Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698 |
Resumo: | Na contemporaneidade, o consumismo tornou-se uma séria problemática para a sociedade devido ao aumento considerável de compras realizadas pelos consumidores, bem como o crescimento da poluição ao meio ambiente. Assim, a pergunta problema desse estudo é: Como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, busca-se identificar as condições históricas e sociais que possibilitaram a inserção da educação para o consumo como um tema transversal contemporâneo no Novo Ensino Médio (NEM) e descrever as relações de saber e poder que subsidiam os discursos sobre a educação para o consumo em livros de Língua Portuguesa do NEM. Para tanto, buscamos subsídio teórico nos estudos de Foucault (2009 e 2017) acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação: língua portuguesa, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela editora IBEP e a coleção Ser Protagonista: a voz das juventudes, elaborada por Amanda Moreno, Greta Marchetti, Lívia Bueloni Gonçalves, Mirella Cleto, Wilker Sousa e Andréa Gomes de Alencar e publicada pela SM Edições. Embora os livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por vertentes diferentes, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo, em relação às tecnologias digitais. |
id |
UFER_6fbe5b7756d3a265dff0190de032d0d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10698 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursivaEducação para o consumoLivro didáticoLíngua PortuguesaNovo Ensino MédioNa contemporaneidade, o consumismo tornou-se uma séria problemática para a sociedade devido ao aumento considerável de compras realizadas pelos consumidores, bem como o crescimento da poluição ao meio ambiente. Assim, a pergunta problema desse estudo é: Como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, busca-se identificar as condições históricas e sociais que possibilitaram a inserção da educação para o consumo como um tema transversal contemporâneo no Novo Ensino Médio (NEM) e descrever as relações de saber e poder que subsidiam os discursos sobre a educação para o consumo em livros de Língua Portuguesa do NEM. Para tanto, buscamos subsídio teórico nos estudos de Foucault (2009 e 2017) acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação: língua portuguesa, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela editora IBEP e a coleção Ser Protagonista: a voz das juventudes, elaborada por Amanda Moreno, Greta Marchetti, Lívia Bueloni Gonçalves, Mirella Cleto, Wilker Sousa e Andréa Gomes de Alencar e publicada pela SM Edições. Embora os livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por vertentes diferentes, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo, em relação às tecnologias digitais.32 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Francisco Vieira daSilva, Francisco Vieira daBrunet, Patricía Diógenes de MeloCosta, Mifra Angélica Chaves daPaiva, Ramom da Silva2024-03-12T18:04:40Z2024-03-12T18:04:40Z2023-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPAIVA, Ramom da Silva. Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-14T03:01:05Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10698Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-14T03:01:05Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
title |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
spellingShingle |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva Paiva, Ramom da Silva Educação para o consumo Livro didático Língua Portuguesa Novo Ensino Médio |
title_short |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
title_full |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
title_fullStr |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
title_full_unstemmed |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
title_sort |
Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva |
author |
Paiva, Ramom da Silva |
author_facet |
Paiva, Ramom da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco Vieira da Silva, Francisco Vieira da Brunet, Patricía Diógenes de Melo Costa, Mifra Angélica Chaves da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Ramom da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o consumo Livro didático Língua Portuguesa Novo Ensino Médio |
topic |
Educação para o consumo Livro didático Língua Portuguesa Novo Ensino Médio |
description |
Na contemporaneidade, o consumismo tornou-se uma séria problemática para a sociedade devido ao aumento considerável de compras realizadas pelos consumidores, bem como o crescimento da poluição ao meio ambiente. Assim, a pergunta problema desse estudo é: Como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio? O objetivo geral deste estudo consiste em analisar como se constituem discursos sobre a educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio. Como objetivos específicos, busca-se identificar as condições históricas e sociais que possibilitaram a inserção da educação para o consumo como um tema transversal contemporâneo no Novo Ensino Médio (NEM) e descrever as relações de saber e poder que subsidiam os discursos sobre a educação para o consumo em livros de Língua Portuguesa do NEM. Para tanto, buscamos subsídio teórico nos estudos de Foucault (2009 e 2017) acerca do discurso e do poder, bem como de autores que refletem sobre a educação para o consumo, a exemplo de Gomes (2006) e Medina e Santos (1999). O corpus de análise compreende dois livros didáticos de Língua Portuguesa, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, quais sejam: Linguagens em Interação: língua portuguesa, de Juliana Vegas Chinaglia, publicada pela editora IBEP e a coleção Ser Protagonista: a voz das juventudes, elaborada por Amanda Moreno, Greta Marchetti, Lívia Bueloni Gonçalves, Mirella Cleto, Wilker Sousa e Andréa Gomes de Alencar e publicada pela SM Edições. Embora os livros analisados abordem a temática de forma distinta, ou seja, cada um trabalha o consumismo por vertentes diferentes, é perceptível que os materiais inseriram práticas de consumo a que os jovens estão habituados, sobretudo, em relação às tecnologias digitais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-17 2024-03-12T18:04:40Z 2024-03-12T18:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, Ramom da Silva. Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Ramom da Silva. Educação para o consumo em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio: uma análise discursiva. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747478218539008 |