Práticas de oralidade acadêmicas e profissionais na formação e no trabalho do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Joaquim Junior da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16329
Resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar por quais gêneros orais os licenciandos em Letras e docentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Médio interagem em práticas de letramento acadêmicas e profissionais. Nesta perspectiva, os estudos de formação docente têm mostrado que uma boa formação precisa dar subsídios para um agir profissional que permita ao estudante vivenciar diferentes práticas de linguagem na graduação (Fisher, 2015; Costa; Paz, 2017; Bezerra, 2020, dentre outros), além de proporcionar ao futuro professor uma formação que não o reduza a um reprodutor de teorias (Gatti, 2015; Gatti et al. 2019; Saviani, 2009; Nóvoa, 2017, dentre outros). No que diz respeito à oralidade, o que se observa, ainda hoje, é que se trata de um eixo que carece de um maior aprofundamento na formação inicial docente em Letras (Luna, 2016, 2017). Esses futuros professores de Língua Portuguesa lidarão com diferentes gêneros do métier docente (Brasileiro; Pimenta, 2021, 2022a, 2022b, 2022c, 2023), bem como esses estudantes, ainda na graduação, lidam com diferentes práticas de linguagem próprias do ambiente acadêmico (Lea; Street, 2014). Sendo assim, nossa escolha teórica relaciona estudos de letramento, oralidade e formação docente, entendendo o interacionismo sociodiscursivo como a nossa base (Bronckart, 2006, 2008; Machado; Cristóvão, 2006, dentre outros), cujo conceito de gênero é central para o levantamento e a problematização acerca dos gêneros do métier docente. Como objetivos específicos, buscamos: a) analisar os gêneros orais presentes nas práticas de letramentoacadêmico dos alunos de letras; b) analisar os gêneros orais presentes nas práticas de letramento profissional dos alunos de letras; c) identificar os gêneros orais presentes nas práticas de letramento profissional dos docentes de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental II e Médio. Como metodologia, elaboramos entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Língua Portuguesa de diferentes instituições, assim como com quatro estudantes do curso de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Nossos dados foram coletados por meio de gravações em vídeo via google meet e posteriormente transcritas;como procedimento para as análises lançamos mão dos segmentos de orientação temática e segmentos de tratamento temático (Bronckart, 2008) para um levantamento inicial de temas e posterior categorização. Buscamos, então, interpretar como as práticas de oralidade se fazem presentes no meio acadêmico para estudantes de Letras e no meio profissional para professores de Língua Portuguesa; assim, pudemos verificar quais são as relações entre os gêneros vivenciados na formação e os requeridos no contexto de trabalho. Os resultados nos levam a compreender que há poucas vivências dos graduandos com gêneros orais na licenciatura, seja de instância acadêmica (seminário e apresentação de pôster), seja da instância profissional (reuniões e atendimentos a pais). Em contraposição, os docentes relataram necessitar de formação para realizar seu trabalho por meio dos gêneros orais, como intensa mediação de conflitos e uma série diversificada de reuniões, além das aulas. Com isso, consideramos que a formação docente carece de práticas orais profissionais e acadêmicas, de modo que o estudante se sinta capaz na graduação de interagir por gêneros orais. Além disso, é necessário incluir reflexão explícita sobre oralidade na formação, pois os docentes compreendem a necessidade do domínio do discurso oral na vida profissional.
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Nesta perspectiva, os estudos de formação docente têm mostrado que uma boa formação precisa dar subsídios para um agir profissional que permita ao estudante vivenciar diferentes práticas de linguagem na graduação (Fisher, 2015; Costa; Paz, 2017; Bezerra, 2020, dentre outros), além de proporcionar ao futuro professor uma formação que não o reduza a um reprodutor de teorias (Gatti, 2015; Gatti et al. 2019; Saviani, 2009; Nóvoa, 2017, dentre outros). No que diz respeito à oralidade, o que se observa, ainda hoje, é que se trata de um eixo que carece de um maior aprofundamento na formação inicial docente em Letras (Luna, 2016, 2017). Esses futuros professores de Língua Portuguesa lidarão com diferentes gêneros do métier docente (Brasileiro; Pimenta, 2021, 2022a, 2022b, 2022c, 2023), bem como esses estudantes, ainda na graduação, lidam com diferentes práticas de linguagem próprias do ambiente acadêmico (Lea; Street, 2014). 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Nossos dados foram coletados por meio de gravações em vídeo via google meet e posteriormente transcritas;como procedimento para as análises lançamos mão dos segmentos de orientação temática e segmentos de tratamento temático (Bronckart, 2008) para um levantamento inicial de temas e posterior categorização. Buscamos, então, interpretar como as práticas de oralidade se fazem presentes no meio acadêmico para estudantes de Letras e no meio profissional para professores de Língua Portuguesa; assim, pudemos verificar quais são as relações entre os gêneros vivenciados na formação e os requeridos no contexto de trabalho. Os resultados nos levam a compreender que há poucas vivências dos graduandos com gêneros orais na licenciatura, seja de instância acadêmica (seminário e apresentação de pôster), seja da instância profissional (reuniões e atendimentos a pais). Em contraposição, os docentes relataram necessitar de formação para realizar seu trabalho por meio dos gêneros orais, como intensa mediação de conflitos e uma série diversificada de reuniões, além das aulas. Com isso, consideramos que a formação docente carece de práticas orais profissionais e acadêmicas, de modo que o estudante se sinta capaz na graduação de interagir por gêneros orais. Além disso, é necessário incluir reflexão explícita sobre oralidade na formação, pois os docentes compreendem a necessidade do domínio do discurso oral na vida profissional.This master's research aims to analyze the oral genres used by undergraduate language students and Portuguese language teachers from primary and secondary schools to interact in academic and professional literacy practices. From this perspective, studies on teacher training have shown that good training needs to provide support for professional action that allows students to experience different language practices during their undergraduate studies (Fisher, 2015; Costa; Paz, 2017; Bezerra, 2020, among others), as well as providing future teachers with training that does not reduce them to reproducing theories (Gatti, 2015; Gatti et al. 2019; Saviani, 2009; Nóvoa, 2017, among others). As far as orality is concerned, what can still be seen today is that it is an area that lacks greater depth in initial teacher training in Languages (Luna, 2016, 2017). These future Portuguese language teachers will deal with different genres of teaching metier (Brasileiro; Pimenta, 2021, 2022a, 2022b, 2022c, 2023), just as these students while still undergraduates deal with different language practices typical of the academic environment (Lea; Street, 2014). Therefore, our theoretical choice relates studies of literacy, orality, and teacher training, understanding socio-discursive interactionism as our basis (Bronckart, 2006; 2008; Machado; Cristóvão, 2006, among others), which concept of genre is essential for surveying and problematizing the genres of the teaching metier. As for specific objectives, we sought to: a) analyze the oral genres present in the academic literacy practices of literature students; b) analyze the oral genres present in the professional literacy practices of literature students; c) identify the oral genres present in the professional literacy practices of Portuguese language teachers in primary and secondary schools. As a methodology, we carried out semi-structured interviews with four Portuguese language teachers from different institutions, as well as with four students on the Literature course at the Federal University of Juiz de Fora/MG. Our data was collected through video recordings via Google Meet and later transcribed; as a procedure for analysis, we usedthematic orientation segments and thematic treatment segments (Bronckart, 2008) for an initial gathering of themes and subsequent categorization. We then sought to interpret how orality practices are present in the academic environment for language students and in the professional environment for Portuguese language teachers; in this way, we were able toverify the relationships between the genres experienced in training and those required in the work context. The results lead us to understand that undergraduates have little experience with oral genres during their degree course, either in an academic context (seminars and poster presentations) or in a professional context (meetings and parent consultations). In contrast, the teachers reported requiring training to carry out their work using oral genres,such as intense conflict mediation and a diverse series of meetings, in addition to classes. As aresult, we consider that teacher training lacks professional and academic oral practices so that students feel capable of interacting in oral genres during their undergraduate studies. In addition, it is necessary to include explicit reflection on orality in training, since teachers understand the need to master oral discourse in professional life.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOralidade acadêmicaOralidade profissionalFormação docenteFormação inicialAcademic oralityProfessional oralityTeacher trainingInitial trainingPráticas de oralidade acadêmicas e profissionais na formação e no trabalho do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALjoaquimjuniordasilvacastro.pdfjoaquimjuniordasilvacastro.pdfapplication/pdf2801816https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16329/1/joaquimjuniordasilvacastro.pdfff9fc55c653215df78689dfd295cb6c8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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