Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ramom da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698
Resumo: Na contemporaneidade, o consumismo tornou-se uma séria problemática para a sociedade devido ao aumento considerável de compras realizadas pelos consumidores, bem como o crescimento da poluição ao meio ambiente. Assim, a pergunta problema desse estudo é: Como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, busca-se identificar as condições históricas e sociais que possibilitaram a inserção da educação para o consumo como um tema transversal contemporâneo no Novo Ensino Médio (NEM) e descrever as relações de saber e poder que subsidiam os discursos sobre a educação para o consumo em livros de Língua Portuguesa do NEM. Para tanto, buscamos subsídio teórico nos estudos de Foucault (2009 e 2017) acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação: língua portuguesa, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela editora IBEP e a coleção Ser Protagonista: a voz das juventudes, elaborada por Amanda Moreno, Greta Marchetti, Lívia Bueloni Gonçalves, Mirella Cleto, Wilker Sousa e Andréa Gomes de Alencar e publicada pela SM Edições. Embora os livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por vertentes diferentes, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo, em relação às tecnologias digitais.
id UFER_6fbe5b7756d3a265dff0190de032d0d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10698
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursivaEducação para o consumoLivro didáticoLíngua PortuguesaNovo Ensino MédioNa contemporaneidade, o consumismo tornou-se uma séria problemática para a sociedade devido ao aumento considerável de compras realizadas pelos consumidores, bem como o crescimento da poluição ao meio ambiente. Assim, a pergunta problema desse estudo é: Como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, busca-se identificar as condições históricas e sociais que possibilitaram a inserção da educação para o consumo como um tema transversal contemporâneo no Novo Ensino Médio (NEM) e descrever as relações de saber e poder que subsidiam os discursos sobre a educação para o consumo em livros de Língua Portuguesa do NEM. Para tanto, buscamos subsídio teórico nos estudos de Foucault (2009 e 2017) acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação: língua portuguesa, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela editora IBEP e a coleção Ser Protagonista: a voz das juventudes, elaborada por Amanda Moreno, Greta Marchetti, Lívia Bueloni Gonçalves, Mirella Cleto, Wilker Sousa e Andréa Gomes de Alencar e publicada pela SM Edições. Embora os livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por vertentes diferentes, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo, em relação às tecnologias digitais.32 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daBrunet, Patricía Diógenes de MeloCosta, Mifra Angélica Chaves daPaiva, Ramom da Silva2024-03-12T18:04:40Z2024-03-12T18:04:40Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPAIVA, Ramom da Silva. Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:01:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10698Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:01:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
title Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
spellingShingle Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
Paiva, Ramom da Silva
Educação para o consumo
Livro didático
Língua Portuguesa
Novo Ensino Médio
title_short Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
title_full Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
title_fullStr Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
title_full_unstemmed Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
title_sort Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
author Paiva, Ramom da Silva
author_facet Paiva, Ramom da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vieira da
Silva, Francisco Vieira da
Brunet, Patricía Diógenes de Melo
Costa, Mifra Angélica Chaves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Ramom da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o consumo
Livro didático
Língua Portuguesa
Novo Ensino Médio
topic Educação para o consumo
Livro didático
Língua Portuguesa
Novo Ensino Médio
description Na contemporaneidade, o consumismo tornou-se uma séria problemática para a sociedade devido ao aumento considerável de compras realizadas pelos consumidores, bem como o crescimento da poluição ao meio ambiente. Assim, a pergunta problema desse estudo é: Como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, busca-se identificar as condições históricas e sociais que possibilitaram a inserção da educação para o consumo como um tema transversal contemporâneo no Novo Ensino Médio (NEM) e descrever as relações de saber e poder que subsidiam os discursos sobre a educação para o consumo em livros de Língua Portuguesa do NEM. Para tanto, buscamos subsídio teórico nos estudos de Foucault (2009 e 2017) acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação: língua portuguesa, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela editora IBEP e a coleção Ser Protagonista: a voz das juventudes, elaborada por Amanda Moreno, Greta Marchetti, Lívia Bueloni Gonçalves, Mirella Cleto, Wilker Sousa e Andréa Gomes de Alencar e publicada pela SM Edições. Embora os livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por vertentes diferentes, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo, em relação às tecnologias digitais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17
2024-03-12T18:04:40Z
2024-03-12T18:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Ramom da Silva. Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698
identifier_str_mv PAIVA, Ramom da Silva. Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747478218539008