Mapeamento dos principais processos inerentes aos discentes do curso de engenharia de produção – UFERSA/Angicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9322 |
Resumo: | Em um mundo cada vez mais globalizado, a busca por processos internos mais organizados, se fazem cada vez mais necessário, pois, uma vez mapeados e padronizados, esses processos são úteis para a identificação de gargalos, oportunidade de melhorias, maior controle sobre resultados, menor variação de processo, maior eficiência e eficácia dos mesmos. Diante disso, o principal objetivo desse estudo foi mapear os principais processos inerentes aos discentes do curso de Engenharia de Produção no campus Angicos da UFERSA. O estudo foi desenvolvido no próprio campus e a pesquisa foi classificada como de natureza aplicada, sendo realizadas reuniões e entrevistas com a coordenação do curso e com a secretaria do campus, bem como a consulta de documentos oficiais disponíveis no portal eletrônico da universidade para o entendimento, mapeamento e modelagem dos processos. Com isso, foi possível verificar os principais processos inerentes aos discentes do curso que são: o estágio obrigatório e nãoobrigatório; a realização do TCC; as atividades complementares; e, a matrícula de primeiro ciclo. Após essa identificação foi possível realizar o mapeamento e modelagem para cada processo escolhido, a identificação das etapas críticas como a verificação e validação de diversos documentos para o processo das atividades complementares, envio errado de documentação para o processo de matrícula em primeiro ciclo, dentre outros, a proposição de melhorias e criação de uma lista de responsabilidades para cada processo através da ferramenta 5W2H. Como apenas os principais processos foram mapeados e modelados, e no curso existem vários outros, recomenda-se estudos futuros para mapear e modelar outros processos inerentes aos discentes do referido curso. |
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Mapeamento dos principais processos inerentes aos discentes do curso de engenharia de produção – UFERSA/AngicosCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOQualidadeEnsino superiorPadronizaçãoMelhoria contínuaEm um mundo cada vez mais globalizado, a busca por processos internos mais organizados, se fazem cada vez mais necessário, pois, uma vez mapeados e padronizados, esses processos são úteis para a identificação de gargalos, oportunidade de melhorias, maior controle sobre resultados, menor variação de processo, maior eficiência e eficácia dos mesmos. Diante disso, o principal objetivo desse estudo foi mapear os principais processos inerentes aos discentes do curso de Engenharia de Produção no campus Angicos da UFERSA. O estudo foi desenvolvido no próprio campus e a pesquisa foi classificada como de natureza aplicada, sendo realizadas reuniões e entrevistas com a coordenação do curso e com a secretaria do campus, bem como a consulta de documentos oficiais disponíveis no portal eletrônico da universidade para o entendimento, mapeamento e modelagem dos processos. Com isso, foi possível verificar os principais processos inerentes aos discentes do curso que são: o estágio obrigatório e nãoobrigatório; a realização do TCC; as atividades complementares; e, a matrícula de primeiro ciclo. Após essa identificação foi possível realizar o mapeamento e modelagem para cada processo escolhido, a identificação das etapas críticas como a verificação e validação de diversos documentos para o processo das atividades complementares, envio errado de documentação para o processo de matrícula em primeiro ciclo, dentre outros, a proposição de melhorias e criação de uma lista de responsabilidades para cada processo através da ferramenta 5W2H. Como apenas os principais processos foram mapeados e modelados, e no curso existem vários outros, recomenda-se estudos futuros para mapear e modelar outros processos inerentes aos discentes do referido curso.62 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBorges, Thyago de Melo DuarteBorges, Thyago de Melo DuarteMello, Luciana Torres Correia deOliveira, Anderson Carlos deAndrade, Ayslann Tôdayochy Siqueira de2023-06-21T16:44:39Z2023-06-21T16:44:39Z2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9322AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T08:18:38Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9322Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T08:18:38Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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