Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879 |
Resumo: | Desenvolver um trabalho de pesquisa educação de surdos se constituiu em um desafio, pois a problemática: em que medida a prática docente possibilita o direito de uma educação bilíngue e a aprendizagem através da língua de sinais para o aluno surdo? Revelou-se como sendo a grande interrogação dos professores desde os anos iniciais do ensino. A razão pode estar nas políticas públicas que só recentemente estão mais comprometidas com a educação dos surdos. Assim, analisar refletir práticas docentes na trajetória do processo de educação dos surdos, tornou-se o objetivo geral. Para alcançá-lo, a revisão de literatura baseou-se nas leis e em autores como: SOARES (1999), Alves (2009) e Chaveiro (2014). O objetivo especifico foi investigar a prática dos professores de Libras, assim como a prática docente da escrita de sinais para alunos surdos. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, teve um levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com cinco professores com vivência no problema investigado. A coleta de dados foi dedutiva e, para facilitar a apresentação dos resultados, os dados coletados foram tratados e apresentados em recortes. Naquilo que se refere aos dados obtidos a partir das narrativas dos entrevistados, obteve-se que do ponto de vista pessoal, social e educacional o problema da deficiência na educação de surdos está diretamente ligado a falta de conhecimento sobre metodologias de ensino para surdos e do pouco número de profissionais que atuam nesta área. Ressalte-se que no papel, a base legal contempla o para todos, contudo é na prática que a desigualdade fica visível. |
id |
UFER_661d04364d3ab8d8fff996780f5a4b62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10879 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdosLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducação de surdosEducação bilíngueLibrasDesenvolver um trabalho de pesquisa educação de surdos se constituiu em um desafio, pois a problemática: em que medida a prática docente possibilita o direito de uma educação bilíngue e a aprendizagem através da língua de sinais para o aluno surdo? Revelou-se como sendo a grande interrogação dos professores desde os anos iniciais do ensino. A razão pode estar nas políticas públicas que só recentemente estão mais comprometidas com a educação dos surdos. Assim, analisar refletir práticas docentes na trajetória do processo de educação dos surdos, tornou-se o objetivo geral. Para alcançá-lo, a revisão de literatura baseou-se nas leis e em autores como: SOARES (1999), Alves (2009) e Chaveiro (2014). O objetivo especifico foi investigar a prática dos professores de Libras, assim como a prática docente da escrita de sinais para alunos surdos. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, teve um levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com cinco professores com vivência no problema investigado. A coleta de dados foi dedutiva e, para facilitar a apresentação dos resultados, os dados coletados foram tratados e apresentados em recortes. Naquilo que se refere aos dados obtidos a partir das narrativas dos entrevistados, obteve-se que do ponto de vista pessoal, social e educacional o problema da deficiência na educação de surdos está diretamente ligado a falta de conhecimento sobre metodologias de ensino para surdos e do pouco número de profissionais que atuam nesta área. Ressalte-se que no papel, a base legal contempla o para todos, contudo é na prática que a desigualdade fica visível.Developing research work on deaf education was a challenge, as the problem was: to what extent does teaching practice enable the right to bilingual education and learning through sign language for deaf students? It proved to be the biggest question for teachers from the early years of teaching. The reason may lie in public policies that are only recently more committed to deaf education. Thus, analyzing the reflection of teaching practices in the trajectory of the deaf education process became the general objective. To achieve this, the literature review is based on laws and authors such as: Soares (1999), Alves (2009), and Chaveiro (2014). The specific objective was to investigate the practice of Libras teachers and the teaching practice of sign writing for deaf students. Methodologically, the exploratory research involved a bibliographic survey and semi-structured interviews, with five teachers with experience in the problem investigated. Data collection was deductive and, to facilitate the presentation of results, the collected data were processed and presented in sections. Regarding the data obtained from the interviewees' narratives, it is observed that from a personal, social, and educational point of view, the problem of disability in deaf education is linked directly to the lack of knowledge about teaching methodologies for the deaf people and the few professionals working in this area. It should be noted that on paper, the legal basis covers everyone, but it is in practice that inequality becomes visible.40 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAzevedo , Maria Márcia Fernandes deAzevedo , Maria Márcia Fernandes deCosta, Mifra Angélica Chaves daSousa, Francisco Ebson GomesSilveira, Ivanilson da Costa2024-07-04T16:57:05Z2024-07-04T16:57:05Z2024-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVEIRA, Ivanilson da Costa. Escrta de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-05T03:00:35Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10879Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-05T03:00:35Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
title |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
spellingShingle |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos Silveira, Ivanilson da Costa LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação de surdos Educação bilíngue Libras |
title_short |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
title_full |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
title_fullStr |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
title_sort |
Escritas de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos |
author |
Silveira, Ivanilson da Costa |
author_facet |
Silveira, Ivanilson da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo , Maria Márcia Fernandes de Azevedo , Maria Márcia Fernandes de Costa, Mifra Angélica Chaves da Sousa, Francisco Ebson Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ivanilson da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação de surdos Educação bilíngue Libras |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação de surdos Educação bilíngue Libras |
description |
Desenvolver um trabalho de pesquisa educação de surdos se constituiu em um desafio, pois a problemática: em que medida a prática docente possibilita o direito de uma educação bilíngue e a aprendizagem através da língua de sinais para o aluno surdo? Revelou-se como sendo a grande interrogação dos professores desde os anos iniciais do ensino. A razão pode estar nas políticas públicas que só recentemente estão mais comprometidas com a educação dos surdos. Assim, analisar refletir práticas docentes na trajetória do processo de educação dos surdos, tornou-se o objetivo geral. Para alcançá-lo, a revisão de literatura baseou-se nas leis e em autores como: SOARES (1999), Alves (2009) e Chaveiro (2014). O objetivo especifico foi investigar a prática dos professores de Libras, assim como a prática docente da escrita de sinais para alunos surdos. Metodologicamente, a pesquisa de caráter exploratório, teve um levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com cinco professores com vivência no problema investigado. A coleta de dados foi dedutiva e, para facilitar a apresentação dos resultados, os dados coletados foram tratados e apresentados em recortes. Naquilo que se refere aos dados obtidos a partir das narrativas dos entrevistados, obteve-se que do ponto de vista pessoal, social e educacional o problema da deficiência na educação de surdos está diretamente ligado a falta de conhecimento sobre metodologias de ensino para surdos e do pouco número de profissionais que atuam nesta área. Ressalte-se que no papel, a base legal contempla o para todos, contudo é na prática que a desigualdade fica visível. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-04T16:57:05Z 2024-07-04T16:57:05Z 2024-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Ivanilson da Costa. Escrta de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Ivanilson da Costa. Escrta de sinais e práticas docentes: relatos e experiências de professores no processo ensinar para alunos surdos. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Libras, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747457940127744 |