A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11080 |
Resumo: | Este estudo monográfico tem como objeto de pesquisa a transição de estudantes de uma escola no campo para uma escola da cidade. A pesquisa foi desenvolvida com quatro estudantes do Projeto de Assentamento Petrolina, Município de Caraúbas – RN. Tais estudantes vivenciaram os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola no campo, nominada de Unidade II Antônio Vicente de Melo. Posteriormente, migraram para a escola da cidade de Caraúbas – RN, a Escola Municipal Josué de Oliveira. Os estudantes participantes do estudo, são dois estudantes do 6ºque estão passando por esse processo de transição e dois estudantes do 8º Ano, também do Ensino Fundamental, que passaram pelo referido processo. Como objetivo geral, sinalizamos: compreender como ocorre a transição de estudantes da escola no campo/Unidade II Antônio Vicente de Melo para a escola da cidade/Escola Municipal Josué de Oliveira, Caraúbas – RN. Tal objetivo geral é acompanhado dos seguintes objetivos específicos: (i.) analisar as mudanças educacionais vivenciadas pelos estudantes do campo na transição para a escola da cidade; (ii.) diferenciar as alterações territoriais e culturais das escolas no campo e da cidade as quais perpassam o cotidiano dos estudantes; (iii.) descrever as modificações estruturais da escola no campo e da cidade, bem como elas implicam na escolarização dos estudantes. O estudo se fundamentou em autores de base crítica, como Demerval Saviani e Roseli Caldart. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa, tipificando-se como uma pesquisa de campo. Como técnica para a produção dos dados, utilizamos de entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes da pesquisa. Como resultado da pesquisa percebemos que a mudança para a escola da cidade é marcada como um rito de passagem para os estudantes do campo, em que sofrem com essas mudanças, pois observamos que se consideram pessoas incapazes, muitos não saem alfabetizados da escola no campo. Para concluirmos, vimos que o currículo da escola na cidade não acolhe os sujeitos do campo em sua pluralidade. A transição vivida não é percebida pela instituição escolar como um importante marco na vida pessoal e escolar dos estudantes. |
id |
UFER_6a88ce2603e743b3abbc0b2d123af63f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11080 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do campoEscola do campoTransição escolarEste estudo monográfico tem como objeto de pesquisa a transição de estudantes de uma escola no campo para uma escola da cidade. A pesquisa foi desenvolvida com quatro estudantes do Projeto de Assentamento Petrolina, Município de Caraúbas – RN. Tais estudantes vivenciaram os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola no campo, nominada de Unidade II Antônio Vicente de Melo. Posteriormente, migraram para a escola da cidade de Caraúbas – RN, a Escola Municipal Josué de Oliveira. Os estudantes participantes do estudo, são dois estudantes do 6ºque estão passando por esse processo de transição e dois estudantes do 8º Ano, também do Ensino Fundamental, que passaram pelo referido processo. Como objetivo geral, sinalizamos: compreender como ocorre a transição de estudantes da escola no campo/Unidade II Antônio Vicente de Melo para a escola da cidade/Escola Municipal Josué de Oliveira, Caraúbas – RN. Tal objetivo geral é acompanhado dos seguintes objetivos específicos: (i.) analisar as mudanças educacionais vivenciadas pelos estudantes do campo na transição para a escola da cidade; (ii.) diferenciar as alterações territoriais e culturais das escolas no campo e da cidade as quais perpassam o cotidiano dos estudantes; (iii.) descrever as modificações estruturais da escola no campo e da cidade, bem como elas implicam na escolarização dos estudantes. O estudo se fundamentou em autores de base crítica, como Demerval Saviani e Roseli Caldart. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa, tipificando-se como uma pesquisa de campo. Como técnica para a produção dos dados, utilizamos de entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes da pesquisa. Como resultado da pesquisa percebemos que a mudança para a escola da cidade é marcada como um rito de passagem para os estudantes do campo, em que sofrem com essas mudanças, pois observamos que se consideram pessoas incapazes, muitos não saem alfabetizados da escola no campo. Para concluirmos, vimos que o currículo da escola na cidade não acolhe os sujeitos do campo em sua pluralidade. A transição vivida não é percebida pela instituição escolar como um importante marco na vida pessoal e escolar dos estudantes.This monographic study has as its research object the transition of students from a school in the countryside to a school in the city. The research was developed with four students from the Petrolina Settlement Project, Municipality of Caraúbas – RN. These students experienced the initial years of Elementary School at the school in the countryside, called Unit II Antônio Vicente de Melo. Later, they migrated to the school in the city of Caraúbas – RN, the Escola Municipal Josué de Oliveira. The students participating in the study are two 6th year students who are going through this transition process and two 8th year students who went through this process. As a general objective, we highlight: understanding how the transition of students from the rural school/Unit II Antônio Vicente de Melo to the city school/Escola Municipal Josué de Oliveira, Caraúbas – RN occurs. This general objective is accompanied by the following specific objectives: (i.) analyze the educational changes experienced by rural students in the transition to city schools; (ii.) differentiate the territorial and cultural changes of schools in the countryside and in the city, which permeate the daily lives of students; (iii.) describe the structural changes of the school in the countryside and the city, as well as how they imply in the schooling of students. The study was based on critical authors, such as Demerval Saviani and Roseli Caldart. In methodological terms, the study used a qualitative approach, classifying itself as field research. As a technique for data production, we used semi-structured interviews carried out with research participants. In conclusion, we saw that the school curriculum in the city does not welcome rural subjects in their plurality. The transition experienced is not perceived by the institution as an important milestone in the students' personal and school lives.53 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMedeiros, Emerson Augusto deMedeiros, Emerson Augusto deSantos, José Erimar dosAlves, Ramon RosenoMoura, Hosana Pereira Bertino2024-07-31T20:19:37Z2024-07-31T20:19:37Z2024-04-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfMOURA, Hosana Pereira Bertino. A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas ⠳ RN. 2024. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11080Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-11-01T05:43:01Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11080Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-11-01T05:43:01Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
title |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
spellingShingle |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN Moura, Hosana Pereira Bertino CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do campo Escola do campo Transição escolar |
title_short |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
title_full |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
title_fullStr |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
title_full_unstemmed |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
title_sort |
A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas-RN |
author |
Moura, Hosana Pereira Bertino |
author_facet |
Moura, Hosana Pereira Bertino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto de Medeiros, Emerson Augusto de Santos, José Erimar dos Alves, Ramon Roseno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Hosana Pereira Bertino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do campo Escola do campo Transição escolar |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Educação do campo Escola do campo Transição escolar |
description |
Este estudo monográfico tem como objeto de pesquisa a transição de estudantes de uma escola no campo para uma escola da cidade. A pesquisa foi desenvolvida com quatro estudantes do Projeto de Assentamento Petrolina, Município de Caraúbas – RN. Tais estudantes vivenciaram os anos iniciais do Ensino Fundamental na escola no campo, nominada de Unidade II Antônio Vicente de Melo. Posteriormente, migraram para a escola da cidade de Caraúbas – RN, a Escola Municipal Josué de Oliveira. Os estudantes participantes do estudo, são dois estudantes do 6ºque estão passando por esse processo de transição e dois estudantes do 8º Ano, também do Ensino Fundamental, que passaram pelo referido processo. Como objetivo geral, sinalizamos: compreender como ocorre a transição de estudantes da escola no campo/Unidade II Antônio Vicente de Melo para a escola da cidade/Escola Municipal Josué de Oliveira, Caraúbas – RN. Tal objetivo geral é acompanhado dos seguintes objetivos específicos: (i.) analisar as mudanças educacionais vivenciadas pelos estudantes do campo na transição para a escola da cidade; (ii.) diferenciar as alterações territoriais e culturais das escolas no campo e da cidade as quais perpassam o cotidiano dos estudantes; (iii.) descrever as modificações estruturais da escola no campo e da cidade, bem como elas implicam na escolarização dos estudantes. O estudo se fundamentou em autores de base crítica, como Demerval Saviani e Roseli Caldart. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa, tipificando-se como uma pesquisa de campo. Como técnica para a produção dos dados, utilizamos de entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes da pesquisa. Como resultado da pesquisa percebemos que a mudança para a escola da cidade é marcada como um rito de passagem para os estudantes do campo, em que sofrem com essas mudanças, pois observamos que se consideram pessoas incapazes, muitos não saem alfabetizados da escola no campo. Para concluirmos, vimos que o currículo da escola na cidade não acolhe os sujeitos do campo em sua pluralidade. A transição vivida não é percebida pela instituição escolar como um importante marco na vida pessoal e escolar dos estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-31T20:19:37Z 2024-07-31T20:19:37Z 2024-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Hosana Pereira Bertino. A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas ⠳ RN. 2024. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11080 |
identifier_str_mv |
MOURA, Hosana Pereira Bertino. A transição de estudantes da escola no campo para a escola da cidade: estudo no Assentamento Petrolina, Caraúbas ⠳ RN. 2024. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1816711971748184064 |