Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919
Resumo: O vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada.
id UFER_88fb9e19c95e7c918a5cbc2f5b79fc5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9919
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALEducação do CampoTDICsEnsino remoto na pandemiaUpanema/RNO vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada.The SARS-CoV-2 virus, globally known as COVID-19, claimed millions of lives, resulting in numerous adverse effects worldwide. In Brazil, the consequences were devastating, as the closure of essential services led to unemployment, hunger, illness, school dropout, and many other issues. In education, remote learning attempted to address one of the challenges posed by the absence of in-person classes. In Rural Education, the lack of access to media resources hindered the conduct of lessons. Thus, this study focuses on "Remote teaching in the context of rural education: the use of digital information and communication technologies (DICTs) during the pandemic period in the municipality of Upanema-RN," with the overarching objective being to "Comprehend and analyze the implications of remote teaching during the pandemic period on the teaching process in a rural school located in the municipality of Upanema/RN." The specific objectives encompass: a) Identifying the main challenges faced by teachers during remote teaching; b) Understanding the key actions taken to ensure education during the pandemic period in the Initial Years of Elementary Education; and c) Investigating how/if teachers utilized DICTs in teaching during the pandemic. The theoretical framework draws from the works of scholars such as Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020), Silva Filho (2021), Trivinõs (1987), and other authors. The methodology employs qualitative research with the teachers of the Vicente de Paula Rocha Municipal School. A semi-structured questionnaire was used for data collection, followed by the analysis of the data based on the theoretical framework, enabling an understanding and analysis of the implications of remote teaching during the pandemic period in the observed school.48 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva Filho, Luiz Gomes daSilva Filho, Luiz Gomes daEstevão, Ady Canário de SouzaSilva, Ana Paula Felipe Ferreira daAraújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena2023-12-14T14:52:04Z2023-12-14T14:52:04Z2023-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfARAÚJO, Flávia Leticia Bezerra de Sena. Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Araújo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (ARAÚJO, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T23:33:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9919Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T23:33:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
title Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
spellingShingle Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
TDICs
Ensino remoto na pandemia
Upanema/RN
title_short Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
title_full Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
title_fullStr Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
title_full_unstemmed Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
title_sort Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN
author Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena
author_facet Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Luiz Gomes da
Silva Filho, Luiz Gomes da
Estevão, Ady Canário de Souza
Silva, Ana Paula Felipe Ferreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Flávia Leticia Bezerra de Sena
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
TDICs
Ensino remoto na pandemia
Upanema/RN
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Educação do Campo
TDICs
Ensino remoto na pandemia
Upanema/RN
description O vírus SARS-CoV-2 conhecido mundialmente como COVID-19 matou milhões de pessoas resultando em muitos efeitos negativas para o mundo. No Brasil, as consequências foram devastadoras, pois com o fechamento de serviços essenciais desencadeou desemprego, fome, doenças, evasão escolar e muitos outros problemas. Na educação, o ensino remoto tentou solucionar um dos problemas pela falta de aulas presenciais. Na Educação do Campo, a falta de acesso aos recursos de mídia dificultou a realização das aulas. Por esse modo, este trabalho tem como tema “Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no período da pandemia no município de Upanema-RN” contendo como objetivo geral do estudo “Compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da Pandemia no processo de ensino em uma escola do campo localizado no município de Upanema/RN”. Os objetivos específicos comtemplam: a) Identificar os principais desafios encontrados pelos professores durante o ensino remoto; b) Compreender as principais ações que foram mobilizadas para garantia do ensino durante o período da pandemia no Ensino Fundamental Anos Iniciais e c) Pesquisar como/se os professores utilizaram as TDICs no ensino durante a pandemia. O embasamento teórico a partir de: Paulo Freire (2016), Moran (1995, 2000, 2004), Gil (2002), Minayo (2007), Lévy (1999), Kenski (2007, 2010, 2020) Silva Filho (2021), Trivinõs (1987) e outros autores. A metodologia utiliza a pesquisa qualitativa com os professores da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado e, após isso, foram analisados os dados baseados no referencial teórico podendo compreender e analisar as implicações do ensino remoto no período da pandemia no processo de ensino na escola observada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14T14:52:04Z
2023-12-14T14:52:04Z
2023-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Flávia Leticia Bezerra de Sena. Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Araújo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (ARAÚJO, 2023)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919
identifier_str_mv ARAÚJO, Flávia Leticia Bezerra de Sena. Ensino remoto no contexto da educação do campo: o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS) no período da pandemia no município de Upanema-RN. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Araújo (2023) Citação com autor não incluído no texto: (ARAÚJO, 2023)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747455147769856