Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856 |
Resumo: | Este trabalho ressalta a importância do ensino da variação linguística aos anos finais do ensino fundamental, destacando sua relevância para uma educação inclusiva e eficaz. Em que a diversidade linguística, muitas vezes é negligenciada, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma fase crucial como os anos finais do ensino fundamental, onde os alunos desenvolvem habilidades linguísticas e comunicativas mais complexas. Este trabalho teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma cartilha, sob o formato de cartilha educativa, sobre a variação linguística destinada à promoção dos respeitos às variedades estigmatizadas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, esta pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista de (Bagno, 1999); (Bortoni, 2009), na qual investigam a relação entre linguagem e sociedade. Reconhecendo a importância de incorporar esses conhecimentos no ensino de línguas. Refere-se a um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de um material didático, no qual foi elaborado no formato de cartilha educativa para a promoção e respeito às variações linguísticas. O processo de construção da pesquisa compreendeu quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base utilizado na cartilha educativa; c) Escolha dos tópicos e elementos ultilizados e o ensino sobre os quatros componentes da variação linguística e d) Elaboração do material “Caminhos da palavra: Uma jornada pela variação linguística”. No presente estudo, foi elaborado e descrito o processo de construção da cartilha educativa, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público. |
id |
UFER_887d5c0255e8242a49f776dad6659351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10856 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino FundamentalLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAVariação linguísticaAnos finais do Ensino FundamentalCartilha educativaDiversidade linguísticaEste trabalho ressalta a importância do ensino da variação linguística aos anos finais do ensino fundamental, destacando sua relevância para uma educação inclusiva e eficaz. Em que a diversidade linguística, muitas vezes é negligenciada, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma fase crucial como os anos finais do ensino fundamental, onde os alunos desenvolvem habilidades linguísticas e comunicativas mais complexas. Este trabalho teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma cartilha, sob o formato de cartilha educativa, sobre a variação linguística destinada à promoção dos respeitos às variedades estigmatizadas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, esta pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista de (Bagno, 1999); (Bortoni, 2009), na qual investigam a relação entre linguagem e sociedade. Reconhecendo a importância de incorporar esses conhecimentos no ensino de línguas. Refere-se a um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de um material didático, no qual foi elaborado no formato de cartilha educativa para a promoção e respeito às variações linguísticas. O processo de construção da pesquisa compreendeu quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base utilizado na cartilha educativa; c) Escolha dos tópicos e elementos ultilizados e o ensino sobre os quatros componentes da variação linguística e d) Elaboração do material “Caminhos da palavra: Uma jornada pela variação linguística”. No presente estudo, foi elaborado e descrito o processo de construção da cartilha educativa, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público.23 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMartins, Mário Gleisse das ChagasSantos, Gabrielly Thiciane dosMartins, Mário Gleisse das ChagasSantos, Gabrielly Thiciane dosSales, Maria AliceCosta, Glenia Ellen SoaresSilva, Giovanny Bezerra da2024-07-03T14:16:46Z2024-07-03T14:16:46Z2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Giovanny Bezerra da. Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-03T22:16:46Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10856Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-03T22:16:46Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
title |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental Silva, Giovanny Bezerra da LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Variação linguística Anos finais do Ensino Fundamental Cartilha educativa Diversidade linguística |
title_short |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do Ensino Fundamental |
author |
Silva, Giovanny Bezerra da |
author_facet |
Silva, Giovanny Bezerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Mário Gleisse das Chagas Santos, Gabrielly Thiciane dos Martins, Mário Gleisse das Chagas Santos, Gabrielly Thiciane dos Sales, Maria Alice Costa, Glenia Ellen Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giovanny Bezerra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Variação linguística Anos finais do Ensino Fundamental Cartilha educativa Diversidade linguística |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Variação linguística Anos finais do Ensino Fundamental Cartilha educativa Diversidade linguística |
description |
Este trabalho ressalta a importância do ensino da variação linguística aos anos finais do ensino fundamental, destacando sua relevância para uma educação inclusiva e eficaz. Em que a diversidade linguística, muitas vezes é negligenciada, é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, especialmente em uma fase crucial como os anos finais do ensino fundamental, onde os alunos desenvolvem habilidades linguísticas e comunicativas mais complexas. Este trabalho teve como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de uma cartilha, sob o formato de cartilha educativa, sobre a variação linguística destinada à promoção dos respeitos às variedades estigmatizadas de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Além disso, esta pesquisa se baseia nos princípios teóricos da Sociolinguística Variacionista de (Bagno, 1999); (Bortoni, 2009), na qual investigam a relação entre linguagem e sociedade. Reconhecendo a importância de incorporar esses conhecimentos no ensino de línguas. Refere-se a um estudo de metodologia descritiva-exploratória para o desenvolvimento de um material didático, no qual foi elaborado no formato de cartilha educativa para a promoção e respeito às variações linguísticas. O processo de construção da pesquisa compreendeu quatro etapas: a) Pesquisa exploratória; b) Elaboração do texto base utilizado na cartilha educativa; c) Escolha dos tópicos e elementos ultilizados e o ensino sobre os quatros componentes da variação linguística e d) Elaboração do material “Caminhos da palavra: Uma jornada pela variação linguística”. No presente estudo, foi elaborado e descrito o processo de construção da cartilha educativa, para ser introduzido estrategicamente na rotina desse público. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03T14:16:46Z 2024-07-03T14:16:46Z 2024-04-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Giovanny Bezerra da. Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856 |
identifier_str_mv |
SILVA, Giovanny Bezerra da. Cartilha educativa para o ensino de variação linguística nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747474267504640 |