Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia. |
id |
UFER_fb3d68a4dc2b9fa5121a68542da5ed24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9660 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicaçãoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEnsino-aprendizagemEJAPandemiaA pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia.47 f.BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Luiz Gomes daSilva Filho, Luiz Gomes daSantos Freire, Sara Cristina dosCastro, Kesia Kelly Vieira deMelo, Angélica Nara Faustino de2023-11-20T13:19:35Z2023-11-20T13:19:35Z2023-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMELO, Angélica Nara Faustino de. Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Melo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T22:57:22Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9660Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T22:57:22Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
title |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
spellingShingle |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação Melo, Angélica Nara Faustino de CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Ensino-aprendizagem EJA Pandemia |
title_short |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
title_full |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
title_fullStr |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
title_full_unstemmed |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
title_sort |
Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação |
author |
Melo, Angélica Nara Faustino de |
author_facet |
Melo, Angélica Nara Faustino de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Luiz Gomes da Silva Filho, Luiz Gomes da Santos Freire, Sara Cristina dos Castro, Kesia Kelly Vieira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Angélica Nara Faustino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Ensino-aprendizagem EJA Pandemia |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Ensino-aprendizagem EJA Pandemia |
description |
A pandemia de Covid-19 provocada pelo vírus chamado SARS-CoV-2 impactou completamente o contexto econômico, social, político e cultural do país, bem como deixou várias indagações a respeito do contexto escolar, com isso, este trabalho foi construído a partir da experiência com o púbico de jovens e adultos, e consiste em uma abordagem significativa sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA no contexto da pandemia sob a perspectiva dos desafios ao processo de ensino de Upanema/RN. A partir disso, o principal objetivo do trabalho foi investigar e analisar os desafios enfrentados na Educação de Jovens e Adultos em Upanema/RN durante o período da pandemia, com foco nas dificuldades relacionadas à utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), a fim de compreender os impactos desses obstáculos no processo de ensino. Foi realizado um embasamento teórico a partir de nomes como: Paulo Freire, Osmar Fávero, Moran entre outros autores vinculados a perspectiva crítica da educação. Em sua metodologia, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os docentes que atuam em turmas da EJA. Para a coleta de dados, foi feito um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico, com isso, tivemos a possibilidade de compreender as implicações da pandemia no processo de ensino jovens e adultos. A partir das respostas dos docentes, foram analisadas as principais dificuldades que eles encontraram para permanência no ensino na pandemia e observada a perspectiva de futuro deles sobre o ensino na EJA pós pandemia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20T13:19:35Z 2023-11-20T13:19:35Z 2023-05-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Angélica Nara Faustino de. Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Melo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2023) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660 |
identifier_str_mv |
MELO, Angélica Nara Faustino de. Desafios na educação de jovens e adultos (EJA) em Upanema/RN no contexto da pandemia: a questão das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2023. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da Ledoc, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/Rn, 2023. Citação com autor incluído no texto: Melo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (MELO, 2023) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747460294180864 |