A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7333
Resumo: This work aims at analyzing the practices regarding the teaching of oral skills in the Ensino Médio’s Portuguese classes of the Brazilian Northeast Semiarid Region, taking these teachers's initial formation as a point of departure. Our theoretical ground is Volóchinov’s idea of language as well as Textual Linguistics, Conversation Analysis and Moltimodality as proposed by authors such as Marcuschi e Dionisio (2007), Magalhães (2008); (2018), Dolz e Schineuwly (2004), Forte-Ferreira (2014), Goodwin (2007), Mondada (2018). Methodology-wise, our research is qualitative (MINAYO, 2001) and exploratory (LAKATOS; MARCONI, 2003). To accomplish our goals, we applied an online survey to a group of 12 teachers and based our conclusions in their answers focusing primordially on their level of education and their classroom practices for the teaching of oral skills. It is important to reinforce that this work was approved by the Ethic Committee in Scientific Research, protocol 4.253.872. Our conclusion leads us to consider that an effective work with orality may not be well integrated into teachers' initial education which directs those professionals to reproduce misconceptions about the topic that, most of the times, come from their intuition and beliefs
id UFER_8efd95d030c6f9f7a25dda893c4de708
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7333
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentesEnsino da oralidadeGêneros oraisPráticas docentesFormação inicialOrality teachingOral GenresTeacher’s practicesInitial educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis work aims at analyzing the practices regarding the teaching of oral skills in the Ensino Médio’s Portuguese classes of the Brazilian Northeast Semiarid Region, taking these teachers's initial formation as a point of departure. Our theoretical ground is Volóchinov’s idea of language as well as Textual Linguistics, Conversation Analysis and Moltimodality as proposed by authors such as Marcuschi e Dionisio (2007), Magalhães (2008); (2018), Dolz e Schineuwly (2004), Forte-Ferreira (2014), Goodwin (2007), Mondada (2018). Methodology-wise, our research is qualitative (MINAYO, 2001) and exploratory (LAKATOS; MARCONI, 2003). To accomplish our goals, we applied an online survey to a group of 12 teachers and based our conclusions in their answers focusing primordially on their level of education and their classroom practices for the teaching of oral skills. It is important to reinforce that this work was approved by the Ethic Committee in Scientific Research, protocol 4.253.872. Our conclusion leads us to consider that an effective work with orality may not be well integrated into teachers' initial education which directs those professionals to reproduce misconceptions about the topic that, most of the times, come from their intuition and beliefsO presente trabalho tem como objetivo principal analisar o ensino da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio no semiárido nordestino, considerando o conhecimento que os docentes receberam em sua formação inicial e as práticas de ensino desenvolvidas no exercício de sua profissão. Por isso, temos o ensino da oralidade como objeto de pesquisa. No que diz respeito à nossa base teórica, nos fundamentamos na concepção de língua segundo Volóchinov (2012), junto a isso traçamos nossas discussões sobre a oralidade, os gêneros orais e questões pertinentes ao ensino da modalidade oral da língua a partir da Linguística de texto, na Análise da Conversa e da Multimodalidade, com autores como Marcuschi e Dionisio (2007), Magalhães (2008); (2018), Dolz e Schneuwly (2004), Forte-Ferreira (2014), Goodwin (2007), Mondada (2018). Nossa pesquisa é de natureza qualitativa (MINAYO, 2001) e se configura como um estudo de campo de cunho exploratório (LAKATOS; MARCONI, 2003). Para alcançar o nosso objetivo, realizamos a aplicação de um questionário online com um grupo de 12 (doze) professores e realizamos a análise das respostas obtidas, com base na análise de conteúdo (BARDIN, 1977), levando em conta aspectos de sua formação inicial e quais as práticas que eles desenvolvem para o ensino da oralidade em sala de aula. Reforçamos ainda que, no que se refere aos aspectos éticos da pesquisa, submetemos nosso projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa e tivemos a aprovação pelo parecer nº 4.253.872. Após o nosso processo analítico, percebemos que ainda há uma ausência de um trabalho efetivo com a oralidade na formação inicial dos docentes e isso acarreta uma falta de compreensão da oralidade como objeto de ensino por parte dos professores, de modo que a oralidade é compreendida e abordada em sala a partir de um lugar intuitivo e não de um amparo teórico e metodológico no tocante à oralidade enquanto objeto de ensinoTrabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Agrárias - CCAUFERSAPrograma de Pós-Graduação em EnsinoLima Neto, Vicente dehttp://lattes.cnpq.br/7236640942719268Ferreira, Elaine Cristina Fortehttp://lattes.cnpq.br/2420106463684154Araújo, Júlio César Rosa dehttp://lattes.cnpq.br/3016042855685546Dieb, Messias Holandahttp://lattes.cnpq.br/4729675669995125Lima, Samuel de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/3773118523077604Santos, Rosângela Ívina Araújo dos2022-06-20T14:43:44Z2021-11-242022-06-20T14:43:44Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos (2021) (SANTOS, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7333porSANTOS, Rosângela Ívina Araújo dos. A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T21:29:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7333Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T21:29:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
title A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
spellingShingle A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
Ensino da oralidade
Gêneros orais
Práticas docentes
Formação inicial
Orality teaching
Oral Genres
Teacher’s practices
Initial education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
title_full A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
title_fullStr A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
title_full_unstemmed A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
title_sort A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes
author Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
author_facet Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Neto, Vicente de
http://lattes.cnpq.br/7236640942719268
Ferreira, Elaine Cristina Forte
http://lattes.cnpq.br/2420106463684154
Araújo, Júlio César Rosa de
http://lattes.cnpq.br/3016042855685546
Dieb, Messias Holanda
http://lattes.cnpq.br/4729675669995125
Lima, Samuel de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/3773118523077604
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosângela Ívina Araújo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da oralidade
Gêneros orais
Práticas docentes
Formação inicial
Orality teaching
Oral Genres
Teacher’s practices
Initial education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino da oralidade
Gêneros orais
Práticas docentes
Formação inicial
Orality teaching
Oral Genres
Teacher’s practices
Initial education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This work aims at analyzing the practices regarding the teaching of oral skills in the Ensino Médio’s Portuguese classes of the Brazilian Northeast Semiarid Region, taking these teachers's initial formation as a point of departure. Our theoretical ground is Volóchinov’s idea of language as well as Textual Linguistics, Conversation Analysis and Moltimodality as proposed by authors such as Marcuschi e Dionisio (2007), Magalhães (2008); (2018), Dolz e Schineuwly (2004), Forte-Ferreira (2014), Goodwin (2007), Mondada (2018). Methodology-wise, our research is qualitative (MINAYO, 2001) and exploratory (LAKATOS; MARCONI, 2003). To accomplish our goals, we applied an online survey to a group of 12 teachers and based our conclusions in their answers focusing primordially on their level of education and their classroom practices for the teaching of oral skills. It is important to reinforce that this work was approved by the Ethic Committee in Scientific Research, protocol 4.253.872. Our conclusion leads us to consider that an effective work with orality may not be well integrated into teachers' initial education which directs those professionals to reproduce misconceptions about the topic that, most of the times, come from their intuition and beliefs
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
2021-08-30
2022-06-20T14:43:44Z
2022-06-20T14:43:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos (2021) (SANTOS, 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7333
identifier_str_mv Santos (2021) (SANTOS, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SANTOS, Rosângela Ívina Araújo dos. A oralidade nas aulas de língua portuguesa do ensino médio no semiárido nordestino: uma análise sobre as práticas docentes. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Ensino
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
Programa de Pós-Graduação em Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747479676059648