Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Angélica Nara Faustino de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660
Resumo: A pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia.
id UFER_fb3d68a4dc2b9fa5121a68542da5ed24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9660
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicaçãoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEnsino-aprendizagemEJAPandemiaA pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia.47 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Luiz Gomes daSilva Filho, Luiz Gomes daSantos Freire, Sara Cristina dosCastro, Kesia Kelly Vieira deMelo, Angélica Nara Faustino de2023-11-20T13:19:35Z2023-11-20T13:19:35Z2023-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMELO, Angélica Nara Faustino de. Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Melo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T22:57:22Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9660Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T22:57:22Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
title Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
spellingShingle Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
Melo, Angélica Nara Faustino de
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Ensino-aprendizagem
EJA
Pandemia
title_short Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_full Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_fullStr Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_full_unstemmed Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
title_sort Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
author Melo, Angélica Nara Faustino de
author_facet Melo, Angélica Nara Faustino de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Luiz Gomes da
Silva Filho, Luiz Gomes da
Santos Freire, Sara Cristina dos
Castro, Kesia Kelly Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Angélica Nara Faustino de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Ensino-aprendizagem
EJA
Pandemia
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Ensino-aprendizagem
EJA
Pandemia
description A pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20T13:19:35Z
2023-11-20T13:19:35Z
2023-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Angélica Nara Faustino de. Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Melo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2023)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660
identifier_str_mv MELO, Angélica Nara Faustino de. Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Melo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2023)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747460294180864