Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Eduarda Câmara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773
Resumo: A presente pesquisa compõe sua problemática em torno da concepção de letramento literário, inserido no contexto do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (2021), documento orientador que contempla as diretrizes ao ensino médio no RN. Tendo como norte a discussão em torno das concepções e possibilidades do ensino de literatura no Ensino médio potiguar, o estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar e quais as possibilidades de formação do letramento literário nas salas destas etapas de ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar, apontado possibilidades de formação do letramento literário em sala de aula. É uma análise que tem como aporte teórico, autores como Cosson (2014), Soares (2003), Silva (2022), Egleton (2006). Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca entender e interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto e delineia-se, dados os objetivos, numa perspectiva descritiva e interpretativa. O trabalho foi desenvolvido tendo como corpus o documento do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Também fizemos a utilização da (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular, através dos quais que conseguimos realizar a análise desse trabalho e ao resultado, buscando compreender como o letramento literário é abordado no ensino. Notou-se que o letramento literário dentro do documento não é visto como um ensino específico, mas como uma contribuição que busca contemplar habilidades amplas, de forma positiva para o ensino aprendizagem.
id UFER_89e577574e3bacbbec3f4f239bf3a156
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10773
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEnsinoLetramento literárioAprendizagemEnsino Médio PotiguarA presente pesquisa compõe sua problemática em torno da concepção de letramento literário, inserido no contexto do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (2021), documento orientador que contempla as diretrizes ao ensino médio no RN. Tendo como norte a discussão em torno das concepções e possibilidades do ensino de literatura no Ensino médio potiguar, o estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar e quais as possibilidades de formação do letramento literário nas salas destas etapas de ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar, apontado possibilidades de formação do letramento literário em sala de aula. É uma análise que tem como aporte teórico, autores como Cosson (2014), Soares (2003), Silva (2022), Egleton (2006). Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca entender e interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto e delineia-se, dados os objetivos, numa perspectiva descritiva e interpretativa. O trabalho foi desenvolvido tendo como corpus o documento do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Também fizemos a utilização da (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular, através dos quais que conseguimos realizar a análise desse trabalho e ao resultado, buscando compreender como o letramento literário é abordado no ensino. Notou-se que o letramento literário dentro do documento não é visto como um ensino específico, mas como uma contribuição que busca contemplar habilidades amplas, de forma positiva para o ensino aprendizagem.22 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoMuniz, Liebert de AbreuMuniz, Liebert de AbreuSilva, Nara Karolina de OliveiraSales, Francisco Gesival Gurgel deGomes, Maria Eduarda Câmara2024-04-29T16:48:48Z2024-04-29T16:48:48Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfGOMES, Maria Eduarda Câmara. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-04-30T03:00:14Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10773Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-04-30T03:00:14Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
title Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
spellingShingle Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
Gomes, Maria Eduarda Câmara
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino
Letramento literário
Aprendizagem
Ensino Médio Potiguar
title_short Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
title_full Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
title_fullStr Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
title_full_unstemmed Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
title_sort Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no Ensino médio.
author Gomes, Maria Eduarda Câmara
author_facet Gomes, Maria Eduarda Câmara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Liebert de Abreu
Muniz, Liebert de Abreu
Silva, Nara Karolina de Oliveira
Sales, Francisco Gesival Gurgel de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Eduarda Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino
Letramento literário
Aprendizagem
Ensino Médio Potiguar
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Ensino
Letramento literário
Aprendizagem
Ensino Médio Potiguar
description A presente pesquisa compõe sua problemática em torno da concepção de letramento literário, inserido no contexto do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (2021), documento orientador que contempla as diretrizes ao ensino médio no RN. Tendo como norte a discussão em torno das concepções e possibilidades do ensino de literatura no Ensino médio potiguar, o estudo busca responder a seguinte pergunta: qual a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar e quais as possibilidades de formação do letramento literário nas salas destas etapas de ensino. O objetivo geral dessa pesquisa é verificar a abordagem do gênero literário no Referencial Curricular do Ensino médio potiguar, apontado possibilidades de formação do letramento literário em sala de aula. É uma análise que tem como aporte teórico, autores como Cosson (2014), Soares (2003), Silva (2022), Egleton (2006). Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca entender e interpretar fenômenos sociais inseridos em um contexto e delineia-se, dados os objetivos, numa perspectiva descritiva e interpretativa. O trabalho foi desenvolvido tendo como corpus o documento do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Também fizemos a utilização da (BNCC) A Base Nacional Comum Curricular, através dos quais que conseguimos realizar a análise desse trabalho e ao resultado, buscando compreender como o letramento literário é abordado no ensino. Notou-se que o letramento literário dentro do documento não é visto como um ensino específico, mas como uma contribuição que busca contemplar habilidades amplas, de forma positiva para o ensino aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
2024-04-29T16:48:48Z
2024-04-29T16:48:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Maria Eduarda Câmara. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773
identifier_str_mv GOMES, Maria Eduarda Câmara. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e letramento literário: concepções e possibilidades do gênero literário no ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441708171264