z
2024-07-04T16:57:35Z
2024-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Denyse Kelly de. Enem em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional. 2024. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880
identifier_str_mv LIMA, Denyse Kelly de. Enem em libras: dificuldades e possibilidades de aprovações dos alunos surdos no exame nacional. 2024. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747444712341504