As dificuldades de aprendizagem de produção do texto escrito: percepção de professores do 9 ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10668 |
Resumo: | Um dos aspectos que são comentados por professores e observados em avaliações nacionais, processos seletivos e nas próprias avaliações escolares são as dificuldades que os alunos demonstram com relação à produção do texto escrito nas aulas de língua portuguesa: construir sentidos, interpretar o tema, adequar a escrita à gramática e ortografia formal. A maioria dos alunos, tanto apresenta dificuldades para o uso da língua quanto para a organização do texto e construção de sentidos. Considerando essa realidade, neste estudo, a pergunta problema é: quais as dificuldades de aprendizagem na produção do texto escrito dos alunos percebidas pelos professores? O objetivo geral é analisar as percepções de professores do 9º ano do ensino fundamental sobre as dificuldades de aprendizagem de produção do texto escrito apresentadas pelos alunos. Os objetivos específicos dão: identificar essas dificuldades, verificar as concepções dos professores diante da dificuldade do aluno, investigar as metodologias utilizadas em sala de aula para compreender de forma mais clara e profunda, porque essas dificuldades são tão presentes na escola, em especial nos anos finais do ensino fundamental. Os autores que embasam o estudo são: Bakhtin e Volochinov (2014), Geraldi (2014), Travaglia (2009), Ferreiro (2001), Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2018). Os resultados apontam que os alunos apresentam dificuldades de aplicar a ortografia, a gramática, a coesão e a coerência. Um dos professores demonstra concepção de linguagem, língua, escrita e texto bem aproximadas das mais tradicionais, incluindo o processo de correção do texto que ainda é voltado para a caça aos erros. Os demais professores evidenciam concepções atualizadas, o trabalho com a diversidade de gênero e a reescrita do texto. Conclui-se que, o estudo, devido às limitações de aplicação apenas no que diz respeito às práticas dos professores, não pode ser considerado totalmente assertivo, porém, é contributivo no sentido de demonstrar as principais dificuldades dos alunos e que ainda há, no contexto do ensino das linguagens, dúvidas sobre como adotar estratégias de ensino de escrita que possam auxiliar os alunos em suas reais dificuldades. |
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