Mapeamento dos principais processos inerentes aos discentes do curso de engenharia de produção – UFERSA/Angicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ayslann Tôdayochy Siqueira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9322
Resumo: Em um mundo cada vez mais globalizado, a busca por processos internos mais organizados, se fazem cada vez mais necessário, pois, uma vez mapeados e padronizados, esses processos são úteis para a identificação de gargalos, oportunidade de melhorias, maior controle sobre resultados, menor variação de processo, maior eficiência e eficácia dos mesmos. Diante disso, o principal objetivo desse estudo foi mapear os principais processos inerentes aos discentes do curso de Engenharia de Produção no campus Angicos da UFERSA. O estudo foi desenvolvido no próprio campus e a pesquisa foi classificada como de natureza aplicada, sendo realizadas reuniões e entrevistas com a coordenação do curso e com a secretaria do campus, bem como a consulta de documentos oficiais disponíveis no portal eletrônico da universidade para o entendimento, mapeamento e modelagem dos processos. Com isso, foi possível verificar os principais processos inerentes aos discentes do curso que são: o estágio obrigatório e nãoobrigatório; a realização do TCC; as atividades complementares; e, a matrícula de primeiro ciclo. Após essa identificação foi possível realizar o mapeamento e modelagem para cada processo escolhido, a identificação das etapas críticas como a verificação e validação de diversos documentos para o processo das atividades complementares, envio errado de documentação para o processo de matrícula em primeiro ciclo, dentre outros, a proposição de melhorias e criação de uma lista de responsabilidades para cada processo através da ferramenta 5W2H. Como apenas os principais processos foram mapeados e modelados, e no curso existem vários outros, recomenda-se estudos futuros para mapear e modelar outros processos inerentes aos discentes do referido curso.
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