Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773 |
Resumo: | A presente pesquisa compõe sua problemática em torno da concepção de letramento literário, inserido no contexto do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (2021), documento orientador que contempla as diretrizes ao ensino médio no RN. Tendo como norte a discussão em torno das concepções e possibilidades do ensino de literatura no Ensino médio potiguar, o estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar e quais as possibilidades de formação do letramento literário nas salas destas etapas de ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar, apontado possibilidades de formação do letramento literário em sala de aula. É uma análise que tem como aporte teórico, autores como Cosson (2014), Soares (2003), Silva (2022), Egleton (2006). Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca entender e interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto e delineia-se, dados os objetivos, numa perspectiva descritiva e interpretativa. O trabalho foi desenvolvido tendo como corpus o documento do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Também fizemos a utilização da (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular, através dos quais que conseguimos realizar a análise desse trabalho e ao resultado, buscando compreender como o letramento literário é abordado no ensino. Notou-se que o letramento literário dentro do documento não é visto como um ensino específico, mas como uma contribuição que busca contemplar habilidades amplas, de forma positiva para o ensino aprendizagem. |
id |
UFER_89e577574e3bacbbec3f4f239bf3a156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10773 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsinoLetramento literárioAprendizagemEnsino Médio PotiguarA presente pesquisa compõe sua problemática em torno da concepção de letramento literário, inserido no contexto do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (2021), documento orientador que contempla as diretrizes ao ensino médio no RN. Tendo como norte a discussão em torno das concepções e possibilidades do ensino de literatura no Ensino médio potiguar, o estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar e quais as possibilidades de formação do letramento literário nas salas destas etapas de ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar, apontado possibilidades de formação do letramento literário em sala de aula. É uma análise que tem como aporte teórico, autores como Cosson (2014), Soares (2003), Silva (2022), Egleton (2006). Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca entender e interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto e delineia-se, dados os objetivos, numa perspectiva descritiva e interpretativa. O trabalho foi desenvolvido tendo como corpus o documento do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Também fizemos a utilização da (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular, através dos quais que conseguimos realizar a análise desse trabalho e ao resultado, buscando compreender como o letramento literário é abordado no ensino. Notou-se que o letramento literário dentro do documento não é visto como um ensino específico, mas como uma contribuição que busca contemplar habilidades amplas, de forma positiva para o ensino aprendizagem.22 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMuniz, Liebert de AbreuMuniz, Liebert de AbreuSilva, Nara Karolina de OliveiraSales, Francisco Gesival Gurgel deGomes, Maria Eduarda Câmara2024-04-29T16:48:48Z2024-04-29T16:48:48Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Maria Eduarda Câmara. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-30T03:00:14Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10773Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-30T03:00:14Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
title |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
spellingShingle |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. Gomes, Maria Eduarda Câmara LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino Letramento literário Aprendizagem Ensino Médio Potiguar |
title_short |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
title_full |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
title_fullStr |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
title_sort |
Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio. |
author |
Gomes, Maria Eduarda Câmara |
author_facet |
Gomes, Maria Eduarda Câmara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muniz, Liebert de Abreu Muniz, Liebert de Abreu Silva, Nara Karolina de Oliveira Sales, Francisco Gesival Gurgel de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Eduarda Câmara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino Letramento literário Aprendizagem Ensino Médio Potiguar |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Ensino Letramento literário Aprendizagem Ensino Médio Potiguar |
description |
A presente pesquisa compõe sua problemática em torno da concepção de letramento literário, inserido no contexto do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (2021), documento orientador que contempla as diretrizes ao ensino médio no RN. Tendo como norte a discussão em torno das concepções e possibilidades do ensino de literatura no Ensino médio potiguar, o estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar e quais as possibilidades de formação do letramento literário nas salas destas etapas de ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar, apontado possibilidades de formação do letramento literário em sala de aula. É uma análise que tem como aporte teórico, autores como Cosson (2014), Soares (2003), Silva (2022), Egleton (2006). Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca entender e interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto e delineia-se, dados os objetivos, numa perspectiva descritiva e interpretativa. O trabalho foi desenvolvido tendo como corpus o documento do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Também fizemos a utilização da (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular, através dos quais que conseguimos realizar a análise desse trabalho e ao resultado, buscando compreender como o letramento literário é abordado no ensino. Notou-se que o letramento literário dentro do documento não é visto como um ensino específico, mas como uma contribuição que busca contemplar habilidades amplas, de forma positiva para o ensino aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 2024-04-29T16:48:48Z 2024-04-29T16:48:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Maria Eduarda Câmara. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773 |
identifier_str_mv |
GOMES, Maria Eduarda Câmara. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747441708171264 |