Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ivanilson da Costa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879
Resumo: Desenvolver um trabalho de pesquisa educação de surdos se constituiu em um desafio, pois a problemática: em que medida a prática docente possibilita o direito de uma educação bilíngue e a aprendizagem através da língua de sinais para o aluno surdo? Revelou-se como sendo a grande interrogação dos professores desde os anos iniciais do ensino. A razão pode estar nas políticas públicas que só recentemente estão mais comprometidas com a educação dos surdos. Assim, analisar refletir práticas docentes na trajetória do processo de educação dos surdos, tornou-se o objetivo geral. Para alcançá-lo, a revisão de literatura baseou-se nas leis e em autores como: SOARES (1999), Alves (2009) e Chaveiro (2014). O objetivo especifico foi investigar a prática dos professores de Libras, assim como a prática docente da escrita de sinais para alunos surdos. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, teve um levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com cinco professores com vivência no problema investigado. A coleta de dados foi dedutiva e, para facilitar a apresentação dos resultados, os dados coletados foram tratados e apresentados em recortes. Naquilo que se refere aos dados obtidos a partir das narrativas dos entrevistados, obteve-se que do ponto de vista pessoal, social e educacional o problema da deficiência na educação de surdos está diretamente ligado a falta de conhecimento sobre metodologias de ensino para surdos e do pouco número de profissionais que atuam nesta área. Ressalte-se que no papel, a base legal contempla o para todos, contudo é na prática que a desigualdade fica visível.
id UFER_661d04364d3ab8d8fff996780f5a4b62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10879
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducação de surdosEducação bilíngueLibrasDesenvolver um trabalho de pesquisa educação de surdos se constituiu em um desafio, pois a problemática: em que medida a prática docente possibilita o direito de uma educação bilíngue e a aprendizagem através da língua de sinais para o aluno surdo? Revelou-se como sendo a grande interrogação dos professores desde os anos iniciais do ensino. A razão pode estar nas políticas públicas que só recentemente estão mais comprometidas com a educação dos surdos. Assim, analisar refletir práticas docentes na trajetória do processo de educação dos surdos, tornou-se o objetivo geral. Para alcançá-lo, a revisão de literatura baseou-se nas leis e em autores como: SOARES (1999), Alves (2009) e Chaveiro (2014). O objetivo especifico foi investigar a prática dos professores de Libras, assim como a prática docente da escrita de sinais para alunos surdos. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, teve um levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com cinco professores com vivência no problema investigado. A coleta de dados foi dedutiva e, para facilitar a apresentação dos resultados, os dados coletados foram tratados e apresentados em recortes. Naquilo que se refere aos dados obtidos a partir das narrativas dos entrevistados, obteve-se que do ponto de vista pessoal, social e educacional o problema da deficiência na educação de surdos está diretamente ligado a falta de conhecimento sobre metodologias de ensino para surdos e do pouco número de profissionais que atuam nesta área. Ressalte-se que no papel, a base legal contempla o para todos, contudo é na prática que a desigualdade fica visível.Developing research work on deaf education was a challenge, as the problem was: to what extent does teaching practice enable the right to bilingual education and learning through sign language for deaf students? It proved to be the biggest question for teachers from the early years of teaching. The reason may lie in public policies that are only recently more committed to deaf education. Thus, analyzing the reflection of teaching practices in the trajectory of the deaf education process became the general objective. To achieve this, the literature review is based on laws and authors such as: Soares (1999), Alves (2009), and Chaveiro (2014). The specific objective was to investigate the practice of Libras teachers and the teaching practice of sign writing for deaf students. Methodologically, the exploratory research involved a bibliographic survey and semi-structured interviews, with five teachers with experience in the problem investigated. Data collection was deductive and, to facilitate the presentation of results, the collected data were processed and presented in sections. Regarding the data obtained from the interviewees' narratives, it is observed that from a personal, social, and educational point of view, the problem of disability in deaf education is linked directly to the lack of knowledge about teaching methodologies for the deaf people and the few professionals working in this area. It should be noted that on paper, the legal basis covers everyone, but it is in practice that inequality becomes visible.40 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAzevedo , Maria Márcia Fernandes deAzevedo , Maria Márcia Fernandes deCosta, Mifra Angélica Chaves daSousa, Francisco Ebson GomesSilveira, Ivanilson da Costa2024-07-04T16:57:05Z2024-07-04T16:57:05Z2024-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVEIRA, Ivanilson da Costa. Escrta de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-05T03:00:35Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10879Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-05T03:00:35Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
title Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
spellingShingle Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
Silveira, Ivanilson da Costa
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação de surdos
Educação bilíngue
Libras
title_short Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
title_full Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
title_fullStr Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
title_full_unstemmed Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
title_sort Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
author Silveira, Ivanilson da Costa
author_facet Silveira, Ivanilson da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo , Maria Márcia Fernandes de
Azevedo , Maria Márcia Fernandes de
Costa, Mifra Angélica Chaves da
Sousa, Francisco Ebson Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ivanilson da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação de surdos
Educação bilíngue
Libras
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação de surdos
Educação bilíngue
Libras
description Desenvolver um trabalho de pesquisa educação de surdos se constituiu em um desafio, pois a problemática: em que medida a prática docente possibilita o direito de uma educação bilíngue e a aprendizagem através da língua de sinais para o aluno surdo? Revelou-se como sendo a grande interrogação dos professores desde os anos iniciais do ensino. A razão pode estar nas políticas públicas que só recentemente estão mais comprometidas com a educação dos surdos. Assim, analisar refletir práticas docentes na trajetória do processo de educação dos surdos, tornou-se o objetivo geral. Para alcançá-lo, a revisão de literatura baseou-se nas leis e em autores como: SOARES (1999), Alves (2009) e Chaveiro (2014). O objetivo especifico foi investigar a prática dos professores de Libras, assim como a prática docente da escrita de sinais para alunos surdos. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, teve um levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com cinco professores com vivência no problema investigado. A coleta de dados foi dedutiva e, para facilitar a apresentação dos resultados, os dados coletados foram tratados e apresentados em recortes. Naquilo que se refere aos dados obtidos a partir das narrativas dos entrevistados, obteve-se que do ponto de vista pessoal, social e educacional o problema da deficiência na educação de surdos está diretamente ligado a falta de conhecimento sobre metodologias de ensino para surdos e do pouco número de profissionais que atuam nesta área. Ressalte-se que no papel, a base legal contempla o para todos, contudo é na prática que a desigualdade fica visível.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-04T16:57:05Z
2024-07-04T16:57:05Z
2024-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, Ivanilson da Costa. Escrta de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879
identifier_str_mv SILVEIRA, Ivanilson da Costa. Escrta de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747457940127744